Deixar o motor do seu carro ligado pode ajudar a diminuir poluição

Desligar o motor quando está parado no carro pode não ser a opção mais amiga do ambiente. Um estudo mostra que deixar o motor do carro ligado pode ser mais ecológico.

Desligar o motor do carro enquanto espera por alguma coisa — seja quando vai buscar os filhos à escola ou quando está preso no trânsito — parece ser uma ideia sensata. Quando um motor é desligado, não emite nada. No entanto, a história pode-se revelar mais complexa que isto.

Os veículos a gasolina fabricados após 1993 possuem catalisadores (geralmente conhecidos como conversores catalíticos) instalados nos tubos de escape. Estes são dispositivos que convertem emissões de gases nocivos, como combustível não queimado, óxidos de nitrogénio e monóxido de carbono em gases inofensivos.

Desde 2017, a maioria dos carros a diesel foram equipados com a última versão destes catalisadores, para neutralizar o nível particularmente alto de poluentes atmosféricos que os carros mais antigos emitiam.

No entanto, esses catalisadores exigem que o calor do motor funcione. Cada minuto que um motor é desligado afasta a temperatura operacional da ideal e eles não funcionam quando estão frios.

Usando um Ford Fusion de 2011 a gasolina como exemplo, o Departamento de Energia dos EUA mostrou que voltar a ligar o carro com o motor quente emite 4,5 vezes mais gases de hidrocarbonetos, 19 vezes mais óxidos de nitrogénio e 390 vezes mais monóxido de carbono do que 30 segundos de marcha lenta.

Voltar a ligar um carro quando o motor está frio é ainda pior, emitindo mil vezes mais monóxido de carbono e 760 vezes mais óxidos de nitrogénio, explica o The Conversation.

Felix Leach / US Department of Energy,

Desligar o motor pode reduzir emissões de CO2, mas produz um maior nível de gases poluentes.

De acordo com estes números, podemos deixar o motor ligado durante dez minutos até emitir tanto óxido de nitrogénio como quando desligamos e voltamos a ligar o motor do carro. Olhando para o monóxido de carbono, o número sobe quase para as oito horas.

Além disso, algumas destas partículas são prejudiciais e cancerígenas, que podem causar problemas respiratórios graves e que são emitidas em grandes quantidades ao ligar o motor.

Ar vs. atmosfera

É verdade que deixar o carro ligado aumentará as emissões de CO2 do planeta — mas não tanto quando provavelmente imagina. Seis minutos de marcha lenta produzem a mesma quantidade de CO2 que conduzir um quilómetro. Este parece ser um pequeno preço a pagar para preservar a saúde de crianças e adultos.

Obviamente é importante notar que estes dados são baseados em apenas um carro, já que apenas existe um estudo sobre o assunto. No entanto, não há razões para supor que outros carros a gasolina se comportariam de maneira diferente.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vão ter que existir 2 chaves. Uma para ignição e outra para portas. Penso que vi um Mercedes a fazer isso, mas não fui lá confirmar que estava trancado. Estava a trabalhar sem ninguém perto e não era dos baratos.

  2. Então, à luz das informações contidas neste artigo, pode-se deduzir que a tecnologia do desliga-liga, ou stop and go, com que vêm equipados os carros modernos e faz com os carros se desliguem dezenas de vezes num pequeno percurso urbano é, afinal de contas, uma poluição multiplicada por dezenas de milhares de vezes se seguirmos os números avançados neste artigo??
    Por favor, esclareçam.
    J.E.

  3. Eu acho absurdo isso do “desliga-liga”… é como desligar os carros quando se está a abastecer… então quando é que acontecem mais probabilidades de existir a ignição? Naturalmente quando se coloca o motor a trabalhar…

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …