Desligar o motor quando está parado no carro pode não ser a opção mais amiga do ambiente. Um estudo mostra que deixar o motor do carro ligado pode ser mais ecológico.
Desligar o motor do carro enquanto espera por alguma coisa — seja quando vai buscar os filhos à escola ou quando está preso no trânsito — parece ser uma ideia sensata. Quando um motor é desligado, não emite nada. No entanto, a história pode-se revelar mais complexa que isto.
Os veículos a gasolina fabricados após 1993 possuem catalisadores (geralmente conhecidos como conversores catalíticos) instalados nos tubos de escape. Estes são dispositivos que convertem emissões de gases nocivos, como combustível não queimado, óxidos de nitrogénio e monóxido de carbono em gases inofensivos.
Desde 2017, a maioria dos carros a diesel foram equipados com a última versão destes catalisadores, para neutralizar o nível particularmente alto de poluentes atmosféricos que os carros mais antigos emitiam.
No entanto, esses catalisadores exigem que o calor do motor funcione. Cada minuto que um motor é desligado afasta a temperatura operacional da ideal e eles não funcionam quando estão frios.
Usando um Ford Fusion de 2011 a gasolina como exemplo, o Departamento de Energia dos EUA mostrou que voltar a ligar o carro com o motor quente emite 4,5 vezes mais gases de hidrocarbonetos, 19 vezes mais óxidos de nitrogénio e 390 vezes mais monóxido de carbono do que 30 segundos de marcha lenta.
Voltar a ligar um carro quando o motor está frio é ainda pior, emitindo mil vezes mais monóxido de carbono e 760 vezes mais óxidos de nitrogénio, explica o The Conversation.
De acordo com estes números, podemos deixar o motor ligado durante dez minutos até emitir tanto óxido de nitrogénio como quando desligamos e voltamos a ligar o motor do carro. Olhando para o monóxido de carbono, o número sobe quase para as oito horas.
Além disso, algumas destas partículas são prejudiciais e cancerígenas, que podem causar problemas respiratórios graves e que são emitidas em grandes quantidades ao ligar o motor.
Ar vs. atmosfera
É verdade que deixar o carro ligado aumentará as emissões de CO2 do planeta — mas não tanto quando provavelmente imagina. Seis minutos de marcha lenta produzem a mesma quantidade de CO2 que conduzir um quilómetro. Este parece ser um pequeno preço a pagar para preservar a saúde de crianças e adultos.
Obviamente é importante notar que estes dados são baseados em apenas um carro, já que apenas existe um estudo sobre o assunto. No entanto, não há razões para supor que outros carros a gasolina se comportariam de maneira diferente.
Vão ter que existir 2 chaves. Uma para ignição e outra para portas. Penso que vi um Mercedes a fazer isso, mas não fui lá confirmar que estava trancado. Estava a trabalhar sem ninguém perto e não era dos baratos.
Então, à luz das informações contidas neste artigo, pode-se deduzir que a tecnologia do desliga-liga, ou stop and go, com que vêm equipados os carros modernos e faz com os carros se desliguem dezenas de vezes num pequeno percurso urbano é, afinal de contas, uma poluição multiplicada por dezenas de milhares de vezes se seguirmos os números avançados neste artigo??
Por favor, esclareçam.
J.E.
Eu acho absurdo isso do “desliga-liga”… é como desligar os carros quando se está a abastecer… então quando é que acontecem mais probabilidades de existir a ignição? Naturalmente quando se coloca o motor a trabalhar…