Motards russos querem ir a Berlim honrar vitória na II Guerra

Yuri Kochetkov / EPA

O motard russo Alexander Zaldostanov, també,m conhecido como "O Cirurgião"

O motard russo Alexander Zaldostanov, també,m conhecido como “O Cirurgião”

Um grupo de quinze motociclistas russos do clube ‘Lobos da Noite’ saiu hoje de Moscovo rumo a Berlim para festejar o 70º aniversário da vitória do exército soviético sobre a Alemanha nazi, mas devem ser barrados na Polónia.

De acordo com uma nota enviada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia à embaixada russa em Varsóvia, os motociclistas vão ser impedidos de entrar em território polaco por “razões de segurança”, numa altura em que as relações entre os dois países são consideradas tensas e há vários analistas que afirmam que a viagem é uma provocação do presidente do motoclube, Alexander Zaldostánov, uma figura próxima do Presidente russo, Vladimir Putin.

A intenção deste grupo de motociclistas, que fazm parte dos ‘Lobos da Noite’, o primeiro motoclube russo, criado em 1989 em Moscovo, é repetir o percurso que as forças russas fizeram para derrotar a Alemanha nazi, passando pela Bielorússia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Áustria, e terminando em Berlim, onde planeiam chegar a 9 de maio.

De acordo com declarações do líder deste grupo à rádio Kommersant FM, citada pela agência espanhola Efe, o grupo pretende contornar a proibição de entrada na Polónia optando por atravessar a fronteira em vários pontos separados e de forma individual, juntando-se depois já dentro do país.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …