/

Morsa gigante pode ter “adormecido num icebergue” no Ártico e acordado na Irlanda

No passado fim de semana, foi vista uma morsa gigante nas rochas da ilha de Valentia, na costa oeste da Irlanda, latitudes demasiado distantes para esta espécie ártica.

A morsa gigante chamou a atenção de Alan Houlihan e da sua filha Muireann, de cinco anos, enquanto passeavam numa praia na ilha de Kerry, no domingo.

O mamífero “saiu da água sobre as rochas e deu um show“, contou Houlihan ao Irish Examiner, acrescentando que, até ter visto as presas, pensou que a criatura do tamanho de “um touro ou de uma vaca” era uma foca.

Houlihan enviou imagens da morsa para o Irish Whale and Dolphin Group (IWDG), uma organização irlandesa que diz que se trata de um jovem adulto. Determinar o seu sexo não é possível, visto que tanto os machos como as fêmeas têm presas.

Nas redes sociais, o Irish Whale and Dolphin Group informou que esta morsa gigante é a terceira a ser observada na Irlanda desde 1999.

A organização pede a todas as pessoas que tenham “a sorte” de ver o animal que observem este “viajante rebelde de uma distância segura” e que “deem ao animal o espaço de que precisa”.

Citado pelo Russia Today, Kevin Flannery, biólogo marinho e diretor do aquário local Dingle Oceanworld, sugere que este é “o primeiro avistamento confirmado de uma morsa” naquela área. Na sua opinião, a morsa conseguiu chegar ao local vinda do Ártico depois de ter adormecido em cima de um icebergue.

Mas a sesta no icebergue não é a única teoria. À BBC, Tom Arnbom, assessor do World Wide Fund for Nature (WWF) disse que a morsa parece ser um adolescente, tendo em conta as suas curtas presas. “Normalmente, são as adolescentes que se aventuram em longas viagens para encontrar novas áreas para procriar”, explicou.

Arnbom acredita que o mamífero se afastou “deliberadamente da sua casa no Atlântico Norte”, tendo-se aproximado da costa irlandesa “em busca de comida”.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.