Morreu Eusébio, o Pantera Negra

calciostreaming / Flickr

-

Eusébio da Silva Ferreira, o maior jogador da história de Portugal, morreu este domingo em Lisboa, aos 71 anos.

O ex-atacante do Benfica e da selecção, que tinha sofrido um AVC em 2012 e desde então tinha  complicações cardio-respiratórias, teve uma paragem cardíaca e não resistiu.

Eusébio nasceu em Moçambique em 1942, ainda quando o país africano era colónia de Portugal. Jogou pela selecção portuguesa 64 vezes, tendo marcado 41 golos.

Atacante do Benfica, onde actuou durante 15 anos,  fez 745 jogos profissionais, tendo marcado 733 golos.

Eusébio esteve em destaque na vitória do Benfica na Liga dos Campeões da UEFA, em 1962, tendo perdido o campeonato seis anos depois quando o clube enfrentou o Manchester United na final, em Wembley.

Em 1965 ganhou o título de melhor jogador europeu e consagrou-se um ano depois no Campeonato do Mundo, na Inglaterra, em que foi o melhor marcador do campeonato, com nove golos.

Dribles e passes

Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, Eusébio ficou famoso pelos seus passes habilidosos e dribles incríveis.

Na sua conta no twitter, o capitão da selecção portuguesa, Cristiano Ronaldo, homenageou o ex-jogador.

Ronaldo e Eusébio“Sempre eterno, Eusébio, descanse em paz”, escreveu o atacante, que também postou uma foto em que aparece ao lado de Eusébio.

O técnico do Chelsea, José Mourinho, qualificou Eusébio como “uma das figuras mais importantes de Portugal”.

“Acho que ele é imortal. Todos sabemos o que ele significou para o futebol, principalmente para o futebol português”, disse Mourinho em entrevista à RTP.

“A notícia apanhou-nos de surpresa e de forma brutal, inesperada, porque há homens que nunca deviam partir. Morreu Eusébio da Silva Ferreira, referência maior do Sport Lisboa e Benfica e de Portugal”, reagiu o Benfica.

1996

A carreira brilhantede Eusébio teve o auge no Mundial de 66, em que Portugal se classificou em terceiro lugar.

A selecção de Portugal tinha como base a equipa do Benfica e jogava um futebol considerado na época moderno, com bastante rapidez e objectividade.

Portugal venceria o Brasil de Pelé  por 3-1 e, numa partida memorável, eliminou a equia da Coreia do Norte nos quartas-de-final, depois de estar a perder por 3-0 ao intervalo. Os portugueses viraram o resultado para 5-3, Eusébio marcou 4 golos.

A Inglaterra foi campeã, mas quem brilhou foi Eusébio.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se ele não tivesse pontapeado bem uma bola de couro, hoje ninguem falaria dele….Tivemos uma semana repleta de Mandela… agora vamos ter uma semana repleta de Eusébio….É uma pena que todos os dias morram tantas pessoas boas que fizeram muito pelos outros mas que ninguém se lembre dalas quando morrem.

RESPONDER

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …