/

Morreu o último rinoceronte de Sumatra da Malásia

O rinoceronte de Sumatra está agora extinto na Malásia. A última espécime, chamada Iman, morreu este sábado no Borneo Rhino Sanctuary.

“É com muita tristeza que o Departamento de Vida Selvagem de Sabah anuncia a morte de Iman, o último rinoceronte de Sumatra na Malásia, às 17h35 de 23 de novembro de 2019″, disse a ministra do Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Datuk Christina Liew, citada pelo jornal The Star.

“Iman recebeu os melhores cuidados e atenção desde a sua captura em março de 2014, até ao momento da sua morte”, acrescentou a ministra.

Iman morreu vítima de cancro aos 25 anos de idade. Apesar de se ter extinguido no país, ainda há entre 30 a 80 exemplares selvagens na ilha de Sumatra, na Indonésia. Cerca de sete espécimes estão em cativeiro no Parque Nacional Way Kambas.

No passado, a rinoceronte em causa já esteve perto da morte em várias ocasiões, devido à perda de sangue causada pelos tumores no útero. Contudo, o staff técnico sempre conseguiu tratar dela e pô-la nas melhores condições de saúde possíveis. Este sábado, “não houve nada que alguém conseguisse fazer”, disse Liew.

A equipa responsável por Iman disse que o animal estava em sofrimento e preparava-se para receber um tratamento com morfina, já que os analgésicos que lhe estavam a ser administrados não surtiram o efeito desejado.

Os especialistas esperam ainda recuperar um óvulo de um rinoceronte falecido para que se possa fazer fecundação in vitro noutra rinoceronte fêmea.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.