Morreu Eusébio, o Pantera Negra

calciostreaming / Flickr

-

Eusébio da Silva Ferreira, o maior jogador da história de Portugal, morreu este domingo em Lisboa, aos 71 anos.

O ex-atacante do Benfica e da selecção, que tinha sofrido um AVC em 2012 e desde então tinha  complicações cardio-respiratórias, teve uma paragem cardíaca e não resistiu.

Eusébio nasceu em Moçambique em 1942, ainda quando o país africano era colónia de Portugal. Jogou pela selecção portuguesa 64 vezes, tendo marcado 41 golos.

Atacante do Benfica, onde actuou durante 15 anos,  fez 745 jogos profissionais, tendo marcado 733 golos.

Eusébio esteve em destaque na vitória do Benfica na Liga dos Campeões da UEFA, em 1962, tendo perdido o campeonato seis anos depois quando o clube enfrentou o Manchester United na final, em Wembley.

Em 1965 ganhou o título de melhor jogador europeu e consagrou-se um ano depois no Campeonato do Mundo, na Inglaterra, em que foi o melhor marcador do campeonato, com nove golos.

Dribles e passes

Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, Eusébio ficou famoso pelos seus passes habilidosos e dribles incríveis.

Na sua conta no twitter, o capitão da selecção portuguesa, Cristiano Ronaldo, homenageou o ex-jogador.

Ronaldo e Eusébio“Sempre eterno, Eusébio, descanse em paz”, escreveu o atacante, que também postou uma foto em que aparece ao lado de Eusébio.

O técnico do Chelsea, José Mourinho, qualificou Eusébio como “uma das figuras mais importantes de Portugal”.

“Acho que ele é imortal. Todos sabemos o que ele significou para o futebol, principalmente para o futebol português”, disse Mourinho em entrevista à RTP.

“A notícia apanhou-nos de surpresa e de forma brutal, inesperada, porque há homens que nunca deviam partir. Morreu Eusébio da Silva Ferreira, referência maior do Sport Lisboa e Benfica e de Portugal”, reagiu o Benfica.

1996

A carreira brilhantede Eusébio teve o auge no Mundial de 66, em que Portugal se classificou em terceiro lugar.

A selecção de Portugal tinha como base a equipa do Benfica e jogava um futebol considerado na época moderno, com bastante rapidez e objectividade.

Portugal venceria o Brasil de Pelé  por 3-1 e, numa partida memorável, eliminou a equia da Coreia do Norte nos quartas-de-final, depois de estar a perder por 3-0 ao intervalo. Os portugueses viraram o resultado para 5-3, Eusébio marcou 4 golos.

A Inglaterra foi campeã, mas quem brilhou foi Eusébio.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se ele não tivesse pontapeado bem uma bola de couro, hoje ninguem falaria dele….Tivemos uma semana repleta de Mandela… agora vamos ter uma semana repleta de Eusébio….É uma pena que todos os dias morram tantas pessoas boas que fizeram muito pelos outros mas que ninguém se lembre dalas quando morrem.

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …