Montenegro: “O PS vê hoje o país como sendo já o dono disto tudo”

Mário Cruz / Lusa

O ex-líder parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro

O candidato a líder do PSD Luís Montenegro defendeu na quinta-feira que se o Orçamento do Estado apresentado pelo Governo “é o melhor” que o PS “é capaz”, é preciso “rapidamente retirar António Costa da governação do país”.

“Se isto é o melhor que o Dr. António Costa é capaz de fazer, nós temos, rapidamente, que oferecer uma alternativa a Portugal e retirar o Dr. António Costa da governação do país”, defendeu Luís Montenegro, referindo-se às declarações em que o primeiro-ministro afirmou que o orçamento que está a ser discutido na generalidade “é o melhor de sempre”.

Em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, perante centenas de militantes que esperaram cerca de uma hora para ouvir o opositor a Rui Rio e a Miguel Pinto Luz na corrida à presidência social-democrata, o ex-deputado considerou que a proposta de orçamento, que hoje será votada na generalidade na Assembleia da República, “tem a maior carga fiscal de sempre” em Portugal.

“Ou seja, para o Dr. António Costa, o melhor orçamento é aquele que retira mais rendimento ao trabalhador, cobrando mais impostos sobre os rendimentos do trabalho; o melhor orçamento é aquele que retira mais meios às empresas, retirando grande parte da sua rentabilidade. Mas, simultaneamente, (…) retira a maior parte dos recursos que a sociedade é capaz de criar e oferece os piores serviços públicos de que há memória em Portugal”, observou o candidato às eleições diretas no PSD.

Luís Montenegro acusou ainda o PS e António Costa de acharem que são os “donos disto tudo”, salientando que não são e que, por isso, “o país precisa de uma oposição” e que “ser oposição é também ser alternativa”.

O Dr. António Costa anda à solta na política portuguesa. O PS vê hoje o país como sendo já o dono disto tudo. O Dr. António Costa e o PS julgam que são os donos disto tudo, mas não são. Portugal não é propriedade dos socialistas, não é propriedade do Dr. António Costa e não é propriedade deste Governo das esquerdas. Nós temos o dever de denunciar os atropelos e os abusos deste poder socialista”, salientou.

“Quando nós temos um ministro das Finanças [Mário Centeno] que acha normal que não há nenhum conflito de interesses em passar do gabinete de ministro para o gabinete de governador do Banco de Portugal diretamente e a oposição não diz nada, há qualquer coisa que não está a funcionar em Portugal”, notou.

Para Montenegro, “não é possível que o titular do ministério da Finanças dê uma machadada tão grande na independência do poder da regulação e da supervisão”.

“Não, o Dr. Centeno não pode sair do gabinete de ministro das Finanças para ser governador do Banco de Portugal, isso é adulterar as regras da democracia“, considerou.

Num discurso marcado por vários apelos à união do partido após as eleições de sábado, lembrando no PSD “há a tradição” de haver opiniões diferentes, Montenegro terminou a intervenção com um apelo para os militantes irem votar.

“No próximo sábado é muito importante não desperdiçar nenhum voto até ao último minuto, para ganharmos esta eleição e ganharmos na primeira volta, para mostrarmos que o PSD voltou e voltou para ganhar”, disse.

“A tarefa é grande, os objetivos são ambiciosos, mas eu acredito muito que nós somos capazes, que se nos reunimos aqui, numa campanha interna com esta vitalidade, vamos multiplicar-nos na campanha legislativa”, finalizou.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não e bem assim; a tua empresa de advogadozecos vigaristas ainda consegue contratos por ajuste directo com algumas Câmaras onde há “amigos” do PSD!…

  2. Montenegro o que o PS agora está a fazer que como dizes é ser dono disto tudo, não é nada de que o teu PPD não tenha feito quando está no governo, nem o PPD é melhor que o PS nem o PS é melhor que o PPD, são ambos farinha estragada do mesmo saco.

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …