Morreu o falcão Margarida, namorada de Zuzu

Margarida foi encontrada morta no jardim por baixo do seu ninho. A última vez que o falcão fêmea foi vista com vida foi a 11 de maio.

Em 2012, um casal de falcões escolheu uma floreira num apartamento na Amadora para ter os ses ovos. Os donos da casa acolheram os animais. Margarida e Zuzu, foram os nomes escolhidos para as aves, que mereceram também uma página no Facebook, na qual os donos partilhavam com os seguidores o dia-a-dia dos pássaros.

Mas se a rede social servia para partilhar os bons momentos do casal, serviu também para, este domingo, os donos darem a triste notícia de que Margarida, de seis anos, tinha sido encontrada morta no jardim.

“Margarida, 6 anos depois de ter feito desta floreira um ninho, abandona-nos de vez. Ela foi encontrada sem vida no jardim, lá em baixo, na direção da floreira. De acordo com alguns especialistas, com quem tive oportunidade de falar, não é fácil apurar as causas de morte só pelo vídeo”, explica a publicação.

Segundo o Diário de Notícias, Margarida foi encontrada morta por um vizinho, que avisou os donos da ave.

Os donos da ave captavam o seu dia-a-dia através de uma câmara, ativada através do movimento. O último dia em que há registo da presença de Margarida no ninho foi a 11 de maio.

“Fui ver as imagens das câmaras e a última vez que a Margarida esteve no ninho foi no dia 11 e acredito que ela tenha caído“, disse à TVI, Pedro Cotter, o responsável pelas aves. A grande questão que agora fica no ar é o que terá motivado a morte do falcão fêmea.

“Se por um lado os sintomas que mostra são de um ovo preso, por outro lado esta situação é muito rara na vida selvagem (acontece mais em cativeiro). Outra hipótese é doença ou envenenamento (veneno para os ratos?)”, lê-se na página de Facebook de Zuzu e Margarida, em resposta a uma análise das imagens do último dia de Margarida.

Margarida foi levada para a Faculdade de Medicina Veterinária pelo proprietário do apartamento. Lá, uma voluntária prontificou-se a fazer uma necrópsia, “tendo em conta a data da provável morte, há poucas hipóteses de termos resultados conclusivos”, lê-se noutra publicação.

Apesar do adeus de Margarida ser para sempre, irá continuar viva nas redes sociais. “Muito obrigado a todos pelo apoio durante estes 6 anos. A página será mantida ativa, pois nunca se se sabe o que poderá acontecer”, escreveram os donos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …