Morreram quase 38 mil pessoas em 2015 por causa do “dieselgate”

Um novo estudo revela, pela primeira vez, os impactos para a saúde das emissões poluentes dos carros a diesel, no rescaldo do escândalo da Volkswagen. Os resultados revelam que morreram quase 38 mil pessoas, em 2015, devido ao chamado “dieselgate“.

A investigação divulgada, nesta semana, na revista Nature aponta que no total de 107.600 mortes prematuras associadas às emissões de óxidos de azoto (NOx), em 2015, quase 38 mil ocorreram devido a emissões acima dos limites legais estabelecidos.

O chamado “dieselgate“, que rebentou em 2015, revelou ao mundo que a Volkswagen usava um software para manipular as emissões de poluentes nos testes. A seguir, veio a saber-se que outros fabricantes faziam o mesmo.

Uma equipa de investigadores analisou a diferença entre os gases poluentes emitidos pelos motores a diesel nos testes técnicos e em condições normais, em países da União Europeia, nos EUA, na China, na Índia, na Austrália, no Brasil, no Canadá, no Japão, no México, na Rússia e na Coreia do Sul, o que representa cerca de 80% do mercado mundial.

Os resultados apurados apontam que um terço das emissões NOx de veículos pesados (camiões e autocarros) e a metade das emissões NOx de carros ligeiros superam os limites legais estipulados.

Em 2015, as emissões dos automóveis diesel atingiram as 13,2 milhões de toneladas de NOx, das quais 4,6 milhões não estavam sinalizadas devido ao “dieselgate”.

Os cientistas estimam que estes números levaram a quase 38 mil mortes, em 2015, sendo que a “Europa concentra 68% da carga de mortalidade global pelo excesso de emissões de NOx de carros”, conforme aponta ao jornal El País o co-autor do estudo Ray Minjares, membro do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT).

A Europa detém assim, “a maior carga de doença devido ao excesso de emissões de NOx em todo o mundo”, atesta Minjares, sublinhando que registou “mais 11.400 mortes prematuras, em 2015″, devido ao “dieselgate”. A esse número é preciso acrescentar mais 17.100 mortes provocadas pelas emissões permitidas por lei, conforme aponta o investigador.

Só a China apresenta dados mais elevados do que a Europa, com 31.397 mortes prematuras devido às emissões de NOx.

A este ritmo de emissões, e se não for colocado um travão mais rigoroso aos limites permitidos, haverá quase 184.000 mortes prematuras em 2040 associadas a este problema, alertam os investigadores.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Gasóleo é para tratores, máquinas industriais, camiões é pouco mais. Nunca devia ter sido colocado nos automóveis… Mas quê? Que interessa é o dinheiro!

    • O engenheiro alemão Rudolf Diesel patenteou um motor à combustão de elevada eficiência, demonstrando em 1900. Era um motor movido a óleo de amendoim, cuja tecnologia leva seu nome até hoje, o motor diesel.

  2. Que p**a de treta. E morreram milhões de pessoas por muitos e mais variados motivos, mas quando interesse queimar algo ou alguém, um diz mata e outro diz enforca…. isto é nojento.

    • Tenho a certeza de que não te importa nada e nem queres saber que estejas a comer coisas com veneno, a viver entre paredes tóxicas, a tomar medicamentos que afinal te destroem, a jantar em restaurantes infectados com parasitas, a comprar brinquedos que asfixiam os teus filhos, e a comprar carros que lançam para o ar gases que te matam.
      A mim, deixa-me ler quantas pessoas morrem por isto, e quantas pessoas morrem pelos outros mais variados motivos que também por aqui se vão sabendo, e decidir por mim a quê que dou atenção.
      E no que me diz respeito, do que sei deste caso, “nojento” não é o que se diz sobre o caso.
      “Nojento” é o que os senhores fizeram para enganar os seus clientes, os reguladores da sua actividade comercial, e os cidadãos em geral, que têm o direito de querer um ar respirável, e de votar para eleger governantes que aprovam leis que colocam limites à poluição que se pode causar.
      Porque na verdade o que mata, e nalguns casos esfola, é mesmo a poluição.

  3. Ó Sousa, nojentos são os fabricantes europeus de automóveis, preguiçosos demais para evoluirem a sua industria para um patamar menos poluente. Tantos anos a fazer carros e sempre o mesmo lixo poluente que um gajo até se vomita todo quando vai na estrada atrás de um audi, vw, grupo psa, etc. etc.
    Se não forem os japoneses ou agora aguns americanos da Tesla a tornar o transporte menos poluente, esta gente instalada há anos a fazer a mesma porcaria, envenenará o planeta.

