Morreu Asa, um dos golfinhos mais velhos do Sado

Um dos mais velhos golfinhos do estuário do Sado foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira.

O Asa, um golfinho macho identificado pela primeira vez em 1984, andava isolado do resto do grupo nos últimos dias, de acordo com a Vertigem Azul, empresa dedicada ao ecoturismo no Sado que acompanha a atividade da comunidade de roazes-corvineiros.

“Hoje é um dia triste para o Sado e para todos nós”, lê-se na sua página do Facebook. “Um elemento a menos no grupo que significa muito para esta população mas tal como nós eles não são eternos”, afirmam no comunicado.

O golfinho-nariz-de-garrafa foi recolhido pelo pessoal da Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES) e a necropsia, que será agora realizada, determinará a causa da morte.

Ao Diário de Notícias, Pedro Narra, da Vertigem Azul, explicou que a última vez que o Asa tinha sido avistado foi no sábado.

Com uma idade estimada em 45 anos, Asa seria uma espécie de patriarca da comunidade única em Portugal e rara na Europa de roazes-corvineiros, que terá agora 27 membros – eventualmente 28, se entretanto se fixar um dos golfinhos que foi avistado pela primeira vez em março com o grupo, refere o DN.

Tendo em conta a esperança média de vida de 50 anos para esta espécie, metade dos membros da comunidade do Sado é jovem e a outra metade já é adulta, o que traz boas perspectivas de sobrevivência no futuro apesar da idade muito avançada de alguns roazes, com mais de 45 anos.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Teoria da Relatividade não rendeu um Nobel a Einstein. Para o comité sueco, "não era Física"

A Teoria da Relatividade Geral (1905), um dos principais avanços científicos do século XX, não rendeu um prémio Nobel ao físico Albert Einstein, tendo o comité sueco argumentado que o trabalho não era sobre Física. …

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …