Morreu o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros André Gonçalves Pereira

(cv) Youtube

André Gonçalves Pereira, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, morreu esta segunda-feira aos 83 anos, vítima de doença prolongada.

O advogado e Professor de Direito Internacional foi um dos mais importantes discípulos de Marcelo Caetano na Faculdade de Direito de Lisboa, onde teve uma carreira fulminante e escreveu, a meias com Fausto de Quadros, o Manual de Direito Público, que ensinou gerações e gerações de estudantes em Portugal. Doutorou-se aos 25 anos e passou a Professor Catedrático aos 32, um caso extremamente raro na universidade da época.

Quase toda a sua carreira se dividiu entre a advocacia e o ensino na Faculdade de Direito de Lisboa, mas também lecionou no Brasil e nos Estados Unidos. Foi nomeado administrador da Gulbenkian aos 30 anos.

Na frente política recusou a pasta dos Negócios Estrangeiros no governo de Marcelo Caetano, mas depois do 25 de Abril aceitou o convite para integrar o segundo governo da AD, em 1981, chefiado por Francisco Pinto Balsemão, um dos seus mais chegados amigos.

Foi um dos mais importantes advogados portugueses, sobretudo em temas de direito internacional, tendo protagonizado uma das mais importantes fusões da advocacia ibérica, fundando a Cautrecasas/Gonçalves Pereira, e assessorou o estado português em dossiês e negociações de Direito Internacional, nomeadamente no Tratado de Maastricht.

Marcelo envia “um último abraço, já com saudade”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realçou esta segunda-feira a “inteligência e brilho” do antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros André Gonçalves Pereira, que morreu no mesmo dia aos 83 anos.

“O Presidente da República apresenta as suas condolências à família do Professor Doutor André Gonçalves Pereira. Jurista de excecionais inteligência e brilho, professor emérito de Direito Internacional Público, causídico de prestígio nacional e internacional”, lê-se numa nota publicada na página da Internet da Presidência da República.

André Gonçalves Pereira “foi defensor de um Estado de Direito Democrático”, acrescentou ainda o chefe de Estado. Marcelo Rebelo de Sousa endereçou as condolências à família do antigo ministro e deixou ainda “um último abraço reconhecido, já com saudade”.

“Um ótimo amigo, um excelente colega”

O fundador do CDS Freitas do Amaral lamentou a morte de André Gonçalves Pereira, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, “considerado um dos melhores Professores da Faculdade de Direito de Lisboa”.

“Tenho muita pena de receber esta notícia porque ele era um ótimo amigo, um excelente colega e considerado um dos melhores professores da Faculdade de Direito de Lisboa”, refere uma nota escrita enviada à Lusa.

Freitas do Amaral coexistiu com André Gonçalves Pereira em governos da Aliança Democrática (AD) nos anos 1980 e apontou ainda: “Mantivemos contacto frequente até recentemente. A minha mulher e eu apresentamos sentidas condolências a toda a família, em especial à sua mulher e ao seu irmão”, adianta a mesma nota.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.