Afinal, a morte do temível “Príncipe Negro” não foi como pensávamos

Julian Russell Story / Wikimedia

Eduardo de Woodstock, o “Príncipe Negro”.

Um novo estudo contesta a principal teoria sobre a morte de Eduardo de Woodstock, conhecido como “Príncipe Negro”.

Eduardo de Woodstock, Príncipe de Gales, era mais conhecido como “Príncipe Negro”, por causa da sua armadura ou da sua reputação marcial distinta. Eduardo lutaria com distinção nas duas grandes vitórias de Inglaterra contra os franceses durante a primeira fase da Guerra dos Cem Anos, tendo até capturado o rei de França numa das batalhas.

Acreditava-se que Eduardo de Woodstock tivesse morrido de disenteria, no dia 8 de junho de 1376. Disenteria é um tipo de gastroenterite que causa diarreia com sangue. Entre os fatores de risco está a contaminação da água ou alimentos com fezes devido a más condições de higiene

Agora, a causa da morte do famigerado “Príncipe Negro” pode não a ser que se pensava. Um novo estudo publicado na revista científica BMJ Military Health contesta a versão anteriormente referida. Os autores argumentam que é muito mais provável que o príncipe tenha morrido de outra forma.

O autor principal do estudo, James Robert Anderson, diz que existem várias causas possíveis para a morte do príncipe cuja coroa foi roubada pela doença. Eduardo pode ter morrido de malária, brucelose, doença inflamatória intestinal ou até mesmo complicações causadas por um episódio único de desinteria.

Além de diarreia com sangue, entre os sintomas da desinteria estão febre, dor abdominal e sensação de defecação incompleta.

No campo de batalha, Eduardo de Woodstock era temido entre os inimigos. Desde muito jovem, o príncipe demonstrou aptidão e gosto pela guerra. Participou na sua primeira campanha aos 16 anos e lutou ou liderou muitas guerras ao longo da sua carreira militar de 30 anos.

Apesar de ter estado envolvido em muitas batalhas, Eduardo nunca foi gravemente ferido em nenhum conflito.

Apesar de sair ileso do campo de batalha, o Príncipe de Gales foi atormentado por problemas médicos nos últimos anos de vida. A saúde de Eduardo piorou repentinamente em 1367, quando ele tinha 37 anos, escreve o Ancient Origins.

“Acredita-se que a doença do Príncipe Negro tenha começado após a sua vitória na Batalha de Nájera em 1367”, escreveram os autores do estudo. “Ele parou na cidade de Valladolid, no norte da Espanha. Era o início do verão e ‘o seu exército suportou grande angústia e fome, por falta de pão e vinho'”.

O “Príncipe Negro” não terá sido o único a sofrer de maleitas. Os relatos da época sugeriam que até 80% do exército do príncipe pode ter sucumbido a diferentes doenças.

Historiadores apontaram disenteria como a causa da morte de Eduardo visto que muitos dos seus soldados morreram devido a essa doença contagiosa. No entanto, apenas dois anos depois de ter sido descrito como demasiado doente para andar, liderou novamente o seu exército em batalha.

É por isso que os autores do novo estudo não acreditam que a disenteria crónica tenha sido a causa da morte do “Príncipe Negro”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.