Morreu o coronel Manuel Costa Braz

Arquivo RTP

O coronel Manuel Costa Braz, em foto de 1974

Manuel Costa Braz, militar de Abril e antigo ministro da Administração Interna, morreu esta terça-feira em Lisboa, aos 85 anos, vítima de doença prolongada.

Manuel Costa Braz foi ministro da Administração Interna no segundo e terceiro governos provisórios, chefiados por Vasco Gonçalves, e no primeiro e quinto governos Constitucionais, liderados por Mário Soares e Maria de Lourdes Pintasilgo, respetivamente.

Militar de Abril, Costa Braz integrou depois da Revolução dos Cravos o chamado Grupo dos 9, que desempenhou um papel de relevo na estabilização do regime democrático após o “verão quente” de 1975.

Foi o primeiro Provedor de Justiça, de 1975 a 1976, e também Alto Comissário contra a Corrupção, entre 1983 e 1993. Neste último ano, passou a Presidente do Conselho de Administração da Hidroelétrica de Cahora Bassa em Moçambique, cargo que desempenhou até 1999.

Antes da aprovação da Constituição democrática, em 1976, liderou a organização do primeiro recenseamento eleitoral pós-Estado Novo, o lançamento do processo eleitoral para a Assembleia Constituinte e pertenceu à comissão de administração da RTP.

Depois da reforma, aos 65 anos, Costa Braz foi ainda presidente do Conselho Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.

Natural de Pombalinho, o militar de Abril morreu esta terça-feira em Lisboa, aos 85 anos, vítima de doença prolongada, disse à Lusa fonte da associação 25 de Abril.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.