/

Morreu Lovelock, o “profeta do desastre”

1

Association of Environmentalists For Nuclear Energy

James Lavelock

James Lovelock foi quem idealizou a teoria de Gaia e foi quem começou a defender a energia nuclear, já há 20 anos, para defender o planeta.

Morreu James Lovelock, um dos cientistas mais conhecidos (e polémicos) do Reino Unido.

Lovelock foi quem idealizou a teoria de Gaia, uma hipótese defendida publicamente pela primeira vez há mais de 40 anos, em 1979.

O planeta Terra é um organismo vivo, anunciou o cientista. A Terra consegue obter energia para o seu funcionamento, regula clima e temperatura, elimina detritos e combate as suas próprias doenças.

A Terra consegue autorregular-se, segundo Lovelock, que foi um grande impulsionador do conceito Mãe-Terra, ainda hoje muito utilizado e partilhado.

James Lovelock também ficou conhecido porque, há cerca de 20 anos, começou a dizer publicamente que o planeta estava a aquecer e que a melhor alternativa para os combustíveis fósseis é a energia nuclear.

Há dois anos comentou que a biosfera estava a aproveitar o 1% de tempo de vida que lhe resta.

Estas foram três das suas ideias que originaram maior “chuva” de críticas e uma onda de dúvidas por parte da comunidade científica (e não só). Chegou a ser classificado como o “profeta do desastre”.

James Lovelock tinha caído no início deste ano e não resistiu às sequências desse incidente, explicou a família.

Lovelock morreu no dia em que completou 103 anos. O seu funeral vai ser realizado de forma privada.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.