/

Morreu Constança Braddell, a jovem que sofria de fibrose quística

1

Constança Bradell / Instagram

Constança Braddell, a jovem de 24 anos que sofria de fibrose quística, morreu este domingo aos 24 anos, depois de ter estado internada em estado muito grave.

Constança Braddell faleceu este domingo, aos 24 anos. A jovem esteve internada nos cuidados intensivos em estado muito grave nas últimas três semanas.

“É com grande tristeza que hoje, dia 11 de julho pouco depois das 14h, a nossa querida Constança nos deixou”, lê-se numa mensagem que a família partilhou nas redes sociais.

Constança “viveu constantemente a sua vida com um admirável positivismo e entrega” e “nunca tomou nada por garantido, apreciando cada momento da sua vida como se fosse o seu último”, acrescenta o comunicado. “Constança Braddell tu és, e serás para sempre, a nossa maior guerreira. Nós amamos-te.”

Há uma semana, a SIC noticiou que o agravamento do estado de saúde resultou de um pneumotórax, que acontece quando o ar escapa e fica entre os pulmões e a parede torácica, pressionando os órgãos e dificultando a respiração. Os doentes que sofrem de fibrose quística têm fatores de risco que podem levar a desenvolver este quadro clínico.

A história de Constança ficou conhecida quando a jovem lançou um apelo no Instagram, intitulado “não quero morrer”, onde pedia o acesso ao medicamento Kaftrio para tratamento da fibrose quística.

Depois do apelo nas redes sociais, Constança Bradell conseguiu angariar, em dois dias, mais de 200 mil euros, na sequência de uma campanha de angariação de fundos, lançada por familiares e amigos para comprar o fármaco.

Em março, o Infarmed aprovou o pedido de autorização especial para que quatro doentes que sofrem desta doença tivessem acesso ao tratamento inovador sem custos. Um desses pacientes era Constança.

A fibrose quística é uma doença rara e hereditária. Apesar de não ter cura, o Kaftrio podia melhorar o quadro clínico de Constança e dar-lhe mais qualidade de vida.

ZAP //

1 Comment

  1. Os meus sinceros pêsames aos Familiares desta Jovem e de todos e todas as Jovens e Crianças. que estão a padecer de doenças prolongadas e fatais !….. Sou Pai !…… como não manifestar a minha solidariedade ?.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.