Morreu David Rockefeller, dono de uma das maiores fortunas do mundo

Peter Foley / EPA

O banqueiro e filantropo norte-americano David Rockefeller

O banqueiro e filantropo norte-americano David Rockefeller

O banqueiro e filantropo norte-americano morreu, esta segunda-feira, em casa, aos 101 anos de idade.

Era o último neto vivo do primeiro bilionário dos Estados Unidos e fazia parte da família Rockefeller, uma das mais ricas e com mais história na indústria norte-americana.

O porta-voz da família, Fraser P. Seitel, afirmou que David Rockefeller morreu enquanto dormia na sua residência, em Pocantico Hills, Nova Iorque.

Era o sexto filho de John D. Rockefeller Jr. e neto de John D. Rockefeller, co-fundador da Standard Oil, fundada em 1870, e que foi a maior companhia da época, com produção, refinação e transporte de petróleo.

O seu avô, falecido em 1937, fez fortuna e foi mesmo o primeiro homem nos Estados Unidos a ganhar mais de mil milhões de dólares.

Com a morte dos seus irmãos mais velhos, David estava à frente de uma vasta rede de interesses familiares, tanto empresariais quanto filantrópicos, que vão da conservação ambiental às artes. Também comandou o que hoje é o banco JP Morgan Chase.

O seu nome continua a figurar entre as listas das maiores fortunas da história da humanidade. Embora já não possuísse uma fortuna da dimensão do avô, tido no seu tempo como um dos homens mais influentes do país, continua a ter honras reservadas a chefes de Estado nas suas visitas ao estrangeiro, como salienta o jornal New York Times.

Em 2015, quando comemorou o seu 100º aniversário, doou 4 mil quilómetros quadrados de terra a um parque nacional do Maine.

// Move

3 COMENTÁRIOS

  1. Trespassem-lhe o coração com uma lança para que este vampiro não possa ressuscitar e voltar a sugar o sangue da humaniodade.

  2. Nem o inferno o queria!

    David Rockefeller, foi um dos maiores financiadores do aborto no mundo Aborto é filicídio.

    Peixoto Gomide, um filicida, é nome de rua em São Paulo.

  3. Significado de Filantropo
    Que sente amor pela humanidade, diz-se da pessoa humanitária, que pratica a caridade, Aquele que exerce ou pratica filantropia, sujeito que ama o próximo e se dedica a obras de caridade.

    Filantropo é sinônimo de: abnegado, altruísta, desprendido.

    Filantropo é o contrário de: egoísta.

    O maior filantropo da minha terra doou os terrenos que valiam uma fortuna para construção do hospital toda a gente aplaudiu e agradeceu, o pior foi quando se descobriu que em troca recebeu 10 fortunas ou mais em dinheiro vivo. Isto tem muitos nomes muito feios nenhum é filantropia.

RESPONDER

Um cluster de células cancerígenas num cancro de mama

Novo estudo confirma: a principal causa do cancro é o azar

Há uma nova pesquisa que confirma que dois terços dos cancros não podem ser prevenidos com melhorias no estilo de vida: devem-se a puro azar genético. A hereditariedade e os factores ambientais, como o fumo do …

Reunião de accionistas da Samsung

Accionista de 11 anos da Samsung critica empresa por fiasco do Galaxy Note 7

Um accionista da Samsung Electronics, de apenas 11 anos de idade, tornou-se o centro das atenções na reunião anual de accionistas da empresa - durante a qual reprovou o fiasco do Galaxy Note 7 e …

-

Gelo nos pólos atingiu o valor mínimo de que há registo

A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu mínimos recordes a 13 de Fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou a agência espacial norte-americana NASA. O gelo …

Osmond Bell, ex-companheiro da vítima, foi condenado a 12 anos de prisão

Uma chiclete ajudou a levar para a cadeia um assassino que estava livre há 35 anos

Uma chiclete. Essa foi a chave para solucionar um assassinato que ocorreu há mais de 35 anos em Inglaterra. Corria o ano de 1981. No Chile, o general Augusto Pinochet autoproclamava-se presidente da República. O então presidente …

Aos 103 anos, Raymundo Chávez mantém-se em forma no Ginásio

Aos 105 anos, o sobrevivente mais velho de Pearl Harbor vai ao ginásio

Ray Chávez, o sobrevivente mais velho do ataque japonês a Pearl Harbor em 1941, diz não ter o segredo da juventude, mas acredita que uma vida saudável e os seus dois dias de ginásio por …

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em reunião de alto nível entre representantes da Turquia e da União Europeia

Turquia ameaça fazer referendo para cancelar pedido de adesão à UE

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, indicou hoje que o país pode organizar um referendo sobre a continuação do processo de adesão à União Europeia (UE), numa altura em que as relações bilaterais são tensas. "No …

goalpoint-portugal-hungria-ql-mundial-2018-1068x522

Portugal vs Hungria | “Bombas” de CR7 inspiram campeão

Os campeões da Europa venceram a Hungria por 3-0, graças a uma bela exibição de Cristiano Ronaldo, e continuam na luta com a Suíça. A Selecção de Portugal fez o que lhe competia e venceu a …

Alexander Vinogradov, Rússia (Competição Aberta, Retratos)

Sony anuncia as melhores fotos do World Photography Awards 2017

A Sony anunciou a lista com as melhores imagens deste ano do maior concurso de fotografia do mundo, o Sony World Photography Awards. As entradas incluem as melhores fotos não só de profissionais, mas também …

Patrick Kluivert

Patrick Kluivert foi pressionado por máfia holandesa por dívida de aposta

O ex-jogador holandês e atual diretor desportivo do Paris Saint-Germain, Patrick Kluivert, foi pressionado por uma máfia de apostas após ter acumulado 1 milhão de euros em dívidas entre 2011 e 2012, disse neste sábado …

-

Homem resgatado após 56 dias à deriva no mar

Um pescador filipino foi resgatado na Papua Nova Guiné depois de estar 56 dias à deriva no mar, informa a imprensa local. O jovem náufrago, Roland Omongos, de 21 anos, tinha deixado General Santos, no sul …