Morreu David Rockefeller, dono de uma das maiores fortunas do mundo

Peter Foley / EPA

O banqueiro e filantropo norte-americano David Rockefeller

O banqueiro e filantropo norte-americano David Rockefeller

O banqueiro e filantropo norte-americano morreu, esta segunda-feira, em casa, aos 101 anos de idade.

Era o último neto vivo do primeiro bilionário dos Estados Unidos e fazia parte da família Rockefeller, uma das mais ricas e com mais história na indústria norte-americana.

O porta-voz da família, Fraser P. Seitel, afirmou que David Rockefeller morreu enquanto dormia na sua residência, em Pocantico Hills, Nova Iorque.

Era o sexto filho de John D. Rockefeller Jr. e neto de John D. Rockefeller, co-fundador da Standard Oil, fundada em 1870, e que foi a maior companhia da época, com produção, refinação e transporte de petróleo.

O seu avô, falecido em 1937, fez fortuna e foi mesmo o primeiro homem nos Estados Unidos a ganhar mais de mil milhões de dólares.

Com a morte dos seus irmãos mais velhos, David estava à frente de uma vasta rede de interesses familiares, tanto empresariais quanto filantrópicos, que vão da conservação ambiental às artes. Também comandou o que hoje é o banco JP Morgan Chase.

O seu nome continua a figurar entre as listas das maiores fortunas da história da humanidade. Embora já não possuísse uma fortuna da dimensão do avô, tido no seu tempo como um dos homens mais influentes do país, continua a ter honras reservadas a chefes de Estado nas suas visitas ao estrangeiro, como salienta o jornal New York Times.

Em 2015, quando comemorou o seu 100º aniversário, doou 4 mil quilómetros quadrados de terra a um parque nacional do Maine.

// Move

3 COMENTÁRIOS

  1. Trespassem-lhe o coração com uma lança para que este vampiro não possa ressuscitar e voltar a sugar o sangue da humaniodade.

  2. Nem o inferno o queria!

    David Rockefeller, foi um dos maiores financiadores do aborto no mundo Aborto é filicídio.

    Peixoto Gomide, um filicida, é nome de rua em São Paulo.

  3. Significado de Filantropo
    Que sente amor pela humanidade, diz-se da pessoa humanitária, que pratica a caridade, Aquele que exerce ou pratica filantropia, sujeito que ama o próximo e se dedica a obras de caridade.

    Filantropo é sinônimo de: abnegado, altruísta, desprendido.

    Filantropo é o contrário de: egoísta.

    O maior filantropo da minha terra doou os terrenos que valiam uma fortuna para construção do hospital toda a gente aplaudiu e agradeceu, o pior foi quando se descobriu que em troca recebeu 10 fortunas ou mais em dinheiro vivo. Isto tem muitos nomes muito feios nenhum é filantropia.

RESPONDER

Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de …

Tribunal confirma incapacidade de centenário que se casou com empregada em Bragança

O centenário milionário de Bragança que se casou com uma empregada em maio, dois meses antes de morrer, estava incapaz de tomar decisões, indica uma sentença judicial datada desta segunda-feira, a que a Lusa teve …

Alemanha proíbe smartwatches que espiam crianças

O órgão regulador das telecomunicações alemãs anunciou, este fim de semana, a proibição da utilização de smartwatches a todas as crianças. Aos pais, o Bundesnetzagentur pediu que destruíssem estes equipamentos. A decisão foi tomada pelo órgão …

Ministério Público pede 3 anos e 4 meses de pena suspensa para Carrilho

O Ministério Público pediu, esta segunda-feira, três anos e quatro meses de prisão, com pena suspensa, para Manuel Maria Carrilho pelo crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. Foram mais de três horas de …

El Mundo aponta Centeno como favorito à presidência do Eurogrupo

Faltam duas semanas para serem tornados públicos os nomes dos candidatos à presidência do Eurogrupo que vão suceder a Dijsselbloem. O espanhol El Mundo já tem um favorito e é português: Mário Centeno. "Mário Centeno, o …

João Lourenço exonera comandante da polícia e chefe da secreta militar

O Presidente angolano exonerou hoje o comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, e o chefe da secreta militar, general António José Maria, nomeando respetivamente, para os mesmos lugares, o comissário-geral Alfredo Mingas e o …

Porto perde a Agência Europeia do Medicamento para Amesterdão

A cidade do Porto foi eliminada, esta segunda-feira, na votação no Conselho da União Europeia para escolher a futura sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), que vai abandonar o Reino Unido devido ao Brexit. À …

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A agência espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …