Morreu Eusébio, o Pantera Negra

calciostreaming / Flickr

-

Eusébio da Silva Ferreira, o maior jogador da história de Portugal, morreu este domingo em Lisboa, aos 71 anos.

O ex-atacante do Benfica e da selecção, que tinha sofrido um AVC em 2012 e desde então tinha  complicações cardio-respiratórias, teve uma paragem cardíaca e não resistiu.

Eusébio nasceu em Moçambique em 1942, ainda quando o país africano era colónia de Portugal. Jogou pela selecção portuguesa 64 vezes, tendo marcado 41 golos.

Atacante do Benfica, onde actuou durante 15 anos,  fez 745 jogos profissionais, tendo marcado 733 golos.

Eusébio esteve em destaque na vitória do Benfica na Liga dos Campeões da UEFA, em 1962, tendo perdido o campeonato seis anos depois quando o clube enfrentou o Manchester United na final, em Wembley.

Em 1965 ganhou o título de melhor jogador europeu e consagrou-se um ano depois no Campeonato do Mundo, na Inglaterra, em que foi o melhor marcador do campeonato, com nove golos.

Dribles e passes

Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, Eusébio ficou famoso pelos seus passes habilidosos e dribles incríveis.

Na sua conta no twitter, o capitão da selecção portuguesa, Cristiano Ronaldo, homenageou o ex-jogador.

Ronaldo e Eusébio“Sempre eterno, Eusébio, descanse em paz”, escreveu o atacante, que também postou uma foto em que aparece ao lado de Eusébio.

O técnico do Chelsea, José Mourinho, qualificou Eusébio como “uma das figuras mais importantes de Portugal”.

“Acho que ele é imortal. Todos sabemos o que ele significou para o futebol, principalmente para o futebol português”, disse Mourinho em entrevista à RTP.

“A notícia apanhou-nos de surpresa e de forma brutal, inesperada, porque há homens que nunca deviam partir. Morreu Eusébio da Silva Ferreira, referência maior do Sport Lisboa e Benfica e de Portugal”, reagiu o Benfica.

1996

A carreira brilhantede Eusébio teve o auge no Mundial de 66, em que Portugal se classificou em terceiro lugar.

A selecção de Portugal tinha como base a equipa do Benfica e jogava um futebol considerado na época moderno, com bastante rapidez e objectividade.

Portugal venceria o Brasil de Pelé  por 3-1 e, numa partida memorável, eliminou a equia da Coreia do Norte nos quartas-de-final, depois de estar a perder por 3-0 ao intervalo. Os portugueses viraram o resultado para 5-3, Eusébio marcou 4 golos.

A Inglaterra foi campeã, mas quem brilhou foi Eusébio.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se ele não tivesse pontapeado bem uma bola de couro, hoje ninguem falaria dele….Tivemos uma semana repleta de Mandela… agora vamos ter uma semana repleta de Eusébio….É uma pena que todos os dias morram tantas pessoas boas que fizeram muito pelos outros mas que ninguém se lembre dalas quando morrem.

RESPONDER

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …