Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

Cassius / Facebook

O DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos.

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a “queda acidental” sem revelar mais detalhes.

“Teve uma queda acidental da janela de um andar elevado de um imóvel parisiense”, destaca o agente de Zdar, Sébastien Farran, sem referir mais detalhes, conforme declarações divulgadas pelo jornal francês Le Figaro.

As autoridades policiais disseram à AFP (agência noticiosa France Presse) que estão a investigar o sucedido, um procedimento de protocolo quando ocorrem acidentes desta natureza.

Zdar formou os Cassius em 1996 com Hubert Blanc-Francard (conhecido como Boom Bass). O duo tornou-se essencial na música electrónica francesa a partir da edição do primeiro álbum “1999”, onde misturam hip hop, house e funk.

O novo álbum dos Cassius, “Dreems”, tinha lançamento agendado para esta sexta-feira, dia 21 de Junho, com um concerto marcado para a sala de espectáculos Olympia, em Paris.

Zdar também formou os Motorbass com Etienne de Crécy, lançando o álbum “Pansoul” em 1996.

O DJ trabalhou como engenheiro de som de Serge Gainsbourg e colaborou com artistas como Kanye West, Beastie Boys, Phoenix, The Rapture, Cat Power, Chromeo, Tiga, M e Franz Ferdinand. Também ajudou na criação do aclamado álbum electro francês “Wolfgang Amadeus Phoenix”, da banda Phoenix, que ganhou o Grammy de melhor álbum do ano em 2010.

Alex Kapranos, dos Franz Ferdinand, fala do DJ francês como uma “grande inspiração como produtor, mas sobretudo como bom homem e amigo”.

“O seu gosto era impecável”, escreveu o cantor e compositor no Twitter como mensagem de despedida de Zdar, a par de uma foto dos dois.

“Ele tinha uma enorme alegria pela vida, generosidade e paixão. Vou sentir muito a falta dele”, termina Alex Kapranos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Após uma legislatura marcada por problemas éticos, ser deputado já não será a mesma coisa

Depois de uma legislatura vincada por vários problemas éticos no interior do Parlamento, houve ajustes a fazer. As regras para deputados advogados, subsídios ou moradas mudaram e, a partir de outubro, ser deputado será um …

Interrogatórios sobre queda de árvore na Madeira só depois das eleições regionais

Os interrogatórios sobre a queda da árvore do Monte, na Madeira, só vão decorrer depois das eleições regionais, avança a imprensa madeirense. A tragédia aconteceu a 15 de agosto do ano passado, antes de uma procissão …

Lagosta e vinho caro. Excentricidades levaram ministro francês do Ambiente a demitir-se

Após a polémica em torno dos seus grandes gastos enquanto presidente da Assembleia Nacional francesa e governante, François de Rugy saiu do Governo. No entanto, diz-se vítima de "linchamento mediático". François de Rugy, ministro francês do …

Os escoceses estão a gerar energia eólica suficiente para abastecer duas Escócias

No primeiro semestre de 2019, a Escócia gerou energia eólica suficiente para abastecer as suas casas duas vezes. Segundo divulgou esta quarta-feira o Science Alert, as turbinas geraram 9,8 milhões de megawatts-hora de eletricidade entre janeiro …

Comentários racistas de Trump condenados na Câmara de Representantes

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na terça-feira uma moção na qual condena o presidente Donald Trump pelos "comentários racistas" dirigidos a quatro mulheres congressistas, sugerindo-lhes que "regressassem aos seus países de origem". A …

PCP quer creches gratuitas e passes sociais em todo o país

O secretário-geral comunista destacou sete compromissos, incluindo a ideia de uma rede de creches gratuitas e o limite máximo de 40 euros para os passes sociais, na apresentação do programa eleitoral do partido, num hotel …

Governo retira estatuto do antigo combatente na véspera de votação

O Governo retirou a proposta de lei sobre o estatuto do antigo combatente por dificuldades no modelo de sustentabilidade financeira resultantes das propostas apresentadas pelos partidos no Parlamento. O anúncio da retirada da proposta foi feito …

Bolsonaro "está decidido". Vai indicar filho para embaixador nos Estados Unidos

Jair Bolsonaro disse que "está decidido" que irá indicar o filho Eduardo Bolsonaro para embaixador em Washington, capital dos Estados Unidos da América. Esta terça-feira, o Presidente do Brasil disse que “está decidido” a indicar o …

Sindicato dos motoristas aprovou aumentos salariais mais baixos dos que agora reclama

A reunião de segunda-feira entre os sindicatos de motoristas e a associação de empresas de transporte de mercadorias (Antram) acabou sem acordo para evitar a greve anunciada para 12 de agosto. Porém, de acordo com o …

"Lei dos primos" corre o risco de ser adiada para depois das eleições

A aprovação da lei do PS que aperta as regras de nomeações governamentais está em dúvida na maratona de votações de sexta-feira. Os sociais-democratas ainda não decidiram o sentido de voto. Na primeira versão, o PS …