Motards russos querem ir a Berlim honrar vitória na II Guerra

Yuri Kochetkov / EPA

O motard russo Alexander Zaldostanov, també,m conhecido como "O Cirurgião"

O motard russo Alexander Zaldostanov, també,m conhecido como “O Cirurgião”

Um grupo de quinze motociclistas russos do clube ‘Lobos da Noite’ saiu hoje de Moscovo rumo a Berlim para festejar o 70º aniversário da vitória do exército soviético sobre a Alemanha nazi, mas devem ser barrados na Polónia.

De acordo com uma nota enviada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia à embaixada russa em Varsóvia, os motociclistas vão ser impedidos de entrar em território polaco por “razões de segurança”, numa altura em que as relações entre os dois países são consideradas tensas e há vários analistas que afirmam que a viagem é uma provocação do presidente do motoclube, Alexander Zaldostánov, uma figura próxima do Presidente russo, Vladimir Putin.

A intenção deste grupo de motociclistas, que fazm parte dos ‘Lobos da Noite’, o primeiro motoclube russo, criado em 1989 em Moscovo, é repetir o percurso que as forças russas fizeram para derrotar a Alemanha nazi, passando pela Bielorússia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Áustria, e terminando em Berlim, onde planeiam chegar a 9 de maio.

De acordo com declarações do líder deste grupo à rádio Kommersant FM, citada pela agência espanhola Efe, o grupo pretende contornar a proibição de entrada na Polónia optando por atravessar a fronteira em vários pontos separados e de forma individual, juntando-se depois já dentro do país.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …