Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

Cassius / Facebook

O DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos.

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a “queda acidental” sem revelar mais detalhes.

“Teve uma queda acidental da janela de um andar elevado de um imóvel parisiense”, destaca o agente de Zdar, Sébastien Farran, sem referir mais detalhes, conforme declarações divulgadas pelo jornal francês Le Figaro.

As autoridades policiais disseram à AFP (agência noticiosa France Presse) que estão a investigar o sucedido, um procedimento de protocolo quando ocorrem acidentes desta natureza.

Zdar formou os Cassius em 1996 com Hubert Blanc-Francard (conhecido como Boom Bass). O duo tornou-se essencial na música electrónica francesa a partir da edição do primeiro álbum “1999”, onde misturam hip hop, house e funk.

O novo álbum dos Cassius, “Dreems”, tinha lançamento agendado para esta sexta-feira, dia 21 de Junho, com um concerto marcado para a sala de espectáculos Olympia, em Paris.

Zdar também formou os Motorbass com Etienne de Crécy, lançando o álbum “Pansoul” em 1996.

O DJ trabalhou como engenheiro de som de Serge Gainsbourg e colaborou com artistas como Kanye West, Beastie Boys, Phoenix, The Rapture, Cat Power, Chromeo, Tiga, M e Franz Ferdinand. Também ajudou na criação do aclamado álbum electro francês “Wolfgang Amadeus Phoenix”, da banda Phoenix, que ganhou o Grammy de melhor álbum do ano em 2010.

Alex Kapranos, dos Franz Ferdinand, fala do DJ francês como uma “grande inspiração como produtor, mas sobretudo como bom homem e amigo”.

“O seu gosto era impecável”, escreveu o cantor e compositor no Twitter como mensagem de despedida de Zdar, a par de uma foto dos dois.

“Ele tinha uma enorme alegria pela vida, generosidade e paixão. Vou sentir muito a falta dele”, termina Alex Kapranos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …