Morreu Mary Quant, a designer que inventou a minissaia

A designer de moda britânica Mary Quant, conhecida por popularizar a minissaia nos anos 60, morreu aos 93 anos.

De acordo com a BBC, que cita um comunicado da família, morreu “pacificamente em casa, em Surrey, Reino Unido, esta manhã”.

Segundo a família, Mary Quant foi “uma das designers de moda mais reconhecidas internacionalmente do século XX e uma inovadora excecional”, que deixa um contributo “único” à indústria da moda britânica.

A primeira loja da designer foi na King’s Road, em Londres, aberta em 1955. Além de tornar a minissaia popular nos anos 60, um símbolo da emancipação feminina que revolucionou a indústria da moda e a sociedade, também desenhou os chamados “hot-pants”, uns calções muito curtos.

“Os seus talentos visuais e criativos rapidamente estabeleceram uma contribuição única para a moda britânica”, destacou o comunicado.

Embora haja quem lhe atribua a autoria da minissaia, essa não é uma atribuição consensual – os designers André Courrèges e John Bates também são apontados como possíveis criadores. Mas foi Mary Quant quem tornou a minissaia icónica e acessível às massas.

Já nos anos 70 e 80 criou uma linha de maquilhagem. Em 2014, a Rainha Isabel II atribuiu-lhe o título de Dama, o que deixou a estilista “profundamente honrada”.

Alexandra Shulman, ex-editora-chefe da Vogue, lembrou no Twitter como a estilista foi uma “líder da moda, mas também do empreendedorismo feminino”. Uma “visionária que foi muito mais do que um ótimo penteado”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.