Deixar o motor do seu carro ligado pode ajudar a diminuir poluição

Desligar o motor quando está parado no carro pode não ser a opção mais amiga do ambiente. Um estudo mostra que deixar o motor do carro ligado pode ser mais ecológico.

Desligar o motor do carro enquanto espera por alguma coisa — seja quando vai buscar os filhos à escola ou quando está preso no trânsito — parece ser uma ideia sensata. Quando um motor é desligado, não emite nada. No entanto, a história pode-se revelar mais complexa que isto.

Os veículos a gasolina fabricados após 1993 possuem catalisadores (geralmente conhecidos como conversores catalíticos) instalados nos tubos de escape. Estes são dispositivos que convertem emissões de gases nocivos, como combustível não queimado, óxidos de nitrogénio e monóxido de carbono em gases inofensivos.



Desde 2017, a maioria dos carros a diesel foram equipados com a última versão destes catalisadores, para neutralizar o nível particularmente alto de poluentes atmosféricos que os carros mais antigos emitiam.

No entanto, esses catalisadores exigem que o calor do motor funcione. Cada minuto que um motor é desligado afasta a temperatura operacional da ideal e eles não funcionam quando estão frios.

Usando um Ford Fusion de 2011 a gasolina como exemplo, o Departamento de Energia dos EUA mostrou que voltar a ligar o carro com o motor quente emite 4,5 vezes mais gases de hidrocarbonetos, 19 vezes mais óxidos de nitrogénio e 390 vezes mais monóxido de carbono do que 30 segundos de marcha lenta.

Voltar a ligar um carro quando o motor está frio é ainda pior, emitindo mil vezes mais monóxido de carbono e 760 vezes mais óxidos de nitrogénio, explica o The Conversation.

Felix Leach / US Department of Energy,

Desligar o motor pode reduzir emissões de CO2, mas produz um maior nível de gases poluentes.

De acordo com estes números, podemos deixar o motor ligado durante dez minutos até emitir tanto óxido de nitrogénio como quando desligamos e voltamos a ligar o motor do carro. Olhando para o monóxido de carbono, o número sobe quase para as oito horas.

Além disso, algumas destas partículas são prejudiciais e cancerígenas, que podem causar problemas respiratórios graves e que são emitidas em grandes quantidades ao ligar o motor.

Ar vs. atmosfera

É verdade que deixar o carro ligado aumentará as emissões de CO2 do planeta — mas não tanto quando provavelmente imagina. Seis minutos de marcha lenta produzem a mesma quantidade de CO2 que conduzir um quilómetro. Este parece ser um pequeno preço a pagar para preservar a saúde de crianças e adultos.

Obviamente é importante notar que estes dados são baseados em apenas um carro, já que apenas existe um estudo sobre o assunto. No entanto, não há razões para supor que outros carros a gasolina se comportariam de maneira diferente.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vão ter que existir 2 chaves. Uma para ignição e outra para portas. Penso que vi um Mercedes a fazer isso, mas não fui lá confirmar que estava trancado. Estava a trabalhar sem ninguém perto e não era dos baratos.

  2. Então, à luz das informações contidas neste artigo, pode-se deduzir que a tecnologia do desliga-liga, ou stop and go, com que vêm equipados os carros modernos e faz com os carros se desliguem dezenas de vezes num pequeno percurso urbano é, afinal de contas, uma poluição multiplicada por dezenas de milhares de vezes se seguirmos os números avançados neste artigo??
    Por favor, esclareçam.
    J.E.

  3. Eu acho absurdo isso do “desliga-liga”… é como desligar os carros quando se está a abastecer… então quando é que acontecem mais probabilidades de existir a ignição? Naturalmente quando se coloca o motor a trabalhar…

RESPONDER

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …