Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais.

O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de ter falecido, no local onde vivia. O ator português foi encontrado morto na tenda onde vivia, nos arredores de Sintra. José Lopes vivia em situação de pobreza, após uma longa carreira artística, em televisão, cinema e teatro, marcada por períodos de desemprego.

A informação foi inicialmente partilhada por um amigo do ator nas redes sociais, onde amigos e familiares partilham mensagens de pesar.

“Aos 61 anos, este andarilho da cultura foi encontrado morto na tenda onde dormia (desde que a segurança social lhe cortara o rendimento mínimo), nos arrabaldes de Sintra, junto a uma estação de comboios… Não se sabe a hora nem o dia em que tal facto aconteceu. Dizem que morreu de causa desconhecida…”, escreve António Alves Fernandes.

O artista vivia com muitas dificuldades económicas, que levaram um grupo de amigos de José Lopes a lançar uma campanha na qual é pedida “uma contribuição, de modo a realizarem-se as cerimónias fúnebres”.

Segundo o Sapo, o pedido de ajuda para custear o funeral do ator foi publicado por José Oliveira e mais tarde  partilhada pela atriz Ângela Pinto.

Também o escritor Rui Zink usou as redes sociais para lamentar a morte de José Lopes. “E agora vem a notícia de que o Zé Lopes também já foi, encontrado no tugúrio onde morava por um amigo um par de dias depois de morrer”.

“Agora há um pedido de donativos solidários para lhe pagar o enterro, e não escapa a muitos de nós que melhor teria sido tal ser feito em vida. Não o funeral, mas o donativo solidário, para viver. Para não ser enterrado em vida, precisamente“, escreveu o escritor.

“Se justiça houver, estará neste momento a receber aplausos, o melhor prémio para um actor. De dinheiro (o segundo melhor prémio para um actor) já não precisa. Apenas nós, para o seu funeral”, lê-se ainda na publicação de Rui Zink.

JOSÉ LOPES (1958-2019)A brincadeira com a banana e a fita adesiva trouxe-me à memória a Eugénia, que já cá não está e…

Publicado por Rui Zink em Terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Segundo o Notícias ao Minuto, o velório de José Lopes decorre esta quinta-feira, na Igreja de São Cristóvão, Largo São Cristóvão, Mouraria das 17h às 23h. O funeral realizar-se-á na mesma Igreja no dia 12, sexta-feira, às 15h, e partirá para o Cemitério da Ajuda.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Porque não pediu ajuda à Casa do Artista? Ou será que a pediu e não lhe foi dada? Vivia numa tenda?! Então e os AMIGOS, o que fizeram para que de lá saisse? Enfim, pergunto eu…
    Paz à sua alma e sentidas condolências à Família enlutada.

  2. Eu acho engraçado ainda se denominarem amigos ? Amigos ? Estes atores sem pingo de vergonha ainda fazem fila para aparecer na foto e chorarem como são profissionais a fazer ! Só me deixa duas perguntas : vocês que ganham o que ganham sem condolência a este senhor em vida o mínimo que poderiam fazer como “companheiros “ era ao menos vocês com o dinheiro extra que ganham que não é pouco prestarem o gesto nobre de “ amigos “ que dizem que são ! Vocês ganham mais descontos do governo e numa situação destas querem fazer ao povo de parvos a culpar o governo , cheira o sujo a falar para o mal lavado ! Amigos assim tá Portugal cheio ! Chega de se aproveitarem do bom coração do povo ! Incomoda muito ter falecido desta maneira , mas o que mais incomoda foi quem deixou se cego para não se dar !

RESPONDER

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …