Morsa gigante pode ter “adormecido num icebergue” no Ártico e acordado na Irlanda

No passado fim de semana, foi vista uma morsa gigante nas rochas da ilha de Valentia, na costa oeste da Irlanda, latitudes demasiado distantes para esta espécie ártica.

A morsa gigante chamou a atenção de Alan Houlihan e da sua filha Muireann, de cinco anos, enquanto passeavam numa praia na ilha de Kerry, no domingo.

O mamífero “saiu da água sobre as rochas e deu um show“, contou Houlihan ao Irish Examiner, acrescentando que, até ter visto as presas, pensou que a criatura do tamanho de “um touro ou de uma vaca” era uma foca.

Houlihan enviou imagens da morsa para o Irish Whale and Dolphin Group (IWDG), uma organização irlandesa que diz que se trata de um jovem adulto. Determinar o seu sexo não é possível, visto que tanto os machos como as fêmeas têm presas.

Nas redes sociais, o Irish Whale and Dolphin Group informou que esta morsa gigante é a terceira a ser observada na Irlanda desde 1999.

A organização pede a todas as pessoas que tenham “a sorte” de ver o animal que observem este “viajante rebelde de uma distância segura” e que “deem ao animal o espaço de que precisa”.

Citado pelo Russia Today, Kevin Flannery, biólogo marinho e diretor do aquário local Dingle Oceanworld, sugere que este é “o primeiro avistamento confirmado de uma morsa” naquela área. Na sua opinião, a morsa conseguiu chegar ao local vinda do Ártico depois de ter adormecido em cima de um icebergue.

Mas a sesta no icebergue não é a única teoria. À BBC, Tom Arnbom, assessor do World Wide Fund for Nature (WWF) disse que a morsa parece ser um adolescente, tendo em conta as suas curtas presas. “Normalmente, são as adolescentes que se aventuram em longas viagens para encontrar novas áreas para procriar”, explicou.

Arnbom acredita que o mamífero se afastou “deliberadamente da sua casa no Atlântico Norte”, tendo-se aproximado da costa irlandesa “em busca de comida”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …