Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que lhes estão habitualmente associados. Há Bancos que admitem que esses Seguros podem ter que ser prolongados por mais tempo.

Quem pedir acesso à moratória para suspensão dos Créditos à Habitação pode ter que continuar a pagar os Seguros de Vida e Multi-riscos que lhes estão associados. E se os pagamentos dos créditos forem suspensos por seis meses, esses Seguros devem ter que ser prolongados no tempo pelo mesmo período de seis meses, como apurou o Expresso.

Esse cenário é admitido pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS) que considera que o decreto do Governo não é muito claro.

No entendimento de alguns Bancos, os Seguros são para continuar a pagar, com ou sem moratória.

Não existe interrupção do pagamento do Seguro de Vida associado ao Crédito à Habitação. O Seguro mantém as suas coberturas e o pagamento dos prémios não é interrompido”, refere o BCP num esclarecimento citado pelo Expresso.

“Os prémios de quaisquer Seguros que o cliente tenha contratado continuarão a ser debitados como habitualmente. De acordo com a lei, os Seguros são prorrogados nos mesmos termos em que é prorrogada a operação de crédito”, acrescenta o BPI em nota ao mesmo jornal.

Não vai existir interrupção do pagamento do Seguro de Vida associado ao Crédito Habitação. O montante coberto pelo Seguro de Vida vai ser em função do capital em dívida em cada mês, como é habitual”, aponta também o Banco CTT ao mesmo jornal.

Já a Caixa Geral de Depósitos nota que “para se manter a cobertura do Seguro teria de haver extensão do prazo da apólice”, ora “nalgumas situações, a própria prorrogação do prazo pode interferir com a idade limite dos mutuários/segurados, que é considerada nas próprias apólices”. Uma nota que acrescenta dúvidas ao caso, não sendo certo se a Lei permite prolongar o prazo do Seguro de Vida em todos os casos.

Perante isto, a APS entende que “o Decreto-Lei é omisso” e que “o desejável seria obter uma clarificação da lei”, conforme cita o Expresso. “Até lá, a matéria tem de ser tratada pela via negocial e a solução ser objecto de acordo entre o segurador, o Banco e a pessoa segura, no quadro de flexibilidade que os seguradores já manifestaram na apreciação das situações de dificuldade”, destaca a Associação.

Já se sabe que a suspensão do pagamento dos créditos implica um aumento nas prestações no futuro, já que os juros suspensos serão adicionados ao capital em dívida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …