5 minutos x 57 anos: morreu José “jazz” Duarte, o recordista da rádio

José Duarte tinha 84 anos. Deixa-nos uma lenda da rádio e da música portuguesa.

Um, dois. Um, dois, três, quatro… Cinco minutos de jazz.

A entrada é mítica e milhares de portugueses conhecerão este introito na rádio pública.

Morreu o seu criador: José Duarte, crítico e divulgador de jazz, homem da música e da rádio, tinha 84 anos.

Cinco Minutos de Jazz é o programa diário – de segunda a sexta – mais antigo da rádio portuguesa. A primeira emissão foi publicada em 21 de Fevereiro de 1966, há 57 anos.

Em 2014, Cinco Minutos de Jazz, espaço da Antena 1, venceu o Prémio de Melhor Programa de Rádio da Sociedade Portuguesa de Autores.

‘Pão com Manteiga’, ‘À volta da meia-noite’ e ‘A menina dança?’ foram outros programas seus na rádio.

Jazz de New Orleans, swing dos anos 30, bebop dos anos 40, hard bop dos anos 50, estilos que coabitam até com o free jazz… José Duarte conhecia tudo. Era visto como o homem que sabia mais de jazz em Portugal. Ou, no mínimo, dos que sabiam mais. Começou mesmo a ser sinónimo de jazz, no país.

Nascido no Bairro Alto, em 1938, aos 20 anos foi um dos fundadores do Clube Universitário de Jazz e começou a trabalhar na rádio.

Criou também uma revista, um site – ambos dedicados ao jazz – e em 2002 criou ainda o Centro de Estudos de Jazz, quando doou milhares de arquivos pessoais à Universidade de Aveiro, recorda a RTP.

Ganhou medalha de mérito cultural, medalha de honra e grande oficial da Ordem de Mérito.

Aplaudido pela crítica e pelos amigos, que o descreviam como alguém que, sempre que encontrava uma pessoa nova, pensava imediatamente: “Como posso ser útil para esta pessoa?”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.