Morreram quase 38 mil pessoas em 2015 por causa do “dieselgate”

Um novo estudo revela, pela primeira vez, os impactos para a saúde das emissões poluentes dos carros a diesel, no rescaldo do escândalo da Volkswagen. Os resultados revelam que morreram quase 38 mil pessoas, em 2015, devido ao chamado “dieselgate“.

A investigação divulgada, nesta semana, na revista Nature aponta que no total de 107.600 mortes prematuras associadas às emissões de óxidos de azoto (NOx), em 2015, quase 38 mil ocorreram devido a emissões acima dos limites legais estabelecidos.

O chamado “dieselgate“, que rebentou em 2015, revelou ao mundo que a Volkswagen usava um software para manipular as emissões de poluentes nos testes. A seguir, veio a saber-se que outros fabricantes faziam o mesmo.

Uma equipa de investigadores analisou a diferença entre os gases poluentes emitidos pelos motores a diesel nos testes técnicos e em condições normais, em países da União Europeia, nos EUA, na China, na Índia, na Austrália, no Brasil, no Canadá, no Japão, no México, na Rússia e na Coreia do Sul, o que representa cerca de 80% do mercado mundial.

Os resultados apurados apontam que um terço das emissões NOx de veículos pesados (camiões e autocarros) e a metade das emissões NOx de carros ligeiros superam os limites legais estipulados.

Em 2015, as emissões dos automóveis diesel atingiram as 13,2 milhões de toneladas de NOx, das quais 4,6 milhões não estavam sinalizadas devido ao “dieselgate”.

Os cientistas estimam que estes números levaram a quase 38 mil mortes, em 2015, sendo que a “Europa concentra 68% da carga de mortalidade global pelo excesso de emissões de NOx de carros”, conforme aponta ao jornal El País o co-autor do estudo Ray Minjares, membro do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT).

A Europa detém assim, “a maior carga de doença devido ao excesso de emissões de NOx em todo o mundo”, atesta Minjares, sublinhando que registou “mais 11.400 mortes prematuras, em 2015″, devido ao “dieselgate”. A esse número é preciso acrescentar mais 17.100 mortes provocadas pelas emissões permitidas por lei, conforme aponta o investigador.

Só a China apresenta dados mais elevados do que a Europa, com 31.397 mortes prematuras devido às emissões de NOx.

A este ritmo de emissões, e se não for colocado um travão mais rigoroso aos limites permitidos, haverá quase 184.000 mortes prematuras em 2040 associadas a este problema, alertam os investigadores.

ZAP //

12 COMENTÁRIOS

  1. Gasóleo é para tratores, máquinas industriais, camiões é pouco mais. Nunca devia ter sido colocado nos automóveis… Mas quê? Que interessa é o dinheiro!

    • O engenheiro alemão Rudolf Diesel patenteou um motor à combustão de elevada eficiência, demonstrando em 1900. Era um motor movido a óleo de amendoim, cuja tecnologia leva seu nome até hoje, o motor diesel.

  2. Que p**a de treta. E morreram milhões de pessoas por muitos e mais variados motivos, mas quando interesse queimar algo ou alguém, um diz mata e outro diz enforca…. isto é nojento.

    • Tenho a certeza de que não te importa nada e nem queres saber que estejas a comer coisas com veneno, a viver entre paredes tóxicas, a tomar medicamentos que afinal te destroem, a jantar em restaurantes infectados com parasitas, a comprar brinquedos que asfixiam os teus filhos, e a comprar carros que lançam para o ar gases que te matam.
      A mim, deixa-me ler quantas pessoas morrem por isto, e quantas pessoas morrem pelos outros mais variados motivos que também por aqui se vão sabendo, e decidir por mim a quê que dou atenção.
      E no que me diz respeito, do que sei deste caso, “nojento” não é o que se diz sobre o caso.
      “Nojento” é o que os senhores fizeram para enganar os seus clientes, os reguladores da sua actividade comercial, e os cidadãos em geral, que têm o direito de querer um ar respirável, e de votar para eleger governantes que aprovam leis que colocam limites à poluição que se pode causar.
      Porque na verdade o que mata, e nalguns casos esfola, é mesmo a poluição.

  3. Ó Sousa, nojentos são os fabricantes europeus de automóveis, preguiçosos demais para evoluirem a sua industria para um patamar menos poluente. Tantos anos a fazer carros e sempre o mesmo lixo poluente que um gajo até se vomita todo quando vai na estrada atrás de um audi, vw, grupo psa, etc. etc.
    Se não forem os japoneses ou agora aguns americanos da Tesla a tornar o transporte menos poluente, esta gente instalada há anos a fazer a mesma porcaria, envenenará o planeta.

