Morreu Toni Morrison, a primeira mulher negra a vencer o Nobel da Literatura

A escritora norte-americana e Nobel da Literatura, Toni Morrison, faleceu aos 88 anos. Venceu também o prémio Pulitzer para melhor ficção em 1988.

Toni Morrison morreu esta terça-feira aos 88 anos de idade, vítima de uma doença curta – explicou a família. A escritora ficou reconhecida mundialmente pela forma como retratava a experiência afro-americana nos seus livros. O romance “Amada” valeu-lhe o prémio Pulitzer para melhor ficção em 1988, que viria mais tarde a ser adaptado para cinema.

“Apesar de a sua morte representar uma tremenda perda, estamos gratos por ela ter tido uma vida longa e bem vivida. Embora gostaríamos de agradecer a todos que a conheceram e a amaram, pessoalmente ou por meio do seu trabalho, pelo apoio neste momento difícil, pedimos privacidade enquanto lamentamos esta perda para a nossa família”, escreveram os familiares numa declaração pública citada pelo The Guardian.

Vencedora do Nobel da Literatura em 1993, tornou-se na primeira mulher negra a vencer o prémio. A escritora recebeu também a Legião de Honra francesa e a Medalha da Liberdade Presidencial dos EUA, entregue por Barack Obama durante o seu mandato.

Em 1965, Morrison começou a trabalhar como editora, mas rapidamente percebeu que a sua vocação era ligeiramente diferente. Como percebeu que o romance que queria ler não existia, decidiu pôr mãos à obra e escrevê-lo ela mesma.

Numa entrevista ao New York Times, em 1979, a norte-americana admitiu que escrever era algo que fazia à noite, depois dos filhos adormecerem.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"É um título". Candidato liberal a Lisboa justifica declaração sobre nacionalização da TAP

Dias depois de terem sido recuperadas as declarações do candidato à Câmara Municipal de Lisboa pela Iniciativa Liberal sobre a TAP, Miguel Quintas justificou-as através de uma publicações no Facebook. No ano passado, questionado sobre até …

AstraZeneca entregou 10% das vacinas. Depois de Itália, França e Alemanha admitem bloquear exportações

A presidente da Comissão Europeia avisou esta segunda-feira que outros países poderão seguir o exemplo da Itália e bloquear as exportações de vacinas da covid-19 e disse esperar um reforço na entrega pelas farmacêuticas no …

Crânio de mulher decapitada encontrado em caverna no norte de Itália

O crânio de uma mulher, que viveu na Idade da Pedra, fez uma viagem inesperada e acabou no fundo de uma caverna íngreme de Itália. Os arqueólogos acreditam que o acidente tenha ocorrido há cerca …

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …