Mosaico romano do século III d.C encontrado intacto no norte de Itália

Commune of Negrar di Valpolicella

O piso de um mosaico romano, que os especialistas acreditam ser do século III d.C, foi encontrado intacto em Verona, cidade no norte de Itália.

Depois de várias escavações fracassadas, o piso ornamentado foi encontrado junto de uma região de vinhas em Negrar di Valpolicella, na província de Verona, no norte de Itália, detalha o jornal britânico The Independent.

De acordo com os topógrafos que analisaram o local, o piso está perfeitamente conservado e as equipas ainda estão a levar a cabos trabalhos para conseguirem perceber qual a extensão do edifício antigo que contém o mosaico, que remontará ao século III d.C.

 

A vila romana da qual faz parte este edifício foi descoberta em 1922, mas as escavações no local foram abandonadas, sendo retomadas décadas depois, em meados de 2019.

Depois de incontáveis décadas de fracassos, parte do piso e dos cimentos da vila romana localizada a norte de Verona, descobertos por especialistas há um século, vieram finalmente à luz”, escreveram as autoridades locais na sua página de Facebook.

 

“Acreditamos que um local cultura deste valor mereça atenção e deva ser aprimorado. Por esse motivo, e juntamente com os responsáveis pelos fundos agrícolas, encontraremos uma forma de tornar este tesouro agradável”, afirmou, por sua vez, Roberto Grison, autarca da região de Negrar di Valpolicella.

Os locais culturais mais emblemáticos de Itália já começaram a reabrir depois de meses fechados devido à pandemia de covid-19 . A antiga cidade de Pompeia, a sul de Itália, abriu oficialmente ao público na passada terça-feira e o Coliseu, na cidade de Roma, reabrirá a 1 de junho com uso obrigatório de máscara.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira pode demitir-se para provocar eleições antecipadas. Candidatura em Outubro "dificilmente chegará às urnas"

As eleições para a presidência do Benfica estão na ordem do dia numa altura em que o título nacional parece mais distante e quando se avança que Luís Filipe Vieira deve vir a ser acusado …

Laboratório de Wuhan "esconde" vírus semelhante ao novo coronavírus desde 2012

O laboratório de virologia de Wuhan armazena há quase oito anos um vírus “muito parecido” com aquele que originou a pandemia de covid-19. Esse vírus foi descoberto em 2012 numa antiga mina de cobre em …

Joelson Fernandes pode juntar-se a Trincão no Barcelona

A imprensa espanhola volta a realçar o interesse do Barcelona em Joelson Fernandes. O jovem sportinguista renovou recentemente o seu vínculo, mas pode juntar-se a Trincão na Catalunha. Esta não é a primeira vez que o …

Medina quer "livrar-se" do Airbnb e criar casas para trabalhadores essenciais em Lisboa

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, quer “livrar-se" do Airbnb e transformar o alojamento local em casas para trabalhadores de serviços essenciais", de acordo com um artigo publicado no jornal britânico The Independent. De …

"Negociação com a Comissão Europeia será dura. Não tem é de ser filme de terror", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, admitiu que as negociações com Bruxelas relativamente ao plano de reestruturação da TAP vão ser duras, embora permaneça otimista. "Temos de encontrar o equilíbrio entre a reestruturação que garanta …

FC Porto faz contas ao título e pode sagrar-se campeão esta quinta-feira

O FC Porto pode sagrar-se campeão nacional já na próxima jornada. Para tal, os comandados de Sérgio Conceição têm de vencer o Tondela e esperar que o SL Benfica perca com o Famalicão. Já na reta …

Omissão de infetados no Porto e Lisboa. DGS suspende divulgação de casos por concelho para verificar dados

Este domingo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou de fora a habitual distribuição por concelho dos novos casos de infeção. Há autarcas a contactar delegados de Saúde e a dizer que os números da região estão …

Reconstrução 3D mostra rosto de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em 2012. Em 2012, arqueólogos suecos encontraram um cemitério de pessoas que terão …

Uma década depois, Horta Osório vai deixar a liderança do Lloyds

O presidente executivo do Lloyds, António Horta Osório, anunciou a saída do banco inglês em junho do próximo ano, ao fim de 10 anos na instituição. Numa nota de imprensa citada esta segunda-feira pela agência Lusa, …

Cidade chinesa de Bayannur emite alerta após detetar caso suspeito de peste negra

Uma cidade do norte da China emitiu esta segunda-feira o alerta de saúde de nível 3, o segundo mais baixo, na escala do pais asiático, depois de ter sido diagnosticado um possível caso de peste …