    Uma vergonha estes anjinheiros que se auto envenenam a eles, à familia e a todos… pois é!!! O ar poluído, onde quer que esteja támbem lhes vai chegar

  4. Estes números são propositadamente exagerados para ser notícia! Como de costume a revista Nature publica artigos sensacionalistas sem serem devidamente escrutinados!
    Usando os dados estatísticos tem-se cerca de 40 mortes por cancro do pulmão e brônquios por 100 mil pessoas por ano (dá cerca de 3 milhões de mortes por ano!) Os estudos americanos atribuem 46 mortos de cancro dos pulmões por 100 pessoas por ano nos USA diretamente ao uso do tabaco! (em média morrem mais de cancro dos pulmões devido ao tabaco do que todas as mortes de cancro dos pulmões!)
    Isto foi o que me deu usando dados estatísticos de dois centros reputados de estudo sobre o cancro!
    Fatores que aumentam o cancro dos pulmões:
    tabaco e outros produtos fumados.
    Óxidos nitrosos e de enxofre (os primeiros não são só dos motores diesel!) (os segundos são um grande problema das centrais térmicas a carvão, mas também de outros gases)
    poluição por ozono
    gases e poeiras radioativas (Ex Radão)
    e muitos outros…
    para não o deixar de lado, o próprio oxigénio que respiramos (desprezável em face dos outros, mas também pode provocar o cancro!)

    Concluindo: é preciso diminuir a poluição! Mas notícias como esta fazem descredibilizar a Ciência e acabam, no longo prazo, por fazer com que não se tomem medidas para diminuir a poluição!

  5. Pois, esta deve ser a tal ciência obscura… aquela que apoia sempre a nossa tese, basta saber puxar os cordelinhos da “realidade”…

    • Prejudicar os clientes?
      Com o software manipulador os carros até gastavam ligeiramente menos e tinham melhores acelerações

  6. Pois, toda a gente fala que morrem milhões de pessoas por ano, mas ninguém faz nada.
    todos os motores a gasolina podem trabalhar a água, mas como os governos estão dependentes do petróleo, não querem perder esse monopólio que dá milhões.
    carros elétricos autossustentáveis sem ter que carregar na rede elétrica, mas não interessa, o que importa é o consumo para sustentar políticos que por sua vez nos andam a matar com as suas politicas

RESPONDER

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A estação espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …

"0 tiros disparados". PSP publica (e depois retira) post polémico sobre tiroteio

O post partilhado no Facebook da PSP, que parecia fazer alusão ao tiroteio que, na semana passada, provocou a morte de uma mulher, já foi retirado desta rede social. "0 tiros disparados", podia ler-se. A PSP …

PJ descarta abuso sexual na Queima das Fitas de Porto e Braga. Autores dos vídeos ainda por apurar

A Polícia Judiciária descartou o crime de abuso sexual nos dois casos, mas mantém a investigação aos crimes de de gravação ilícita e devassa da vida privadas. Dois jovens envolvidos numa cena de sexo num autocarro …

Negociações para formar Governo fracassam na Alemanha

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou no domingo em Berlim o fracasso das negociações da CDU com os liberais do FDP e com Os Verdes para a formação de um novo governo. Desde as eleições …

Armada argentina duvida que chamadas de satélite sejam do submarino desaparecido

No sábado, bases navais da Argentina anunciaram ter recebido contactos por telefone-satélite que poderiam ter sido feitos a partir do submarino militar argentino Ara San Juan. De acordo com o Diário de Notícias, sete chamadas de …

Morreu o infame Charles Manson

Na sequência dos assassínios brutais que levou a cabo com a sua seita, Charles Manson tinha sido condenado à morte em 1971. Um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, Charles Manson, líder de uma seita …

Portugal prepara-se para o regresso dos seus jihadistas

As autoridades portuguesas estão a preparar-se para o regresso dos jihadistas que partiram de Portugal para combater nas fileiras do Estado Islâmico. Polícia e entidades de apoio social estão a receber formação para prevenir a …

Criminologista espanhol encontrou a "mulher de roxo" do caso Maddie

A polícia inglesa procurava a "mulher de roxo", que tinha saído da Praia da Luz com o marido - um pedófilo condenado que entretanto morreu -  na mesma altura do desaparecimento de Madeleine McCann, em …