Morreu Milan Kundera

Elisa Cabot / Flickr

Milan Kundera

O escritor checo Milan Kundera.

O escritor Milan Kundera, exilado em França e autor de “A Insustentável Leveza do Ser”, morreu aos 94 anos de idade, noticia a televisão oficial da República Checa.

Milan Kundera nasceu a 1 de Abril de 1929, em Brnö, na antiga Checoslováquia.

Em 1975, fixou residência em Paris, adoptando a nacionalidade francesa em 1981, após ter sido perseguido pelo regime comunista no seu país.

Kundera perdeu a nacionalidade checa, retirada pelo regime comunista, por ter criticado a invasão soviética à então Checoslováquia em 1968.

Num gesto simbólico, o Governo checo devolveu-lhe a nacionalidade em 2019, já depois de o escritor passar a faixa dos 90 anos.

Autor de uma vasta obra, que abrange o romance, o ensaio e a poesia, Kundera é considerado um dos mais importantes escritores do século XX.

“A Insustentável Leveza do Ser” é a sua obra mais aclamada pelos leitores e pela crítica, e em muito contribuiu para o tornar num autor reconhecido internacionalmente.

Em 1988, o livro originou um filme com Daniel Day-Lewis e Juliette Binoche nos papéis principais.

Entre outros, Milan Kundera recebeu o Prémio Médicis (1973), o Prémio Mondello (1978), o Prémio Common Wealth (1981), o Prémio Jerusalém (1985) e o Prémio Independent de Literatura Estrangeira (1991).

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.