/

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

LaTunya Howard / USN

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o ECO.

Segundo avançou o ECO, o Governo aprova esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, alterações ao regime da moratória pública. Sabe-se para já que pode haver uma extensão da moratória por mais seis meses, de forma automática. Esta decisão vai ao encontro das pretensões dos bancos. O cliente pode recusar, devendo manifestar-se até 20 de setembro.

Outra das novidades passa pela inclusão de outros tipos de contratos de crédito que o regime público não abrangia, incluindo os emigrantes – algo que só a moratória privada o permitia -, contratos de locação financeira de imóveis destinados à habitação e os créditos ao consumo – apenas os que têm como finalidade a educação.

Até final de abril, os bancos receberam quase 569 mil pedidos para a suspensão temporária das prestações do crédito, tendo aprovado cerca de 90% dos pedidos. No total, foram já concedidas 514,75 mil moratórias ao abrigo do regime público e privado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.