O piloto britânico Justin Wilson morreu esta segunda-feira, aos 37 anos, um dia após ter sofrido ferimentos graves na cabeça, devido a um acidente numa corrida de Fórmula Indy, informou a organização da prova.
“Este é um dia extremamente triste para a IndyCar e para a comunidade de desportos motorizados como um todo”, declarou o diretor-geral do campeonato Indycar, Mark Miles.
Justin Wilson estava em coma desde domingo, após um acidente ocorrido no circuito de Pocono, em Long Pond, no estado norte-americano da Pensilvânia.
O carro de Wilson entrou sozinho em pião à saída de uma curva, sem qualquer explicação aparente, e foi embater violentamente contra o muro lateral da pista.
O piloto parece ter sido atingido na cabeça pelo “nariz” da viatura, que com a violência do embate se soltou e voou em direcção ao capacete de Wilson.
O carro andou sozinho algumas dezenas de metros, sem acção aparente do piloto.
Wilson foi retirado da viatura, da qual se afastou ainda pelo seu pé, e conduzido de helicóptero ao hospital, onde foi assistido.
O seu estado agravou-se e entrou em coma, acabando por não resistir aos graves ferimentos sofridos na cabeça.
O piloto britânico vivia em Denver, no Colorado. Em 2003, competiu na Fórmula 1, num Minardi especialmente construído à volta dos seus 1.93 m de altura.
ZAP / Lusa
Uma pequena correcção: o carro de Wilson não é aquele que sofre o peão e depois embate da parede da pista. É sim o aquele que se vê na parte final do vídeo e que sofre o impacto de uma parte da carroçaria do primeiro carro.