Morreu o cantor norte-americano Al Jarreau

O cantor de jazz norte-americano Al Jarreau, vencedor de sete prémios Grammy, morreu hoje, aos 76 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos, dias depois de anunciar a sua retirada dos palcos e de ter sido hospitalizado por fadiga.

“Al Jarreau morreu hoje às 5:30 da manhã. Estava hospitalizado, acompanhado do filho, Ryan, de Susan, sua mulher, amigos e família”, explicou o agente do cantor, Joe Gordon, num comunicado hoje enviado aos meios de comunicação social, citado pela agência EFE.

A família irá mandar celebrar uma missa para as pessoas mais chegadas ao cantor e não será organizada nenhuma homenagem pública.

Al Jarreau, nascido em Milwaukee no estado do Winsconsin, editou o seu primeiro álbum em 1975, com 35 anos, tendo dois anos depois recebido o seu primeiro prémio Grammy, de sete, com o disco “Look to the rainbow”.

Classificado como cantor de jazz, o estilo “eclético” de Al Jarreau “era inteiramente seu, polido com anos de aprendizagem em ‘boites’ solitárias”, descreve o jornal Washington Post.

Depois de ter sido distinguido com vários prémios como cantor de jazz, Al Jarreau chegou a uma audiência maior com “Breakin’ Away“, de 1981, que vendeu mais de um milhão de cópias e incluía o tema “We’re in this love together”. O álbum venceu prémios Grammy nas categorias vocais de pop e jazz.

O tema central da série de televisão dos anos 1980 “Modelo e detetive” (“Moonlighting”), protagonizada por Bruce Willis e Cybill Shepherd, tornou a voz de Al Jarreau conhecida do grande público.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.