Morreu o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros André Gonçalves Pereira

(cv) Youtube

André Gonçalves Pereira, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, morreu esta segunda-feira aos 83 anos, vítima de doença prolongada.

O advogado e Professor de Direito Internacional foi um dos mais importantes discípulos de Marcelo Caetano na Faculdade de Direito de Lisboa, onde teve uma carreira fulminante e escreveu, a meias com Fausto de Quadros, o Manual de Direito Público, que ensinou gerações e gerações de estudantes em Portugal. Doutorou-se aos 25 anos e passou a Professor Catedrático aos 32, um caso extremamente raro na universidade da época.

Quase toda a sua carreira se dividiu entre a advocacia e o ensino na Faculdade de Direito de Lisboa, mas também lecionou no Brasil e nos Estados Unidos. Foi nomeado administrador da Gulbenkian aos 30 anos.

Na frente política recusou a pasta dos Negócios Estrangeiros no governo de Marcelo Caetano, mas depois do 25 de Abril aceitou o convite para integrar o segundo governo da AD, em 1981, chefiado por Francisco Pinto Balsemão, um dos seus mais chegados amigos.

Foi um dos mais importantes advogados portugueses, sobretudo em temas de direito internacional, tendo protagonizado uma das mais importantes fusões da advocacia ibérica, fundando a Cautrecasas/Gonçalves Pereira, e assessorou o estado português em dossiês e negociações de Direito Internacional, nomeadamente no Tratado de Maastricht.

Marcelo envia “um último abraço, já com saudade”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realçou esta segunda-feira a “inteligência e brilho” do antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros André Gonçalves Pereira, que morreu no mesmo dia aos 83 anos.

“O Presidente da República apresenta as suas condolências à família do Professor Doutor André Gonçalves Pereira. Jurista de excecionais inteligência e brilho, professor emérito de Direito Internacional Público, causídico de prestígio nacional e internacional”, lê-se numa nota publicada na página da Internet da Presidência da República.

André Gonçalves Pereira “foi defensor de um Estado de Direito Democrático”, acrescentou ainda o chefe de Estado. Marcelo Rebelo de Sousa endereçou as condolências à família do antigo ministro e deixou ainda “um último abraço reconhecido, já com saudade”.

“Um ótimo amigo, um excelente colega”

O fundador do CDS Freitas do Amaral lamentou a morte de André Gonçalves Pereira, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, “considerado um dos melhores Professores da Faculdade de Direito de Lisboa”.

“Tenho muita pena de receber esta notícia porque ele era um ótimo amigo, um excelente colega e considerado um dos melhores professores da Faculdade de Direito de Lisboa”, refere uma nota escrita enviada à Lusa.

Freitas do Amaral coexistiu com André Gonçalves Pereira em governos da Aliança Democrática (AD) nos anos 1980 e apontou ainda: “Mantivemos contacto frequente até recentemente. A minha mulher e eu apresentamos sentidas condolências a toda a família, em especial à sua mulher e ao seu irmão”, adianta a mesma nota.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A brilhante estrela Betelgeuse continua a "apagar-se" sem qualquer explicação

Betelgeuse, a nona estrela mais brilhante do céu, continua a escurecer num fenómeno para o qual os astrónomos não conseguiram ainda encontrar uma explicação científica, revela uma nova investigação.  A estrela, uma super-gigante vermelha pertencente à …

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …