/

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

Cassius / Facebook

O DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos.

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a “queda acidental” sem revelar mais detalhes.

“Teve uma queda acidental da janela de um andar elevado de um imóvel parisiense”, destaca o agente de Zdar, Sébastien Farran, sem referir mais detalhes, conforme declarações divulgadas pelo jornal francês Le Figaro.

As autoridades policiais disseram à AFP (agência noticiosa France Presse) que estão a investigar o sucedido, um procedimento de protocolo quando ocorrem acidentes desta natureza.

Zdar formou os Cassius em 1996 com Hubert Blanc-Francard (conhecido como Boom Bass). O duo tornou-se essencial na música electrónica francesa a partir da edição do primeiro álbum “1999”, onde misturam hip hop, house e funk.

O novo álbum dos Cassius, “Dreems”, tinha lançamento agendado para esta sexta-feira, dia 21 de Junho, com um concerto marcado para a sala de espectáculos Olympia, em Paris.

Zdar também formou os Motorbass com Etienne de Crécy, lançando o álbum “Pansoul” em 1996.

O DJ trabalhou como engenheiro de som de Serge Gainsbourg e colaborou com artistas como Kanye West, Beastie Boys, Phoenix, The Rapture, Cat Power, Chromeo, Tiga, M e Franz Ferdinand. Também ajudou na criação do aclamado álbum electro francês “Wolfgang Amadeus Phoenix”, da banda Phoenix, que ganhou o Grammy de melhor álbum do ano em 2010.

Alex Kapranos, dos Franz Ferdinand, fala do DJ francês como uma “grande inspiração como produtor, mas sobretudo como bom homem e amigo”.

“O seu gosto era impecável”, escreveu o cantor e compositor no Twitter como mensagem de despedida de Zdar, a par de uma foto dos dois.

“Ele tinha uma enorme alegria pela vida, generosidade e paixão. Vou sentir muito a falta dele”, termina Alex Kapranos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.