Misterioso morador voltou a habitar uma vila fantasma na Escócia (enterrada em areia)

(dr) UNAVCO

Vila fantasma de Broo, na Escócia

Uma equipa de arqueólogos descobriu novos detalhes sobre uma pequena vila na Escócia, que foi abandonada depois de ter sido “enterrada” na areia, há mais de 300 anos.

As mudanças climáticas durante a Pequena Idade do Gelo, um período de temperaturas mais amenas entre 1645 e 1715, podem ter contribuído para a acumulação extrema de areia na vila de Broo, em Shetland, Escócia. Mais de 300 anos depois de ter sido enterrada na areia, cientistas revelaram novos detalhes sobre a vila fantasma.

O assentamento de Broo, com apenas quatro casas, foi abandonado no final da década de 1690, com a invasão de depósitos de areia a expulsar os residentes da vila. No entanto, novas evidências mostram agora que alguém, ou algum grupo, regressou ao local anos depois, tendo construído uma entrada para um anexo submerso.

A equipa de Gerry Bigelow, do Shetland Islands Climate and Settlement Project, teve de cavar dois metros de areia para chegar aos níveis originais da vila e, lá, encontraram uma grande variedade de artefactos: cerâmicas, um cachimbo de argila, ossos de animais, moedas e “artefactos de elefante” que pertenciam à família Sinclair, líderes de Broo.

Segundo o Ancient-Origins, com base nas descobertas dos arqueólogos, a pessoa – ou as pessoas – que regressaram a Broo transformaram um edifício anexo submerso num espaço habitável, dando vida à vila fantasma.

Os investigadores não sabem quem voltou a Broo nem por que motivo escolheram viver num verdadeiro buraco de areia, rodeados por uma paisagem árida cheia de areia. No entanto, esta descoberta indica que algo nesta vila fantasma “deve ter tido valor para alguém”.

Bigelow deverá apresentar estas descobertas numa palestra online marcada para dia 30 de outubro. Além de discutir por que motivo a aldeia fantasma escocesa foi abandonada, também tentará explicar como é que a areia enterrou a vizinha comunidade Quendale, localizada a cerca de 2 quilómetros.

De acordo com um artigo publicado no Astro, a “Pequena Idade do Gelo de 1645 a 1715” foi causada por mudanças nas correntes oceânicas. Gerry Bigelow acredita que os humanos se adaptaram a estas mudanças nas paisagens e sugere que os ilhéus podem ter cultivado aveia na areia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …