Mário Cruz / Lusa

Luís Montenegro
O antigo líder parlamentar do PSD recusa que a sua participação num jantar tenha a ver com uma possível candidatura de Paulo Rios à distrital do Porto, cujo atual mandato acaba em Julho.
A direção da distrital do PSD no Porto termina o mandato em Julho e já há movimentações a registar, especialmente no contexto interno do partido, com a saída anunciada de Rui Rio da liderança.
De acordo com o Público, Luís Montenegro, que é apontado como o favorito na sucessão a Rio, participou num jantar restrito em Baltar dois dias depois do Conselho Nacional para planear o lançamento da candidatura do deputado Paulo Rios à liderança da distrital
Paulo Rios, que apoiou Rui Rio nas diretas contra Paulo Range, confirmou ao Público a presença no jantar, mas não adiantou informações sobre uma eventual candidatura.
Luís Montenegro clarifica que a sua participação no jantar não foi motivada pela eventual candidatura à distrital. “Tirando a distrital de Aveiro, onde sou militante de base e onde apoio a candidatura de Emídio Sousa, não me meto em mais nenhuma disputa distrital“, esclarece, considerando uma “usurpação abusiva” a sua associação a disputas desse género.
Emília Santos, vice-presidente da Câmara da Maio, também foi parca nas palavras e não comentou o encontro.
Alberto Machado foi nas últimas eleições o candidato único, mas frisa que ainda é cedo para pensar num novo mandato, dado ainda faltarem cinco meses para o sufrágio. Mesmo assim, deixa um convite para que haja mais candidatos. “É bom que apareçam projectos diferentes para os militantes poderem escolher”.
O encontro reuniu pessoas que apoiaram candidatos diferentes nas diretas, mas tudo indica que vão todos convergir no apoio a uma candidatura de Montenegro.