Morreram três idosos com covid-19 em lar no Barreiro. Lar em Odivelas tem 71 infetados

Pedro Sarmento Costa / Lusa

Três idosos do Lar São José, no Barreiro, morreram após um foco de covid-19, que continua a manifestar-se em 48 pessoas da instituição. Em Odivelas, uma casa de repouso tem 37 utentes e 34 funcionários infetados.

Segundo a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), numa nota escrita enviada à agência Lusa, a doença continua ativa em 35 residentes do Lar São José, no Barreiro, que se localiza no distrito de Setúbal.

Do número de idosos infetados, seis estão internados e 29 permanecem no lar, mas há a lamentar a morte de três utentes que tinham testado positivo. Já entre os profissionais, a doença continua ativa em 13 pessoas e “há um caso curado”.

O surto no Lar São José foi detetado no início do mês e contabilizou, no total, 52 casos acumulados, dos quais 38 em residentes e 14 em trabalhadores.

Em declarações à Lusa, o presidente do município, Frederico Rosa (PS), lamentou a morte das três pessoas e adiantou que também tinham associadas “outras patologias e outras causas que levaram a este desfecho”.

Já em relação à situação do lar, o autarca referiu que “os casos estão estabilizados” e que quando se verifica o “aumento de temperatura corporal, as pessoas são de imediato levadas ao hospital para fazer a monitorização”.

As coisas estão controladas, mas é preciso sempre alguma cautela porque o ‘controlado’ são situações momentâneas”, afirmou. Apesar desta situação, Frederico Rosa disse que os casos ativos no concelho “estão a diminuir” em relação aos últimos meses, em que se registaram entre 100 a 120 casos ativos.

“Neste momento, das últimas informações que tenho da saúde pública, estamos com cerca de 80 casos ativos, sendo que metade se referem à situação da Misericórdia do Barreiro [Lar São José]”.

Lar em Odivelas com 71 infetados

Este surto foi detetado na Casa de Saúde e Repouso da Amoreira, situada na localidade da Ramada, e segundo disse o vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Edgar Valles, só foi identificado “por mero acaso”.

“Um dos utentes deslocou-se ao hospital, por motivos alheios à covid-19 e foi testado, tendo dado positivo. A partir daí, decidiu-se testar todos os utentes e funcionários e aqueles que deram positivo estão assintomáticos”, afirmou. A doença foi detetada em 37 utentes, de um total de 60, e em 34 funcionários, de um universo de 54.

Segundo explicou o autarca de Odivelas, todos os funcionários que testaram positivo estão em casa a cumprir quarentena e os utentes foram divididos em alas. “Neste momento estamos a proceder à avaliação da situação e das condições que o lar tem para separar os utentes com covid-19 e sem covid-19. Depois, as autoridades de saúde irão decidir se será necessário transferir alguns doentes”, apontou.

Esta segunda-feira, na habitual conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que, neste momento, há 70 lares com casos positivos, o que representa menos de 3% do universo total de lares no país.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting SAD com prejuízo de 6,9 milhões de euros no primeiro semestre

A Sporting SAD registou um resultado líquido negativo de 6,9 milhões de euros (ME) nos primeiros seis meses da época 2020/21, quando no período homólogo do ano passado tinha lucrado 2,8 ME, informaram os 'leões' …

"Estado de Emergência vai ter de manter-se até à Páscoa", diz Marques Mendes

O comentador Luís Marques Mendes indicou no domingo, durante o seu comentário habitual na SIC, que o estado de emergência se deve manter até à Páscoa, para que este período "não tenha as mesmas consequências …

Vermes predadores gigantes viviam no fundo do mar há 5,3 milhões de anos

Uma equipa de investigadores encontrou um novo registo fóssil de vermes predadores gigantes em sedimentos do Mioceno, entre 23 e 5,3 milhões de anos atrás. Estas misteriosas criaturas, possíveis predecessoras da espécie Eunice aphroditois, tinham aproximadamente …

Este foi o sábado mais movimentado de 2021. Quatro milhões saíram à rua

O sol e a subida de temperaturas que se fizeram sentir este fim de semana convidaram milhões de pessoas por todo o país a sair de casa. O último sábado, dia 27 de fevereiro, foi …

"Só há um responsável, que sou eu", assume Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica assumiu, este domingo, a responsabilidade pela crise de resultados e garantiu que Jorge Jesus irá cumprir até ao fim o contrato que o liga ao clube até 2022. Numa entrevista exclusiva à …

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …