/

Morreu Toni Morrison, a primeira mulher negra a vencer o Nobel da Literatura

A escritora norte-americana e Nobel da Literatura, Toni Morrison, faleceu aos 88 anos. Venceu também o prémio Pulitzer para melhor ficção em 1988.

Toni Morrison morreu esta terça-feira aos 88 anos de idade, vítima de uma doença curta – explicou a família. A escritora ficou reconhecida mundialmente pela forma como retratava a experiência afro-americana nos seus livros. O romance “Amada” valeu-lhe o prémio Pulitzer para melhor ficção em 1988, que viria mais tarde a ser adaptado para cinema.

“Apesar de a sua morte representar uma tremenda perda, estamos gratos por ela ter tido uma vida longa e bem vivida. Embora gostaríamos de agradecer a todos que a conheceram e a amaram, pessoalmente ou por meio do seu trabalho, pelo apoio neste momento difícil, pedimos privacidade enquanto lamentamos esta perda para a nossa família”, escreveram os familiares numa declaração pública citada pelo The Guardian.

Vencedora do Nobel da Literatura em 1993, tornou-se na primeira mulher negra a vencer o prémio. A escritora recebeu também a Legião de Honra francesa e a Medalha da Liberdade Presidencial dos EUA, entregue por Barack Obama durante o seu mandato.

Em 1965, Morrison começou a trabalhar como editora, mas rapidamente percebeu que a sua vocação era ligeiramente diferente. Como percebeu que o romance que queria ler não existia, decidiu pôr mãos à obra e escrevê-lo ela mesma.

Numa entrevista ao New York Times, em 1979, a norte-americana admitiu que escrever era algo que fazia à noite, depois dos filhos adormecerem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.