WinGD
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Nova tecnologia da WinGD quer revolucionar os combustíveis dos navios, atualmente grandes poluidores dos oceanos.
O novo motor a metanol X-DF-M de dez cilindros e 92 furos da WinGD, comprada pela China State Shipbuilding Corporation (CSSC) em 2016, tem 1.953 toneladas e uma potência máxima de 64.500 quilowatts.
É considerado, segundo a Interesting Engineering, um “coração gigante” que pode ditar o futuro dos navios: tem sistemas de propulsão mais ecológicos e é o mais potente motor alimentado a metanol até à data.
O metanol tem sido estudado nos últimos tempos enquanto fonte de alimentação mais sustentável, num setor onde se emitem mais de 940 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono.
A combustão do metanol gera menos gases com efeito de estufa e produz níveis mais baixos de óxidos de azoto e de partículas do que os combustíveis marítimos tradicionais.
Agora, o motor X-DF-M deverá ser instalado no quarto navio de uma série de navios porta-contentores de 16 000 TEU em construção para a COSCO Shipping Lines no estaleiro COSCO Shipping Heavy Industry (Yangzhou).
“À medida que o interesse no metanol e a clareza regulamentar aumentam, prevemos que a plataforma X-DF-M se tornará um contribuidor fundamental para a redução das emissões de gases de efeito estufa do transporte marítimo global”, disse o CEO da empresa, Dominik Schneiter.