Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais.

O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de ter falecido, no local onde vivia. O ator português foi encontrado morto na tenda onde vivia, nos arredores de Sintra. José Lopes vivia em situação de pobreza, após uma longa carreira artística, em televisão, cinema e teatro, marcada por períodos de desemprego.

A informação foi inicialmente partilhada por um amigo do ator nas redes sociais, onde amigos e familiares partilham mensagens de pesar.

“Aos 61 anos, este andarilho da cultura foi encontrado morto na tenda onde dormia (desde que a segurança social lhe cortara o rendimento mínimo), nos arrabaldes de Sintra, junto a uma estação de comboios… Não se sabe a hora nem o dia em que tal facto aconteceu. Dizem que morreu de causa desconhecida…”, escreve António Alves Fernandes.

O artista vivia com muitas dificuldades económicas, que levaram um grupo de amigos de José Lopes a lançar uma campanha na qual é pedida “uma contribuição, de modo a realizarem-se as cerimónias fúnebres”.

Segundo o Sapo, o pedido de ajuda para custear o funeral do ator foi publicado por José Oliveira e mais tarde  partilhada pela atriz Ângela Pinto.

Também o escritor Rui Zink usou as redes sociais para lamentar a morte de José Lopes. “E agora vem a notícia de que o Zé Lopes também já foi, encontrado no tugúrio onde morava por um amigo um par de dias depois de morrer”.

“Agora há um pedido de donativos solidários para lhe pagar o enterro, e não escapa a muitos de nós que melhor teria sido tal ser feito em vida. Não o funeral, mas o donativo solidário, para viver. Para não ser enterrado em vida, precisamente“, escreveu o escritor.

“Se justiça houver, estará neste momento a receber aplausos, o melhor prémio para um actor. De dinheiro (o segundo melhor prémio para um actor) já não precisa. Apenas nós, para o seu funeral”, lê-se ainda na publicação de Rui Zink.

JOSÉ LOPES (1958-2019)A brincadeira com a banana e a fita adesiva trouxe-me à memória a Eugénia, que já cá não está e…

Publicado por Rui Zink em Terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Segundo o Notícias ao Minuto, o velório de José Lopes decorre esta quinta-feira, na Igreja de São Cristóvão, Largo São Cristóvão, Mouraria das 17h às 23h. O funeral realizar-se-á na mesma Igreja no dia 12, sexta-feira, às 15h, e partirá para o Cemitério da Ajuda.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Porque não pediu ajuda à Casa do Artista? Ou será que a pediu e não lhe foi dada? Vivia numa tenda?! Então e os AMIGOS, o que fizeram para que de lá saisse? Enfim, pergunto eu…
    Paz à sua alma e sentidas condolências à Família enlutada.

  2. Eu acho engraçado ainda se denominarem amigos ? Amigos ? Estes atores sem pingo de vergonha ainda fazem fila para aparecer na foto e chorarem como são profissionais a fazer ! Só me deixa duas perguntas : vocês que ganham o que ganham sem condolência a este senhor em vida o mínimo que poderiam fazer como “companheiros “ era ao menos vocês com o dinheiro extra que ganham que não é pouco prestarem o gesto nobre de “ amigos “ que dizem que são ! Vocês ganham mais descontos do governo e numa situação destas querem fazer ao povo de parvos a culpar o governo , cheira o sujo a falar para o mal lavado ! Amigos assim tá Portugal cheio ! Chega de se aproveitarem do bom coração do povo ! Incomoda muito ter falecido desta maneira , mas o que mais incomoda foi quem deixou se cego para não se dar !

RESPONDER

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …