Morreram três idosos com covid-19 em lar no Barreiro. Lar em Odivelas tem 71 infetados

Pedro Sarmento Costa / Lusa

Três idosos do Lar São José, no Barreiro, morreram após um foco de covid-19, que continua a manifestar-se em 48 pessoas da instituição. Em Odivelas, uma casa de repouso tem 37 utentes e 34 funcionários infetados.

Segundo a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), numa nota escrita enviada à agência Lusa, a doença continua ativa em 35 residentes do Lar São José, no Barreiro, que se localiza no distrito de Setúbal.

Do número de idosos infetados, seis estão internados e 29 permanecem no lar, mas há a lamentar a morte de três utentes que tinham testado positivo. Já entre os profissionais, a doença continua ativa em 13 pessoas e “há um caso curado”.

O surto no Lar São José foi detetado no início do mês e contabilizou, no total, 52 casos acumulados, dos quais 38 em residentes e 14 em trabalhadores.

Em declarações à Lusa, o presidente do município, Frederico Rosa (PS), lamentou a morte das três pessoas e adiantou que também tinham associadas “outras patologias e outras causas que levaram a este desfecho”.

Já em relação à situação do lar, o autarca referiu que “os casos estão estabilizados” e que quando se verifica o “aumento de temperatura corporal, as pessoas são de imediato levadas ao hospital para fazer a monitorização”.

As coisas estão controladas, mas é preciso sempre alguma cautela porque o ‘controlado’ são situações momentâneas”, afirmou. Apesar desta situação, Frederico Rosa disse que os casos ativos no concelho “estão a diminuir” em relação aos últimos meses, em que se registaram entre 100 a 120 casos ativos.

“Neste momento, das últimas informações que tenho da saúde pública, estamos com cerca de 80 casos ativos, sendo que metade se referem à situação da Misericórdia do Barreiro [Lar São José]”.

Lar em Odivelas com 71 infetados

Este surto foi detetado na Casa de Saúde e Repouso da Amoreira, situada na localidade da Ramada, e segundo disse o vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Edgar Valles, só foi identificado “por mero acaso”.

“Um dos utentes deslocou-se ao hospital, por motivos alheios à covid-19 e foi testado, tendo dado positivo. A partir daí, decidiu-se testar todos os utentes e funcionários e aqueles que deram positivo estão assintomáticos”, afirmou. A doença foi detetada em 37 utentes, de um total de 60, e em 34 funcionários, de um universo de 54.

Segundo explicou o autarca de Odivelas, todos os funcionários que testaram positivo estão em casa a cumprir quarentena e os utentes foram divididos em alas. “Neste momento estamos a proceder à avaliação da situação e das condições que o lar tem para separar os utentes com covid-19 e sem covid-19. Depois, as autoridades de saúde irão decidir se será necessário transferir alguns doentes”, apontou.

Esta segunda-feira, na habitual conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que, neste momento, há 70 lares com casos positivos, o que representa menos de 3% do universo total de lares no país.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.