Morreu David Rockefeller, dono de uma das maiores fortunas do mundo

Peter Foley / EPA

O banqueiro e filantropo norte-americano David Rockefeller

O banqueiro e filantropo norte-americano David Rockefeller

O banqueiro e filantropo norte-americano morreu, esta segunda-feira, em casa, aos 101 anos de idade.

Era o último neto vivo do primeiro bilionário dos Estados Unidos e fazia parte da família Rockefeller, uma das mais ricas e com mais história na indústria norte-americana.

O porta-voz da família, Fraser P. Seitel, afirmou que David Rockefeller morreu enquanto dormia na sua residência, em Pocantico Hills, Nova Iorque.

Era o sexto filho de John D. Rockefeller Jr. e neto de John D. Rockefeller, co-fundador da Standard Oil, fundada em 1870, e que foi a maior companhia da época, com produção, refinação e transporte de petróleo.

O seu avô, falecido em 1937, fez fortuna e foi mesmo o primeiro homem nos Estados Unidos a ganhar mais de mil milhões de dólares.

Com a morte dos seus irmãos mais velhos, David estava à frente de uma vasta rede de interesses familiares, tanto empresariais quanto filantrópicos, que vão da conservação ambiental às artes. Também comandou o que hoje é o banco JP Morgan Chase.

O seu nome continua a figurar entre as listas das maiores fortunas da história da humanidade. Embora já não possuísse uma fortuna da dimensão do avô, tido no seu tempo como um dos homens mais influentes do país, continua a ter honras reservadas a chefes de Estado nas suas visitas ao estrangeiro, como salienta o jornal New York Times.

Em 2015, quando comemorou o seu 100º aniversário, doou 4 mil quilómetros quadrados de terra a um parque nacional do Maine.

// Move

3 COMENTÁRIOS

  1. Trespassem-lhe o coração com uma lança para que este vampiro não possa ressuscitar e voltar a sugar o sangue da humaniodade.

  2. Nem o inferno o queria!

    David Rockefeller, foi um dos maiores financiadores do aborto no mundo Aborto é filicídio.

    Peixoto Gomide, um filicida, é nome de rua em São Paulo.

  3. Significado de Filantropo
    Que sente amor pela humanidade, diz-se da pessoa humanitária, que pratica a caridade, Aquele que exerce ou pratica filantropia, sujeito que ama o próximo e se dedica a obras de caridade.

    Filantropo é sinônimo de: abnegado, altruísta, desprendido.

    Filantropo é o contrário de: egoísta.

    O maior filantropo da minha terra doou os terrenos que valiam uma fortuna para construção do hospital toda a gente aplaudiu e agradeceu, o pior foi quando se descobriu que em troca recebeu 10 fortunas ou mais em dinheiro vivo. Isto tem muitos nomes muito feios nenhum é filantropia.

RESPONDER

Adeus, Mr. Charles Bradley

Foi através das redes sociais de Charles Bradley que o mundo ficou a saber da morte do músico norte-americano, aos 68 anos. O dono da marcante voz do soul morreu, vítima de cancro no estômago. Há …

Relatório sobre Tancos é tão secreto que ninguém sabe quem o fez

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou esta noite desconhecer o relatório noticiado pelo Expresso sobre o furto de armas em Tancos, sublinhando que o documento não pertence a "nenhum organismo oficial" do Estado. “Não sei a que …

Benfica vs P. Ferreira | Artilharia com excesso de pontaria

O Benfica regressou às vitórias, após três jogos sem vencer. A vítima foi o Paços de Ferreira, que perdeu por 2-0 no Estádio da Luz, perante uma “águia” a querer responder à “crise” com muito …

Moreirense vs Sporting | Machadada na série leonina

O Sporting perdeu os primeiros pontos no campeonato ao empatar, por 1-1, na deslocação ao terreno do Moreirense. Sem Acuña, a equipa “leonina” revelou grandes dificuldades durante toda a partida, acabando por marcar apenas num autogolo, …

México registou 4287 réplicas do sismo de dia 7

O Serviço Sismológico Nacional (SSN) do México registou 4.287 réplicas do terramoto de dia 07, que abanou o centro e sul do país, informou hoje a diretora do centro, Xyoli Pérez Campos. Em conferência de imprensa, …

Autocarro eléctrico fez 1772km com uma só carga

Para que a transição para os veículos eléctricos seja total é necessário demonstrar a sua viabilidade como alternativa para todo o tipo de veículos, e a Proterra acaba de demonstrar que a autonomia não é …

TAP cancela Londres/Porto por falta de tripulação

A TAP cancelou hoje um voo entre Londres e o Porto, por não ter tripulação suficiente, confirmou à Lusa fonte oficial da companhia aérea, após relatos de passageiros que não puderam voar. A empresa explicou que …

Vice-presidente angolano arrasa Portugal e deixa relações por um fio

A defesa de Manuel Vicente, vice-presidente cessante de Angola, atira-se ao Ministério Público português, acusando-o de mentir e de violar a Lei Internacional, no âmbito do processo em que o governante é acusado de corrupção. O …

Ministério Público abre inquérito ao “apagão” dos 10 mil milhões para offshores

O Ministério Público decidiu abrir um inquérito ao 'apagão' informático que entre 2011 e 2014 permitiu que quase 10.000 milhões de euros fossem transferidos para offshores sem passar pela Autoridade Tributária, embora os bancos tenham …

Exército cercou favela da Rocinha (e nem assim acaba a "guerra do Rio")

As Forças Armadas do Brasil cercaram a comunidade da Rocinha, uma grande favela do Rio de Janeiro onde vivem pelo menos 70 mil pessoas. A decisão foi tomada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, com …