Morreu o falcão Margarida, namorada de Zuzu

Margarida foi encontrada morta no jardim por baixo do seu ninho. A última vez que o falcão fêmea foi vista com vida foi a 11 de maio.

Em 2012, um casal de falcões escolheu uma floreira num apartamento na Amadora para ter os ses ovos. Os donos da casa acolheram os animais. Margarida e Zuzu, foram os nomes escolhidos para as aves, que mereceram também uma página no Facebook, na qual os donos partilhavam com os seguidores o dia-a-dia dos pássaros.

Mas se a rede social servia para partilhar os bons momentos do casal, serviu também para, este domingo, os donos darem a triste notícia de que Margarida, de seis anos, tinha sido encontrada morta no jardim.

“Margarida, 6 anos depois de ter feito desta floreira um ninho, abandona-nos de vez. Ela foi encontrada sem vida no jardim, lá em baixo, na direção da floreira. De acordo com alguns especialistas, com quem tive oportunidade de falar, não é fácil apurar as causas de morte só pelo vídeo”, explica a publicação.

Segundo o Diário de Notícias, Margarida foi encontrada morta por um vizinho, que avisou os donos da ave.

Os donos da ave captavam o seu dia-a-dia através de uma câmara, ativada através do movimento. O último dia em que há registo da presença de Margarida no ninho foi a 11 de maio.

“Fui ver as imagens das câmaras e a última vez que a Margarida esteve no ninho foi no dia 11 e acredito que ela tenha caído“, disse à TVI, Pedro Cotter, o responsável pelas aves. A grande questão que agora fica no ar é o que terá motivado a morte do falcão fêmea.

“Se por um lado os sintomas que mostra são de um ovo preso, por outro lado esta situação é muito rara na vida selvagem (acontece mais em cativeiro). Outra hipótese é doença ou envenenamento (veneno para os ratos?)”, lê-se na página de Facebook de Zuzu e Margarida, em resposta a uma análise das imagens do último dia de Margarida.

Margarida foi levada para a Faculdade de Medicina Veterinária pelo proprietário do apartamento. Lá, uma voluntária prontificou-se a fazer uma necrópsia, “tendo em conta a data da provável morte, há poucas hipóteses de termos resultados conclusivos”, lê-se noutra publicação.

Apesar do adeus de Margarida ser para sempre, irá continuar viva nas redes sociais. “Muito obrigado a todos pelo apoio durante estes 6 anos. A página será mantida ativa, pois nunca se se sabe o que poderá acontecer”, escreveram os donos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.