Deixar o motor do seu carro ligado pode ajudar a diminuir poluição

Desligar o motor quando está parado no carro pode não ser a opção mais amiga do ambiente. Um estudo mostra que deixar o motor do carro ligado pode ser mais ecológico.

Desligar o motor do carro enquanto espera por alguma coisa — seja quando vai buscar os filhos à escola ou quando está preso no trânsito — parece ser uma ideia sensata. Quando um motor é desligado, não emite nada. No entanto, a história pode-se revelar mais complexa que isto.

Os veículos a gasolina fabricados após 1993 possuem catalisadores (geralmente conhecidos como conversores catalíticos) instalados nos tubos de escape. Estes são dispositivos que convertem emissões de gases nocivos, como combustível não queimado, óxidos de nitrogénio e monóxido de carbono em gases inofensivos.

Desde 2017, a maioria dos carros a diesel foram equipados com a última versão destes catalisadores, para neutralizar o nível particularmente alto de poluentes atmosféricos que os carros mais antigos emitiam.

No entanto, esses catalisadores exigem que o calor do motor funcione. Cada minuto que um motor é desligado afasta a temperatura operacional da ideal e eles não funcionam quando estão frios.

Usando um Ford Fusion de 2011 a gasolina como exemplo, o Departamento de Energia dos EUA mostrou que voltar a ligar o carro com o motor quente emite 4,5 vezes mais gases de hidrocarbonetos, 19 vezes mais óxidos de nitrogénio e 390 vezes mais monóxido de carbono do que 30 segundos de marcha lenta.

Voltar a ligar um carro quando o motor está frio é ainda pior, emitindo mil vezes mais monóxido de carbono e 760 vezes mais óxidos de nitrogénio, explica o The Conversation.

Felix Leach / US Department of Energy,

Desligar o motor pode reduzir emissões de CO2, mas produz um maior nível de gases poluentes.

De acordo com estes números, podemos deixar o motor ligado durante dez minutos até emitir tanto óxido de nitrogénio como quando desligamos e voltamos a ligar o motor do carro. Olhando para o monóxido de carbono, o número sobe quase para as oito horas.

Além disso, algumas destas partículas são prejudiciais e cancerígenas, que podem causar problemas respiratórios graves e que são emitidas em grandes quantidades ao ligar o motor.

Ar vs. atmosfera

É verdade que deixar o carro ligado aumentará as emissões de CO2 do planeta — mas não tanto quando provavelmente imagina. Seis minutos de marcha lenta produzem a mesma quantidade de CO2 que conduzir um quilómetro. Este parece ser um pequeno preço a pagar para preservar a saúde de crianças e adultos.

Obviamente é importante notar que estes dados são baseados em apenas um carro, já que apenas existe um estudo sobre o assunto. No entanto, não há razões para supor que outros carros a gasolina se comportariam de maneira diferente.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vão ter que existir 2 chaves. Uma para ignição e outra para portas. Penso que vi um Mercedes a fazer isso, mas não fui lá confirmar que estava trancado. Estava a trabalhar sem ninguém perto e não era dos baratos.

  2. Então, à luz das informações contidas neste artigo, pode-se deduzir que a tecnologia do desliga-liga, ou stop and go, com que vêm equipados os carros modernos e faz com os carros se desliguem dezenas de vezes num pequeno percurso urbano é, afinal de contas, uma poluição multiplicada por dezenas de milhares de vezes se seguirmos os números avançados neste artigo??
    Por favor, esclareçam.
    J.E.

  3. Eu acho absurdo isso do “desliga-liga”… é como desligar os carros quando se está a abastecer… então quando é que acontecem mais probabilidades de existir a ignição? Naturalmente quando se coloca o motor a trabalhar…

RESPONDER

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …