Morreu Walter Mondale, ex-vice-presidente de Jimmy Carter

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale, ícone do Partido Democrata, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou a imprensa norte-americana.

A imprensa, que cita um comunicado familiar, não especifica as causas da morte do ex-vice-presidente do democrata Jimmy Carter entre 1977 e 1981.

“Hoje, lamento o falecimento do meu querido amigo Walter Mondale, que considero o melhor vice-presidente da história do nosso país“, declarou Carter num comunicado no qual ofereceu suas condolências à família do seu ex-número dois. “Ele foi um parceiro inestimável e um bom funcionário público para o povo de Minnesota, dos Estados Unidos e do mundo”.

Antes da sua passagem pela Casa Branca, Mondale serviu no seu estado natal, Minnesota, como procurador-geral de 1960 a 1964 e depois como senador de 1964 a 1976. Após abandonar Washington, Mondale serviu ainda como embaixador no Japão entre 1993 e 1996, sob a administração democrata de Bill Clinton.

Em 2008, Mondale apoiou a candidatura de Hillary Clinton à presidência e mais tarde apoiou Barack Obama quando o democrata ganhou as primárias.

O ex-presidente disse que Mondale “defendeu causas progressistas e mudou o papel do vice-presidente”.

A atual vice-presidente, Kamala Harris, afirmou num comunicado que Mondale “levou uma vida extraordinária de serviço” e foi “muito generoso com a sua sagacidade e sabedoria ao longo dos anos”.

A senadora Amy Klobuchar, também nativa de Minnesota, lamentou o falecimento de Mondale, chamando-o de “gentil e digno até o fim”. “Walter Mondale era um verdadeiro servidor público e meu amigo e mentor“, enfatizou no Twitter.

Nascido em 5 de janeiro de 1928, filho de um pastor metodista e de uma professora de música, Walter Frederick “Fritz” Mondale foi um defensor dos direitos civis. Durante o seu mandato no Senado, defendeu a educação, habituação, direitos dos trabalhadores migrantes e nutrição infantil.

Mondale concorreu sem sucesso para a Casa Branca em 1984, desafiando o republicano Ronald Reagan, que foi reeleito. O democrata escolheu a deputada Geraldine Ferraro como a sua companheira de corrida, tornando-se o primeiro candidato norte-americano de um partido importante a incluir uma mulher na disputa presidencial.

Em 2014, a sua esposa Joan Adams, com quem teve três filhos — Ted, William e Eleanor —, morreu após uma doença prolongada. Os dois primeiros filhos dedicaram-se à política e Eleanor, que morreu em 2011 de cancro na cabeça, era jornalista.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …