Morreu David Rockefeller, dono de uma das maiores fortunas do mundo

Peter Foley / EPA

O banqueiro e filantropo norte-americano David Rockefeller

O banqueiro e filantropo norte-americano David Rockefeller

O banqueiro e filantropo norte-americano morreu, esta segunda-feira, em casa, aos 101 anos de idade.

Era o último neto vivo do primeiro bilionário dos Estados Unidos e fazia parte da família Rockefeller, uma das mais ricas e com mais história na indústria norte-americana.

O porta-voz da família, Fraser P. Seitel, afirmou que David Rockefeller morreu enquanto dormia na sua residência, em Pocantico Hills, Nova Iorque.

Era o sexto filho de John D. Rockefeller Jr. e neto de John D. Rockefeller, co-fundador da Standard Oil, fundada em 1870, e que foi a maior companhia da época, com produção, refinação e transporte de petróleo.

O seu avô, falecido em 1937, fez fortuna e foi mesmo o primeiro homem nos Estados Unidos a ganhar mais de mil milhões de dólares.

Com a morte dos seus irmãos mais velhos, David estava à frente de uma vasta rede de interesses familiares, tanto empresariais quanto filantrópicos, que vão da conservação ambiental às artes. Também comandou o que hoje é o banco JP Morgan Chase.

O seu nome continua a figurar entre as listas das maiores fortunas da história da humanidade. Embora já não possuísse uma fortuna da dimensão do avô, tido no seu tempo como um dos homens mais influentes do país, continua a ter honras reservadas a chefes de Estado nas suas visitas ao estrangeiro, como salienta o jornal New York Times.

Em 2015, quando comemorou o seu 100º aniversário, doou 4 mil quilómetros quadrados de terra a um parque nacional do Maine.

// Move

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Trespassem-lhe o coração com uma lança para que este vampiro não possa ressuscitar e voltar a sugar o sangue da humaniodade.

  2. Nem o inferno o queria!

    David Rockefeller, foi um dos maiores financiadores do aborto no mundo Aborto é filicídio.

    Peixoto Gomide, um filicida, é nome de rua em São Paulo.

  3. Significado de Filantropo
    Que sente amor pela humanidade, diz-se da pessoa humanitária, que pratica a caridade, Aquele que exerce ou pratica filantropia, sujeito que ama o próximo e se dedica a obras de caridade.

    Filantropo é sinônimo de: abnegado, altruísta, desprendido.

    Filantropo é o contrário de: egoísta.

    O maior filantropo da minha terra doou os terrenos que valiam uma fortuna para construção do hospital toda a gente aplaudiu e agradeceu, o pior foi quando se descobriu que em troca recebeu 10 fortunas ou mais em dinheiro vivo. Isto tem muitos nomes muito feios nenhum é filantropia.

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …