Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

Cassius / Facebook

O DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos.

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a “queda acidental” sem revelar mais detalhes.

“Teve uma queda acidental da janela de um andar elevado de um imóvel parisiense”, destaca o agente de Zdar, Sébastien Farran, sem referir mais detalhes, conforme declarações divulgadas pelo jornal francês Le Figaro.

As autoridades policiais disseram à AFP (agência noticiosa France Presse) que estão a investigar o sucedido, um procedimento de protocolo quando ocorrem acidentes desta natureza.

Zdar formou os Cassius em 1996 com Hubert Blanc-Francard (conhecido como Boom Bass). O duo tornou-se essencial na música electrónica francesa a partir da edição do primeiro álbum “1999”, onde misturam hip hop, house e funk.

O novo álbum dos Cassius, “Dreems”, tinha lançamento agendado para esta sexta-feira, dia 21 de Junho, com um concerto marcado para a sala de espectáculos Olympia, em Paris.

Zdar também formou os Motorbass com Etienne de Crécy, lançando o álbum “Pansoul” em 1996.

O DJ trabalhou como engenheiro de som de Serge Gainsbourg e colaborou com artistas como Kanye West, Beastie Boys, Phoenix, The Rapture, Cat Power, Chromeo, Tiga, M e Franz Ferdinand. Também ajudou na criação do aclamado álbum electro francês “Wolfgang Amadeus Phoenix”, da banda Phoenix, que ganhou o Grammy de melhor álbum do ano em 2010.

Alex Kapranos, dos Franz Ferdinand, fala do DJ francês como uma “grande inspiração como produtor, mas sobretudo como bom homem e amigo”.

“O seu gosto era impecável”, escreveu o cantor e compositor no Twitter como mensagem de despedida de Zdar, a par de uma foto dos dois.

“Ele tinha uma enorme alegria pela vida, generosidade e paixão. Vou sentir muito a falta dele”, termina Alex Kapranos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …