Era moto velha e passou a robot; ajuda na agricultura e recebe prémios

Reprodução / Facebook

Ud Ribeiro

Quando um jovem, conhecedor da rotina desgastante dos agricultores, decide fazer algo para ajudar… Até pode resultar.

Nascido na cidade de Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, Ud Madeiro sempre observou, com desconforto, a desgastante rotina dos agricultores familiares para cultivar alimentos.

Filho de um artista plástico e de uma professora, o menino começou a pensar em maneiras criativas de ajudar esses trabalhadores e de potencializar a sua produção, uma vez que a crise de alimentos é uma das mais latentes atualmente em todo o mundo.

O resultado foi o Vespertílio, um robô 100% feito com peças de uma moto velha – tais como quadros elásticos, cubos para eixos e coroas para movimentação –, além de canos de PVC, madeira e garrafas PET usadas, que visa automatizar um dos processos mais importantes da agricultura familiar: a semeadura.

De baixo custo, a invenção passeia pela terra, “rasgando” o solo e, na sequência, já solta sementes para ali germinarem, enquanto outra peça do dispositivo cobre as sementes plantadas.

Além de tornar o processo mais rápido e garantir menos desgaste aos agricultores familiares, a tecnologia também torna a semeadura mais precisa – e, portanto, diminui o risco de perdas.

A invenção ainda se trata de um protótipo simples, mas que já rendeu a Ud alguns reconhecimentos. Ele foi destaque na Febrace, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharias, ganhou o 1.º lugar no prémio Respostas para o Amanhã, que reconhece iniciativas criadas por jovens de escolas públicas para resolver problemas das suas comunidades, e ainda recebeu uma bolsa de pesquisas no CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Agora Ud estuda para passar em Engenharia na Universidade de São Paulo e sonha em especializar-se em Controlo e Automação para poder aprimorar Vespertílio e criar muitos outros robôs que possam ajudar a resolver desafios locais e globais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.