    Uma vergonha estes anjinheiros que se auto envenenam a eles, à familia e a todos… pois é!!! O ar poluído, onde quer que esteja támbem lhes vai chegar

  4. Estes números são propositadamente exagerados para ser notícia! Como de costume a revista Nature publica artigos sensacionalistas sem serem devidamente escrutinados!
    Usando os dados estatísticos tem-se cerca de 40 mortes por cancro do pulmão e brônquios por 100 mil pessoas por ano (dá cerca de 3 milhões de mortes por ano!) Os estudos americanos atribuem 46 mortos de cancro dos pulmões por 100 pessoas por ano nos USA diretamente ao uso do tabaco! (em média morrem mais de cancro dos pulmões devido ao tabaco do que todas as mortes de cancro dos pulmões!)
    Isto foi o que me deu usando dados estatísticos de dois centros reputados de estudo sobre o cancro!
    Fatores que aumentam o cancro dos pulmões:
    tabaco e outros produtos fumados.
    Óxidos nitrosos e de enxofre (os primeiros não são só dos motores diesel!) (os segundos são um grande problema das centrais térmicas a carvão, mas também de outros gases)
    poluição por ozono
    gases e poeiras radioativas (Ex Radão)
    e muitos outros…
    para não o deixar de lado, o próprio oxigénio que respiramos (desprezável em face dos outros, mas também pode provocar o cancro!)

    Concluindo: é preciso diminuir a poluição! Mas notícias como esta fazem descredibilizar a Ciência e acabam, no longo prazo, por fazer com que não se tomem medidas para diminuir a poluição!

  5. Pois, esta deve ser a tal ciência obscura… aquela que apoia sempre a nossa tese, basta saber puxar os cordelinhos da “realidade”…

    • Prejudicar os clientes?
      Com o software manipulador os carros até gastavam ligeiramente menos e tinham melhores acelerações

  6. Pois, toda a gente fala que morrem milhões de pessoas por ano, mas ninguém faz nada.
    todos os motores a gasolina podem trabalhar a água, mas como os governos estão dependentes do petróleo, não querem perder esse monopólio que dá milhões.
    carros elétricos autossustentáveis sem ter que carregar na rede elétrica, mas não interessa, o que importa é o consumo para sustentar políticos que por sua vez nos andam a matar com as suas politicas

RESPONDER

Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís votados para o Nobel

A Academia de Ciências de Lisboa apontou Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís a possíveis candidatos para receberem o próximo Prémio Nobel da Literatura, após convite do Comité Nobel da Academia Sueca. Ainda faltam alguns meses para …

Sushi e peixe cru podem provocar “anisakiasis”

As infecções por parasitas intestinais estão a aumentar com a popularidade do sushi e os riscos do consumo de peixe cru ficaram novamente ilustrados com um caso insólito. O caso foi relatado pelo médico norte-americano Kenny Banh …

Casa dos Horrores: o pai das crianças já tinha raptado a companheira

O mundo ainda está em choque com a descoberta macabra feita pela polícia da Califórnia no passado domingo. Mas o horror vem de trás. O casal David e Louise Turpin é suspeito de manter os 13 …

Fisco espanhol acusa Shakira de fraude fiscal

O fisco espanhol pediu ao Ministério Público para acusar a cantora colombiana Shakira de fraude fiscal, que terá cometido entre 2011 e 2014, noticiou hoje o jornal espanhol La Vanguardia. A administração fiscal espanhola apresentou este …

A fórmula do plástico mais resistente do mundo continua perdida

Uma invenção revolucionária que poderia deixar o mundo mais seguro. Assim foi definido o starlite, material resistente ao fogo e a altas temperaturas, cuja fórmula permanece desconhecida - e poderá estar perdida. O material foi criado …

Não, ter plantas em casa não é prejudicial para a saúde

Desde sempre que a ideia de que ter plantas em casa é prejudicial para a saúde está enraizada na mente de todos - crença, no entanto, comprovadamente errada. A ideia surgiu pelo facto de, no processo …

Deco registou quatro queixas por dia sobre compras online em 2017

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Deco, recebeu 1.642 reclamações sobre compras feita pela internet em 2017, numa média de quatro queixas por dia, número que sobe para 8.538 no caso da rede …

Vai passar pela Terra um "arranha-céus" a 122 mil quilómetros por hora

Um "asteróide potencialmente perigoso" dirige-se para a Terra a uma velocidade de mais de 122.000 quilómetros por hora, informou a agência espacial norte-americana NASA. O asteróide 2002 AJ129 vai aproximar-se da Terra no próximo dia 4 …

Adepto condenado por morte com very-light detido no Estádio da Luz

O homem condenado há 20 anos por causar uma morte com um very-light foi detido no sábado pela PSP no Estádio da Luz, onde estava proibido de entrar na sequência de uma condenação por posse …

Condutor bêbado adormeceu ao volante... e o seu Tesla parou sozinho

Talvez no futuro os automóveis autónomos consigam levar passageiros bêbedos até casa sem colocar outras pessoas em risco, mas por agora não se pode esperar que nem mesmo um Tesla faça isso. Já é muito …