O antigo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, morreu esta sexta-feira numa clínica de Barcelona onde estava internado nos cuidados intensivos, avançou a Presidência daquele país africano.
Segundo o Observador, ainda não se sabe como e onde será o funeral do antigo líder, que esteve 38 anos no poder, embora seja previsível a trasladação do corpo para Luanda. No país, é expetável que se realize uma cerimónia de Estado para o ex-líder, que esteve 38 anos no poder.
José Eduardo dos Santos, que estava em coma irreversível desde o dia 23 de junho, recebia tratamento para um cancro há vários anos, residindo em Barcelona desde 2019. Nos últimos dois meses, o seu estado de saúde agravou-se, o que levou a mulher, Ana Paula dos Santos, com quem não vivia desde 2017 – ano em que deixou o poder -, a mudar-se para Espanha para cuidar dele.
Também as três filhas, Isabel, Tchizé e Joseane, fixaram mais em Barcelona. Na terça-feira, Tchizé apresentou uma queixa por tentativa de homicídio contra Ana Paula dos Santos e o médico pessoal do pai. A notícia surgiu após esta e Isabel terem pedido proteção policial para o pai, na clínica onde estava internado.
O antigo chefe de Estado, que nasceu a 28 de agosto de 1942, foi um dos líderes que mais tempo esteve no poder. Com a sua morte, fecha-se a era do “eduardismo” em Angola. Foi durante a sua vigência que finalizaram os 27 anos da violenta guerra civil e a independência de Angola, surgindo, assim, o cognome de “arquiteto da paz”.
Porém, José Eduardo dos Santos, que sucedeu em 1979 ao primeiro Presidente angolano, Agostinho Neto, nunca foi consensual. Entre as perseguições aos adversários políticos e a miséria em que vivia o povo angolano enquanto a sua família construía um império, teve o seu percurso marcado pela corrupção.
Considerado por muitos como um ditador, começou a sofrer contestação nas ruas pelos jovens a partir de 2015, saindo do poder em 2017 por decisão própria.
O seu sucessor no Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), e também na presidência do país, João Lourenço, tem atingido os filhos do antigo líder, Isabel e Filomeno, na sua luta contra a corrupção.
Governou 38 anos em regime de ditadura. As verdades têm que ser ditas.
O Salazar deve estar satisfeito por este Terrorista ter embarcado, Bye Bye
Este vai para o inferno dos ditadores, onde já está o Salazar!
Não comparem um com o outro. São completamente diferentes!
Bem se vê que há muita gente ridícula em Portugal…
Não vi ninguém a comparar..
O Salazar foi o ditador mais tempo no poder na Europa – praticamente o mesmo tempo que este em Angola!
Parvoíce…
Tu não estás bem da tola…
E a seguir vais tu!
Não me deixam entrar: é o “inferno dos ditadores”…
Tu também não vais para lá: o teu é lugar é no “inferno dos lerdos”!…
Já vai tarde, muito tarde!
Pena o resto da família de ladrões não ir também!!
Resta saber se morreu naturalmente, ou se alguém “agilizou” o processo.
Cumprimentos.
Fez muito por Angola e por ele próprio…
O Ex-Presidente de Angola, Eng. José Eduardo dos Santos faleceu. Na qualidade de investigador e inspetor, é fundamental ser justo e factual. Em todos os Estados-nação (mais ou menos) de Direito existem Regimes Políticos Diferenciados: Autocratas, Autoritaristas, Democratas corruptos, e Estados Democráticos baseados na Soberania Popular traduzidos em eleições livres, legais e universais. Mas, em todos os Estados-nação existem Elites (Políticas, Familiares, Empresários, Banqueiros), Corruptos, Oligarcas, Influenciadores e Monopolistas de negócios com o Estado (Governo). Os cidadãos e contribuintes pagam impostos para os Governos enriquecerem as suas famílias políticas e o país, as regiões e territórios estão cada vez mais Pobres. Há muita pobreza. Portugal não é um bom país para “Einsteins”, para “ Gallileus”, para “Pasteurs”, para “James Bonds 007”, para Cientistas. Portugal é um país para Corruptos e para Elites e Oligarcas como Angola e outros países. Andam os “Rotos” a criticar os “ Descozidos”. Portugal é um país Desorganizado e Mal Governado. Obrigado
Do ponto de vista Antropológico e da Ciência Política, a razão de ser do Político é a Aquisição e a Manutenção do Poder Político (custe o que custar). Em Portugal, os profissionais Doutorados e as pessoas com Formação PhD em qualquer área científica são “esmagadas”, são “violadas”, são “maltratas de assédio moral e sexual”, são “ignoradas”. Em Portugal, para se singrar na vida profissional, é fundamental ser da família do Governo e das Elites. Não são as Formações Profissionais e os Quadros Nacionais de Qualificações (QNQ) que são o Mérito e brio profissionais da competitividade da economia. Portugal é um país corrupto e desorganizado.
Essa pinga era boa!…
A Pinga era boa. O Presunto de Porco Bisaro excelente. E o queijo de cabra! Agora falta a prova de facto as análises ao sangue e a biópsia ao fígado. Santa ignorância. O que é. E o que não é não é de facto. Se alguém quiser a doação dos meus órgãos vitais para sobreviver…Azar não tem sorte. Que grande ignorante. Existe matéria de facto… mas depois é preciso os meios de prova científica. Ignorância bruta.
Este Inspetor Doutorado e Mestre sabe falar verdade. Pois. “ A verdade das coisas pode ser ofensiva” . O mundo entra em Negação.
Hahahaaaa….
Governou ou governou-se durante 40 anos?
Não governou nada. Desgovernou e conduziu à miséria e à morte milhares de angolanos enquanto ele e a sua filha enriqueceram brutalmente.
Angola ficou mais limpa com a sua morte.
Filhas!…
A verdade ninguém fala. No mundo, a verdade pura, dura e crua é que não existem Políticos perfeitos. O Homem sem princípios e sem valores pode ser um reflexo da imagem da cultura e da sociedade civil de um país e de um Estado-nação. Não há um Político perfeito. Deus o proteja no céu. “Quem não cometeu pecado que atire a primeira pedra” j.c.. Há piores… existem muitos “Putins” em cada país.
Como dizia outro alucinado; “a verdade da realidade”!…