Morreu David Rockefeller, dono de uma das maiores fortunas do mundo

Peter Foley / EPA

O banqueiro e filantropo norte-americano David Rockefeller

O banqueiro e filantropo norte-americano David Rockefeller

O banqueiro e filantropo norte-americano morreu, esta segunda-feira, em casa, aos 101 anos de idade.

Era o último neto vivo do primeiro bilionário dos Estados Unidos e fazia parte da família Rockefeller, uma das mais ricas e com mais história na indústria norte-americana.

O porta-voz da família, Fraser P. Seitel, afirmou que David Rockefeller morreu enquanto dormia na sua residência, em Pocantico Hills, Nova Iorque.

Era o sexto filho de John D. Rockefeller Jr. e neto de John D. Rockefeller, co-fundador da Standard Oil, fundada em 1870, e que foi a maior companhia da época, com produção, refinação e transporte de petróleo.

O seu avô, falecido em 1937, fez fortuna e foi mesmo o primeiro homem nos Estados Unidos a ganhar mais de mil milhões de dólares.

Com a morte dos seus irmãos mais velhos, David estava à frente de uma vasta rede de interesses familiares, tanto empresariais quanto filantrópicos, que vão da conservação ambiental às artes. Também comandou o que hoje é o banco JP Morgan Chase.

O seu nome continua a figurar entre as listas das maiores fortunas da história da humanidade. Embora já não possuísse uma fortuna da dimensão do avô, tido no seu tempo como um dos homens mais influentes do país, continua a ter honras reservadas a chefes de Estado nas suas visitas ao estrangeiro, como salienta o jornal New York Times.

Em 2015, quando comemorou o seu 100º aniversário, doou 4 mil quilómetros quadrados de terra a um parque nacional do Maine.

// Move

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Trespassem-lhe o coração com uma lança para que este vampiro não possa ressuscitar e voltar a sugar o sangue da humaniodade.

  2. Nem o inferno o queria!

    David Rockefeller, foi um dos maiores financiadores do aborto no mundo Aborto é filicídio.

    Peixoto Gomide, um filicida, é nome de rua em São Paulo.

  3. Significado de Filantropo
    Que sente amor pela humanidade, diz-se da pessoa humanitária, que pratica a caridade, Aquele que exerce ou pratica filantropia, sujeito que ama o próximo e se dedica a obras de caridade.

    Filantropo é sinônimo de: abnegado, altruísta, desprendido.

    Filantropo é o contrário de: egoísta.

    O maior filantropo da minha terra doou os terrenos que valiam uma fortuna para construção do hospital toda a gente aplaudiu e agradeceu, o pior foi quando se descobriu que em troca recebeu 10 fortunas ou mais em dinheiro vivo. Isto tem muitos nomes muito feios nenhum é filantropia.

RESPONDER

Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís votados para o Nobel

A Academia de Ciências de Lisboa apontou Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís a possíveis candidatos para receberem o próximo Prémio Nobel da Literatura, após convite do Comité Nobel da Academia Sueca. Ainda faltam alguns meses para …

Sushi e peixe cru podem provocar “anisakiasis”

As infecções por parasitas intestinais estão a aumentar com a popularidade do sushi e os riscos do consumo de peixe cru ficaram novamente ilustrados com um caso insólito. O caso foi relatado pelo médico norte-americano Kenny Banh …

Casa dos Horrores: o pai das crianças já tinha raptado a companheira

O mundo ainda está em choque com a descoberta macabra feita pela polícia da Califórnia no passado domingo. Mas o horror vem de trás. O casal David e Louise Turpin é suspeito de manter os 13 …

Fisco espanhol acusa Shakira de fraude fiscal

O fisco espanhol pediu ao Ministério Público para acusar a cantora colombiana Shakira de fraude fiscal, que terá cometido entre 2011 e 2014, noticiou hoje o jornal espanhol La Vanguardia. A administração fiscal espanhola apresentou este …

A fórmula do plástico mais resistente do mundo continua perdida

Uma invenção revolucionária que poderia deixar o mundo mais seguro. Assim foi definido o starlite, material resistente ao fogo e a altas temperaturas, cuja fórmula permanece desconhecida - e poderá estar perdida. O material foi criado …

Não, ter plantas em casa não é prejudicial para a saúde

Desde sempre que a ideia de que ter plantas em casa é prejudicial para a saúde está enraizada na mente de todos - crença, no entanto, comprovadamente errada. A ideia surgiu pelo facto de, no processo …

Deco registou quatro queixas por dia sobre compras online em 2017

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Deco, recebeu 1.642 reclamações sobre compras feita pela internet em 2017, numa média de quatro queixas por dia, número que sobe para 8.538 no caso da rede …

Vai passar pela Terra um "arranha-céus" a 122 mil quilómetros por hora

Um "asteróide potencialmente perigoso" dirige-se para a Terra a uma velocidade de mais de 122.000 quilómetros por hora, informou a agência espacial norte-americana NASA. O asteróide 2002 AJ129 vai aproximar-se da Terra no próximo dia 4 …

Adepto condenado por morte com very-light detido no Estádio da Luz

O homem condenado há 20 anos por causar uma morte com um very-light foi detido no sábado pela PSP no Estádio da Luz, onde estava proibido de entrar na sequência de uma condenação por posse …

Condutor bêbado adormeceu ao volante... e o seu Tesla parou sozinho

Talvez no futuro os automóveis autónomos consigam levar passageiros bêbedos até casa sem colocar outras pessoas em risco, mas por agora não se pode esperar que nem mesmo um Tesla faça isso. Já é muito …