“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

António Cotrim / Lusa

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS no Executivo municipal.

De acordo com o Observador, a coordenadora do Bloco, Catarina Martins, apresentou a candidata Beatriz Gomes Dias, dizendo que a conhecia “há mais tempo” naquela sala e como uma “mulher negra, ativista antirracista, que acredita numa cidade para todos e para todas”.

“Sou ainda, e sobretudo, uma mulher negra. A realidade é que o racismo e o sexismo continuam a determinar o local que coletivamente ocupamos”, disse a candidata.

“A nova Lisboa que queremos construir está assente em cinco pilares principais, que serão as prioridades do nosso programa: 1) responder à crise social; 2) garantir o direito à habitação; 3) lutar pelo clima e mudar a mobilidade; 4) combater as desigualdades e defender a igualdade plena; 5) garantir o direito à criação e fruição cultural“, apontou Beatriz Gomes Dias.

“É preciso continuar a fazer a diferença e ter transportes públicos gratuitos, a começar já com as pessoas que estão desempregadas. Avançar com transportes públicos gratuitos é uma medida forte que ataca as duas crises que estamos a viver: a crise social e a emergência climática”, apontou a candidata.

Beatriz Gomes Dias disse que “este é o caminho oposto ao da direita“, lembrando que o candidato do PSD Carlos Moedas fez parte do Governo que aumentou o preço dos transportes públicos e que preparou a privatização do Metro e da Carris.

No âmbito do trabalho em Lisboa, a candidata  destacou como medidas implementadas as refeições saudáveis nas escolas públicas, os manuais escolares gratuitos, a regulação do alojamento local e o investimento no apoio às pessoas sem-abrigo.

Manuel Grilo, vereador que substituiu Ricardo Robles, se referiu à primeira experiência no executivo de uma grande câmara municipal para assegurar: “Mostrámos que sabemos governar, que fazemos a diferença na vida das pessoas quando temos poder para mudar a política”.

Assim, o Bloco promete fazer mais se tiver “mais força” – se eleger mais vereadores.

“Se há algo que a experiência dos últimos quatro anos mostrou é que não teria sido possível o acordo que conseguimos se o Bloco não tivesse tido os votos que teve. O Bloco mostrou que tem programa e que tem capacidade para governar”, garantiu Beatriz Gomes Dias, adiantando que o partido “não fecha a porta” a novos entendimentos.

Maria Campos Maria Campos, ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. será que os candidatos anda a beber?
    dizem cada barbaridade que é que bradar aos ceus
    “… É preciso continuar a fazer a diferença e ter transportes públicos gratuitos, a começar já com as pessoas que estão desempregadas….”
    se a pessoa está desempregada, logo nao precisa de transportes para ir trabalhar. porque é que tem transportes gratuitos?
    dizem que o povo paga muitos impostos. querem tudo de graça.
    quem vai pagar às empresas por pôr as pessoas a viajarem de graça? mas vai pagar isto? os contribuintes.
    por vontade de alguns politicos, os cofres do estado estavam vazios, era tudo de graça, mas queria ver quem é que ia pagar o dinheiro que nos emprestam, etc
    deviam ter vergonha com estas promessas

    • Não te preocupes… É política! No entanto ainda há quem vá comprando a banha da cobra… É claro que os desempregados não precisam de transportes para ir trabalhar… Mas aqueles que trabalham votam no BE?? Se tivessem juízo não votavam… Então como fazer com que os desempregados votem no BE? Prometendo o paraíso! Também Adão e Eva tinham tudo de borla, não precisavam de trabalhar… até ao dia em que a mama acabou! Porquê? Porque afinal, eles não eram assim tão inocentes… Não trabalhavam, não cumpriam as leis… Mas tinha consciência que andavam nus… Hummm quem é que quereis enganar?? Ide trabalhar, malandros!!

  2. Este BE está em queda abrupta. Desde há cerca de um mês, não fazem outra coisa que oferecer-se ao PS. Daqui a uns dias até vão dizer que lhe dão contrapartidas se aceitarem o seu apoio. Este grupelho parece que já deu o que tinha a dar. Depois de UDP e BE, deve estar na altura de mudar novamente de nome.

  3. Infelizmente ligada a sos racismo do racista mamadouba… Espero que esta seja mesmo antiracista! Não é o que se tem ouvido da Joacine, mamadou e afins… E tenho a acrescentar que somos, os portugueses, na grande generalidade, integradores de culturas e povos… Agrada-me mais o facto de ser mulher envolvida na vida política, desde que esteja assegurada a imparcialidade, a honestidade e o dever público.

  4. Numa altura em que as pessoas estão a ficar fartas e enjoadas desta agenda de vitimização, escolher uma candidata destas ? … Boa sorte

RESPONDER

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …