Uma queda da varanda. Morreu fundador dos Capacetes Brancos que Rússia acusou de ser espião

(dr) UNRWA

ONU entrega ajuda humanitária na cidade de Yarmouk, na Síria

O antigo oficial do exército britânico James Le Mesurier, um dos fundadores do movimento humanitário Capacetes Brancos que tem ajudado milhares de pessoas na Síria, foi encontrado morto perto de casa. Terá caído da varanda poucos dias depois de a Rússia o ter acusado de ser um espião.

James Le Mesurier foi encontrado morto próximo da sua casa em Istambul, na Turquia, de acordo com o jornal britânico The Independent. As primeiras suspeitas indicam que ele terá caído da varanda em circunstâncias ainda desconhecidas.

A morte do antigo elemento do exército britânico surge três dias depois de a Rússia o ter acusado de ser um espião. Uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia acusou-o de ser um “ex-agente do MI6”, os Serviços Secretos britânicos, insinuando que ele tem actuado nessa condição “em todo o mundo, incluindo nos Balcãs e no Médio Oriente”.

“As suas ligações a grupos terroristas já tinham sido noticiadas durante a sua missão no Kosovo”, insinuou ainda esta porta-voz.

A Rússia já tinha acusado os Capacetes Brancos de apoiarem grupos terroristas na Síria, bem como de inventarem ataques e resgates de pessoas.

Le Mesurier foi director do grupo que treinou elementos da Defesa Civil Síria, mais conhecida por Capacetes Brancos. O grupo foi criado em 2013, na Turquia, entre os refugiados sírios que se opunham ao regime de Bashar al-Assad.

Os Capacetes Brancos operam em cidades da oposição na Síria, socorrendo vítimas de ataques levados a cabo pelo regime de Al-Assad e pelas forças russas que o apoiam, e já foram premiados a nível internacional pelo seu trabalho humanitário.

O próprio Le Mesurier foi distinguido com a Ordem do Império Britânico pelo seu trabalho humanitário na Síria.

O responsável dos Capacetes Brancos, Raed al-Salah, salienta, em declarações ao The Independent, que no grupo ficaram “devastados” com a notícia da sua morte.

“Fomos informados pela sua família que ele morreu”, referiu ainda Raed al-Salah, notando que “a polícia está a investigar o caso” e que ainda não há conclusões finais.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …