Montenegro: “O PS vê hoje o país como sendo já o dono disto tudo”

Mário Cruz / Lusa

O ex-líder parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro

O candidato a líder do PSD Luís Montenegro defendeu na quinta-feira que se o Orçamento do Estado apresentado pelo Governo “é o melhor” que o PS “é capaz”, é preciso “rapidamente retirar António Costa da governação do país”.

“Se isto é o melhor que o Dr. António Costa é capaz de fazer, nós temos, rapidamente, que oferecer uma alternativa a Portugal e retirar o Dr. António Costa da governação do país”, defendeu Luís Montenegro, referindo-se às declarações em que o primeiro-ministro afirmou que o orçamento que está a ser discutido na generalidade “é o melhor de sempre”.

Em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, perante centenas de militantes que esperaram cerca de uma hora para ouvir o opositor a Rui Rio e a Miguel Pinto Luz na corrida à presidência social-democrata, o ex-deputado considerou que a proposta de orçamento, que hoje será votada na generalidade na Assembleia da República, “tem a maior carga fiscal de sempre” em Portugal.

“Ou seja, para o Dr. António Costa, o melhor orçamento é aquele que retira mais rendimento ao trabalhador, cobrando mais impostos sobre os rendimentos do trabalho; o melhor orçamento é aquele que retira mais meios às empresas, retirando grande parte da sua rentabilidade. Mas, simultaneamente, (…) retira a maior parte dos recursos que a sociedade é capaz de criar e oferece os piores serviços públicos de que há memória em Portugal”, observou o candidato às eleições diretas no PSD.

Luís Montenegro acusou ainda o PS e António Costa de acharem que são os “donos disto tudo”, salientando que não são e que, por isso, “o país precisa de uma oposição” e que “ser oposição é também ser alternativa”.

O Dr. António Costa anda à solta na política portuguesa. O PS vê hoje o país como sendo já o dono disto tudo. O Dr. António Costa e o PS julgam que são os donos disto tudo, mas não são. Portugal não é propriedade dos socialistas, não é propriedade do Dr. António Costa e não é propriedade deste Governo das esquerdas. Nós temos o dever de denunciar os atropelos e os abusos deste poder socialista”, salientou.

“Quando nós temos um ministro das Finanças [Mário Centeno] que acha normal que não há nenhum conflito de interesses em passar do gabinete de ministro para o gabinete de governador do Banco de Portugal diretamente e a oposição não diz nada, há qualquer coisa que não está a funcionar em Portugal”, notou.

Para Montenegro, “não é possível que o titular do ministério da Finanças dê uma machadada tão grande na independência do poder da regulação e da supervisão”.

“Não, o Dr. Centeno não pode sair do gabinete de ministro das Finanças para ser governador do Banco de Portugal, isso é adulterar as regras da democracia“, considerou.

Num discurso marcado por vários apelos à união do partido após as eleições de sábado, lembrando no PSD “há a tradição” de haver opiniões diferentes, Montenegro terminou a intervenção com um apelo para os militantes irem votar.

“No próximo sábado é muito importante não desperdiçar nenhum voto até ao último minuto, para ganharmos esta eleição e ganharmos na primeira volta, para mostrarmos que o PSD voltou e voltou para ganhar”, disse.

“A tarefa é grande, os objetivos são ambiciosos, mas eu acredito muito que nós somos capazes, que se nos reunimos aqui, numa campanha interna com esta vitalidade, vamos multiplicar-nos na campanha legislativa”, finalizou.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não e bem assim; a tua empresa de advogadozecos vigaristas ainda consegue contratos por ajuste directo com algumas Câmaras onde há “amigos” do PSD!…

  2. Montenegro o que o PS agora está a fazer que como dizes é ser dono disto tudo, não é nada de que o teu PPD não tenha feito quando está no governo, nem o PPD é melhor que o PS nem o PS é melhor que o PPD, são ambos farinha estragada do mesmo saco.

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …