/

Morreu a Irina de “Cancer I Love You”, o rosto (alegre) da luta contra o cancro em Portugal

1

@cancer_i_love_you / Instagram

Irina Fernandes, Cancer I Love You

Irina Fernandes, autora do perfil de Instagram “Cancer I Love You”.

Morreu Irina Fernandes, a autora do perfil de Instagram “Cancer I Love You” (Cancer, eu adoro-te). Tinha 38 anos, lutava contra um cancro da mama há mais de dois anos e era um dos mais conhecidos rostos da luta contra esta doença em Portugal.

Após mais de dois anos de luta contra um cancro da mama, “a Irina partiu”. É assim que Rui, o companheiro de Irina Fernandes e pai do seu filho de 11 anos, comunica a sua morte no perfil do Instagram que a deu a conhecer ao país.

Em “Cancer I Love You”, Irina Fernandes partilhou a sua luta contra o cancro desde que foi diagnosticada, em 2020.

Nas suas publicações, foi contando os desafios dos tratamentos e chegou a revelar ter deixado as terapias convencionais para optar por soluções alternativas quando a doença não dava sinais de se acalmar.

Mas também fez sempre questão de mostrar uma atitude positiva, partilhando imagens onde se mostrava sempre sorridente, mesmo quando estava internada no hospital.

“Houve altos muito altos e baixos muito baixos”, mas “o amor foi-nos embalando, empurrando para tentar fazer o impossível”, “a segurar as pontas soltas”, “a dar força quando as pernas falhavam”, “a mover a colher em direcção à boca”, “a guiar a agulha no braço”, escreve o companheiro de Irina Fernandes.

“O amor a silenciar as bocas de ódio. O amor a dar movimento ao movimento. A iluminar no escuro. O amor a curar“, escreve ainda no Instagram, salientando que viu “uma pessoa curar-se e aos outros com amor”.

“Ela curou-se. Curou-se mesmo. E seguiu para outro plano curada. Sem mágoa, sem cicatrizes, sem dor. Ela sabia. Tinha razão. Amor cura”, conclui na publicação.

Irina Fernandes tornou-se ainda mais conhecida do país quando foi protagonista na reportagem da TVI “Amor cura”, em 2021, onde contou a sua história.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.