Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

Cassius / Facebook

O DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos.

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a “queda acidental” sem revelar mais detalhes.

“Teve uma queda acidental da janela de um andar elevado de um imóvel parisiense”, destaca o agente de Zdar, Sébastien Farran, sem referir mais detalhes, conforme declarações divulgadas pelo jornal francês Le Figaro.

As autoridades policiais disseram à AFP (agência noticiosa France Presse) que estão a investigar o sucedido, um procedimento de protocolo quando ocorrem acidentes desta natureza.

Zdar formou os Cassius em 1996 com Hubert Blanc-Francard (conhecido como Boom Bass). O duo tornou-se essencial na música electrónica francesa a partir da edição do primeiro álbum “1999”, onde misturam hip hop, house e funk.

O novo álbum dos Cassius, “Dreems”, tinha lançamento agendado para esta sexta-feira, dia 21 de Junho, com um concerto marcado para a sala de espectáculos Olympia, em Paris.

Zdar também formou os Motorbass com Etienne de Crécy, lançando o álbum “Pansoul” em 1996.

O DJ trabalhou como engenheiro de som de Serge Gainsbourg e colaborou com artistas como Kanye West, Beastie Boys, Phoenix, The Rapture, Cat Power, Chromeo, Tiga, M e Franz Ferdinand. Também ajudou na criação do aclamado álbum electro francês “Wolfgang Amadeus Phoenix”, da banda Phoenix, que ganhou o Grammy de melhor álbum do ano em 2010.

Alex Kapranos, dos Franz Ferdinand, fala do DJ francês como uma “grande inspiração como produtor, mas sobretudo como bom homem e amigo”.

“O seu gosto era impecável”, escreveu o cantor e compositor no Twitter como mensagem de despedida de Zdar, a par de uma foto dos dois.

“Ele tinha uma enorme alegria pela vida, generosidade e paixão. Vou sentir muito a falta dele”, termina Alex Kapranos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e a pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: 11.05.2021

Festa verde e assunto encerrado. Sporting quebra jejum de 19 anos e volta a celebrar a conquista de um título de campeão nacional. O novo desafio de Mourinho. As finais da Champions e Liga Europa. …

Certificado covid-19. Preço para os testes na UE gera discórdia

O Certificado Verde Digital, proposto pela Comissão, deverá passar a chamar-se Certificado Covid19 da UE, admitiu a presidência portuguesa da União Europeia. Os eurodeputados querem testes gratuitos para quem viaja, mas essa proposta esbarra nos …

Paulo Fonseca em negociações com o Lyon

O ainda treinador da AS Roma, que vai ser substituído por José Mourinho na próxima temporada, já estará em negociações com o Lyon. Segundo o jornal Record, Paulo Fonseca não só figura na lista de prioridades …

"Incongruente" e "inadequada". Antigos militares criticam reforma das Forças Armadas

Antigos militares consideram que o melhor seria suspender a proposta do Governo que admitem que "nem em tempo de guerra tem lugar". Um grupo de antigos militares GREI - Grupo de Reflexão Estratégica Independente - sugere …

Manchester City conquista título no sofá e com costela portuguesa. É o terceiro em quatro anos

O Manchester City garantiu esta terça-feira a conquista do seu sétimo título de campeão inglês de futebol, e terceiro em quatro anos, face ao desaire do Manchester United na receção ao Leicester (1-2), na 36.ª …

Venda da Groundforce pode ficar nas mãos do administrador de insolvência

A apreciação judicial do pedido de insolvência da Groundforce feito pela TAP ainda deverá demorar alguns meses. Até lá, o acionista maioritário terá de conseguir vender a sua parte, ou a decisão poderá passar para …