Montanha-russa ajuda a livrar-se de pedras nos rins

lhbrizzante / Flickr

Big Thunder Mountain Railroad no Walt Disney World

Big Thunder Mountain Railroad no Walt Disney World

Investigadores norte-americanos descobriram que andar na montanha-russa do Walt Disney World, na Flórida, pode ajudar na extração de pedras nos rins através do sistema urinário.

O tratamento pouco convencional foi estudado em pormenor por Marc Mitchell e David Wartinger, da Universidade do Estado do Michigan, depois de vários relatos de pacientes que disseram ter resolvido o problema após andarem na montanha-russa chamada Big Thunder Mountain Railroad.

“Basicamente, tive pacientes que me disseram que, depois de andarem na montanha-russa, foram capazes de expelir as pedras nos rins. Um dos pacientes disse que libertou três pedras diferentes depois de andar três vezes”, afirmou Wartinger.

Para comprovar a veracidade das histórias, os investigadores criaram um rim 3D que continha urina e três pedras, de tamanhos diferentes, alojadas na parte superior, média e inferior.

Os autores da pesquisa publicada no Journal of The American Osteopathic Association andaram 20 vezes na montanha-russa da Disney e descobriram que as pedras colocadas na parte superior do rim movimentaram-se mais facilmente do que as pedras da zona inferior.

As voltas realizadas na parte de trás da montanha-russa tiveram 64% de sucesso na remoção das pedras nos rins, referem Mitchell e Wartinger, enquanto as voltas em que os investigadores se sentaram nos lugares da frente tiveram apenas 17% de sucesso.

A ocupação dos assentos terá feito toda a diferença, já que os carrinhos no final da Big Thunder Mountain Railroad balançam mais – fazendo com que as pedras nos rins se libertem melhor.

Os investigadores recomendam – seriamente – que as pessoas com tendência a pedras nos rins experimentem andar em montanhas-russas como forma de prevenção.

“A montanha-russa ideal deve ser rápida, com algumas voltas, mas não de cabeça para baixo ou com movimentos invertidos”, disse Wartinger.

Este tratamento funciona com pedras até 5mm, que são facilmente expelidas através da corrente urinária – depois dos 6mm poderá ser necessária cirurgia para remoção das pedras.

O co-autor do estudo adiantou que “a expulsão de uma pedra nos rins antes de atingir um tamanho obstrutivo pode evitar cirurgias e atendimentos de emergência”.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália. "Bear", um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em …

Grécia vai fechar os três maiores campos de refugiados nas ilhas do Mar Egeu

A Grécia anunciou, esta quarta-feira, que os três maiores campos de migrantes nas ilhas de Lesbos, Samos e Quios, no Mar Egeu, serão fechados e substituídos por estruturas fechadas que triplicarão a sua capacidade. "Descongestionar as …

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …