Morreu David Rockefeller, dono de uma das maiores fortunas do mundo

3

Peter Foley / EPA

O banqueiro e filantropo norte-americano David Rockefeller

O banqueiro e filantropo norte-americano David Rockefeller

O banqueiro e filantropo norte-americano morreu, esta segunda-feira, em casa, aos 101 anos de idade.

Era o último neto vivo do primeiro bilionário dos Estados Unidos e fazia parte da família Rockefeller, uma das mais ricas e com mais história na indústria norte-americana.

O porta-voz da família, Fraser P. Seitel, afirmou que David Rockefeller morreu enquanto dormia na sua residência, em Pocantico Hills, Nova Iorque.

Era o sexto filho de John D. Rockefeller Jr. e neto de John D. Rockefeller, co-fundador da Standard Oil, fundada em 1870, e que foi a maior companhia da época, com produção, refinação e transporte de petróleo.

O seu avô, falecido em 1937, fez fortuna e foi mesmo o primeiro homem nos Estados Unidos a ganhar mais de mil milhões de dólares.

Com a morte dos seus irmãos mais velhos, David estava à frente de uma vasta rede de interesses familiares, tanto empresariais quanto filantrópicos, que vão da conservação ambiental às artes. Também comandou o que hoje é o banco JP Morgan Chase.

O seu nome continua a figurar entre as listas das maiores fortunas da história da humanidade. Embora já não possuísse uma fortuna da dimensão do avô, tido no seu tempo como um dos homens mais influentes do país, continua a ter honras reservadas a chefes de Estado nas suas visitas ao estrangeiro, como salienta o jornal New York Times.

Em 2015, quando comemorou o seu 100º aniversário, doou 4 mil quilómetros quadrados de terra a um parque nacional do Maine.

// Move

3 Comments

  1. Trespassem-lhe o coração com uma lança para que este vampiro não possa ressuscitar e voltar a sugar o sangue da humaniodade.

  2. Nem o inferno o queria!

    David Rockefeller, foi um dos maiores financiadores do aborto no mundo Aborto é filicídio.

    Peixoto Gomide, um filicida, é nome de rua em São Paulo.

  3. Significado de Filantropo
    Que sente amor pela humanidade, diz-se da pessoa humanitária, que pratica a caridade, Aquele que exerce ou pratica filantropia, sujeito que ama o próximo e se dedica a obras de caridade.

    Filantropo é sinônimo de: abnegado, altruísta, desprendido.

    Filantropo é o contrário de: egoísta.

    O maior filantropo da minha terra doou os terrenos que valiam uma fortuna para construção do hospital toda a gente aplaudiu e agradeceu, o pior foi quando se descobriu que em troca recebeu 10 fortunas ou mais em dinheiro vivo. Isto tem muitos nomes muito feios nenhum é filantropia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.