Morreu Odette Ferreira, pioneira na investigação da SIDA em Portugal

André Kosters / Lusa

Odete Ferreira, pioneira da investigação sobre SIDA em Portugal, em 2013

A ex-presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida Odette Ferreira, que foi pioneira na investigação da doença em Portugal, morreu hoje, aos 93 anos, disse à Lusa fonte oficial da Ordem dos Farmacêuticos.

A ex-presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida, morreu este domingo, aos 93 anos. Nascida em 1925, Maria Odette Santos-Ferreira foi pioneira na investigação sobre a infeção VIH/Sida em Portugal, fazendo parte da equipa que identificou pela primeira vez o VIH do tipo 2 em doentes oriundos da Guiné-Bissau.

A farmacêutica, professora universitária na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e investigadora portuguesa foi pioneira da investigação sobre SIDA em Portugal. Foi presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida em Portugal entre 1992 e 2000.

No início dos anos 80, Odette Ferreira caracterizou os primeiros casos de infecção por VIH em doentes originários da Guiné-Bissau com um quadro clínico de imunodeficiência.

Num trabalho de investigação no Hospital de Egas Moniz, em Lisboa, no âmbito da equipa de investigação de José Luís Champalimaud, que prosseguiu com a equipa do Professor Luc Montagnier, do Instituto Pasteur, de Paris, identificou o HIV de tipo 2, descoberta da maior relevância no que se refere à epidemiologia e diagnóstico desta doença.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou este domingo homenagem pública a Odette Santos-Ferreira e apresentou as condolências pela sua morte, enaltecendo “um percurso notável e que foi pioneiro na investigação e na academia”.

“O Presidente da República apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos e presta pública homenagem à Professora Odette Santos-Ferreira, enaltecendo um percurso notável e que foi pioneiro na investigação e na academia”, pode ler-se numa nota na página oficial da Presidência da República.

“A professora Odette Santos-Ferreira teve um o papel fundamental na investigação sobre a SIDA em Portugal e no estrangeiro. Esse trabalho, que a levou à identificação do HIV de tipo 2, foi, porventura, o marco mais conhecido dum percurso longo, persistente e notável de serviço à ciência e à comunidade”, destacou Marcelo Rebelo de Sousa.

“É esse percurso que, em nome do País e dos Portugueses, gostaria de lembrar e que fica como referência para a Ciência e a Saúde em Portugal”, conclui a nota do presidente.

Em fevereiro deste ano, Odette Ferreira foi condecorada por Marcelo Rebelo de Sousa numa cerimónia reservada, tendo recebido a grã-cruz da Ordem da Instrução Pública.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …