//

Morreu Odette Ferreira, pioneira na investigação da SIDA em Portugal

André Kosters / Lusa

Odete Ferreira, pioneira da investigação sobre SIDA em Portugal, em 2013

A ex-presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida Odette Ferreira, que foi pioneira na investigação da doença em Portugal, morreu hoje, aos 93 anos, disse à Lusa fonte oficial da Ordem dos Farmacêuticos.

A ex-presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida, morreu este domingo, aos 93 anos. Nascida em 1925, Maria Odette Santos-Ferreira foi pioneira na investigação sobre a infeção VIH/Sida em Portugal, fazendo parte da equipa que identificou pela primeira vez o VIH do tipo 2 em doentes oriundos da Guiné-Bissau.

A farmacêutica, professora universitária na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e investigadora portuguesa foi pioneira da investigação sobre SIDA em Portugal. Foi presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida em Portugal entre 1992 e 2000.

No início dos anos 80, Odette Ferreira caracterizou os primeiros casos de infecção por VIH em doentes originários da Guiné-Bissau com um quadro clínico de imunodeficiência.

Num trabalho de investigação no Hospital de Egas Moniz, em Lisboa, no âmbito da equipa de investigação de José Luís Champalimaud, que prosseguiu com a equipa do Professor Luc Montagnier, do Instituto Pasteur, de Paris, identificou o HIV de tipo 2, descoberta da maior relevância no que se refere à epidemiologia e diagnóstico desta doença.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou este domingo homenagem pública a Odette Santos-Ferreira e apresentou as condolências pela sua morte, enaltecendo “um percurso notável e que foi pioneiro na investigação e na academia”.

“O Presidente da República apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos e presta pública homenagem à Professora Odette Santos-Ferreira, enaltecendo um percurso notável e que foi pioneiro na investigação e na academia”, pode ler-se numa nota na página oficial da Presidência da República.

“A professora Odette Santos-Ferreira teve um o papel fundamental na investigação sobre a SIDA em Portugal e no estrangeiro. Esse trabalho, que a levou à identificação do HIV de tipo 2, foi, porventura, o marco mais conhecido dum percurso longo, persistente e notável de serviço à ciência e à comunidade”, destacou Marcelo Rebelo de Sousa.

“É esse percurso que, em nome do País e dos Portugueses, gostaria de lembrar e que fica como referência para a Ciência e a Saúde em Portugal”, conclui a nota do presidente.

Em fevereiro deste ano, Odette Ferreira foi condecorada por Marcelo Rebelo de Sousa numa cerimónia reservada, tendo recebido a grã-cruz da Ordem da Instrução Pública.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.