Morreu Toni Morrison, a primeira mulher negra a vencer o Nobel da Literatura

A escritora norte-americana e Nobel da Literatura, Toni Morrison, faleceu aos 88 anos. Venceu também o prémio Pulitzer para melhor ficção em 1988.

Toni Morrison morreu esta terça-feira aos 88 anos de idade, vítima de uma doença curta – explicou a família. A escritora ficou reconhecida mundialmente pela forma como retratava a experiência afro-americana nos seus livros. O romance “Amada” valeu-lhe o prémio Pulitzer para melhor ficção em 1988, que viria mais tarde a ser adaptado para cinema.

“Apesar de a sua morte representar uma tremenda perda, estamos gratos por ela ter tido uma vida longa e bem vivida. Embora gostaríamos de agradecer a todos que a conheceram e a amaram, pessoalmente ou por meio do seu trabalho, pelo apoio neste momento difícil, pedimos privacidade enquanto lamentamos esta perda para a nossa família”, escreveram os familiares numa declaração pública citada pelo The Guardian.

Vencedora do Nobel da Literatura em 1993, tornou-se na primeira mulher negra a vencer o prémio. A escritora recebeu também a Legião de Honra francesa e a Medalha da Liberdade Presidencial dos EUA, entregue por Barack Obama durante o seu mandato.

Em 1965, Morrison começou a trabalhar como editora, mas rapidamente percebeu que a sua vocação era ligeiramente diferente. Como percebeu que o romance que queria ler não existia, decidiu pôr mãos à obra e escrevê-lo ela mesma.

Numa entrevista ao New York Times, em 1979, a norte-americana admitiu que escrever era algo que fazia à noite, depois dos filhos adormecerem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais pessoas em Nova Iorque do que o 11 de setembro

O Estado de Nova Iorque recenseou esta segunda-feira 731 mortos num só dia, elevando o total de vítimas mortais para 5.489 desde o início da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, indicou o governador Andrew …

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …