A indecisão da Ryanair para o novo centro de treinos da companhia aérea está entre Porto e Madrid, mas Lisboa também quer entrar na corrida.
A Ryanair quer abrir um novo centro de treinos para pilotos e tripulantes de cabine na Península Ibérica e admitiu que o Porto é uma das hipóteses em consideração.
“Estamos interessados em abrir um centro de treinos na Ibéria. […] Seria muito bom para nós ter um centro de treinos [na Península Ibérica], mas estamos a falar no Porto, não em Lisboa”, disse o presidente executivo, Michael O’Leary, no início deste mês.
Carlos Moedas não se dá por vencido e quer convencer a Ryanair a construir o novo centro de treinos, orçado em 50 milhões de euros, na capital portuguesa. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa mostrou-se disposto a fazer de tudo para que a companhia aérea irlandesa opte pela sua cidade.
“Farei tudo o que puder para que a Ryanair estabeleça aqui mais um centro de inovação em Lisboa. Vamos tentar estar nesta corrida. É uma concorrência não entre cidades do mesmo país, mas entre cidades de toda a Europa”, disse Carlos Moedas aos jornalistas esta terça-feira, citado pelo Diário de Notícias.
A relação entre Lisboa e Ryanair também já conheceu melhores dias.
Michael O’Leary disse recentemente que a companhia não vai crescer em Lisboa nos próximos dois anos, “porque não há slots” e criticou o argumento de que o aeroporto de Lisboa está a operar na sua máxima capacidade, apelidando-o de “anedota”.
No entanto, “se assim é”, disse O’Leary, “abram [o aeroporto do] Montijo”. “Com o Montijo aberto, Lisboa iria crescer para 30 milhões de passageiros em cinco anos”, defendeu.
Ainda assim, apesar da disputa entre Lisboa e Porto, a Ryanair pode mesmo optar por uma terceira alternativa: Madrid. O presidente executivo da companhia já realçou que a capital espanhola apresenta vantagens face a Portugal, nomeadamente no que respeita aos custos.
“Madrid está melhor conectada e é mais barato ter engenheiros lá”, sublinhou Eddie Wilson.
A decisão relativamente ao local do novo centro de treinos da Ryanair será tomada até ao final deste ano.
Esta gajo choninhas saiu-nos pior da encomenda!!!
Também não sei qual é o problema. Então a TAP já não fez o mesmo?! Tira-se tudo do Porto para o aeroporto de Lisboa, cujo novo aeroporto, por este andar… ainda será no Porto. Já vão em Santarém. Já faltou mais. Como depois há o TGV até pode ser justificável fazer o aeroporto de Lisboa, no Porto 😉
Que se contente com a TAP a servir só Lisboa. Será que quer que o Norte do país fique sem voos aéreos?
J. Galvao , O fofinho presidente da camara de Lisboa, finalmente confessa que nao é defensor do seu Pais, mas sim da Europa????, em pouco tempo ja produziu uma serie de asneiras, e nao produziu outras tantas que prometeu a população, como é possível continuar a pensar que manda em tudo e em todos.
Estavas tão bem calado. Arrisco-me mesmo a dizer que O pateta fofinho J. Galvão, calado é um poeta.
ele só é defensor da CML, neste momento, e quer angariar mais e mais para a Lisboa
Verdadeira sanguessuga sulista este sr Moelas.
Então o aeroporto de lisbôa não está pelas costuras ?
Se assim é como é possível um centro de treinos que deve implicar o levantar e aterrar de aviões da Ryanair com bastante frequência como deve obrigar um centro de treinos.
Estranho alguém anda a aldrabar os portugueses.
Já agora o assunto Infarmed morreu ???
É o pequenismo destes populistas….
É tudo para Lisboa… Faça-se um muro à sua volta e deixem os Lisboetas comer mer**!
Comecem com esquisitices a fazer pressão na cabeça do CEO da ryan air e a pô-lo confuso, que ele muito rapidamente decide por Madrid e depois nem Porto nem Lx.
Lx já tem que chegue. ……..
Afinal o infarmed acabou por não vir para o Porto. Afinal o ministério da saúde acabou por não vir para o Porto como se dizia que vinha. Afinal a maior parte dos voos da TAP vai para Lx……..ainda querem roubar mais ao Porto.