/

Morreu André Brahic, o pai dos anéis de Neptuno

(dr) MaxPPP

O astrofísico francês Andre Brahic

O astrofísico francês Andre Brahic

O astrofísico francês Andre Brahic, um dos cientistas que descobriu os anéis de Neptuno, morreu em Paris aos 73 anos, anunciou hoje a sua editora, Odile Jacob.

O cientista foi um dos responsáveis pela descoberta dos anéis de Neptuno, cinco anos antes da confirmação fotográfica destas formações pela sonda Voyager.

“Ele tinha um carácter brilhante… extraordinariamente caloroso, profundo e autêntico, um grande professor, também um grande contador de histórias e um escritor”, disse Odile Jacob, editora e amiga próxima de Brahic.

Andre Brahic, especialista do sistema solar, lançou em 1984 um programa que levou à descoberta, com o astrónomo norte-americano William Hubbard, dos anéis em volta do planeta gasoso Neptuno.

Em comunicado, o presidente francês François Hollande enalteceu André Brahic como sendo uma mente brilhante “que sabia como fazer simples os mistérios do céu“.

Brahic nasceu em 1942 em Paris, quando a cidade estava ocupada pelos nazis.

Filho de uma família modesta, o cientista e investigador iniciou-se na astrofísica após o final da II Grande Guerra Mundial. Evry Schatzman, tido como o pai da astrofísica em França, foi seu professor.

Na década de 1980, Brahic tornou-se especialista na exploração do sistema solar com a ajuda da sonda Voyager, da NASA, e, mais tarde, com a sonda Cassini, que se mantém operacional.

Era também astrofísico da Comissão para a Energia Atómica e Energias Alternativas (CEA) e professor na Universidade de Paris.

O seu interesse por Saturno e pelos seus anéis levou à investigação sobre Neptuno. O anel mais afastado divide-se em três arcos, a que deu os nomes de Liberdade, Fraternidade e Igualdade.

Em 1990, o asteroide número 3488 foi batizado com o seu nome, Brahic.

O cientista francês escreveu vários livros de divulgação da astrofísica.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.