Moedas quer “roubar” Centro Ibérico da Ryanair ao Porto

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ZAP // worldeconomicforum / Flickr ; Fernando Timon / Wikimedia

A indecisão da Ryanair para o novo centro de treinos da companhia aérea está entre Porto e Madrid, mas Lisboa também quer entrar na corrida.

A Ryanair quer abrir um novo centro de treinos para pilotos e tripulantes de cabine na Península Ibérica e admitiu que o Porto é uma das hipóteses em consideração.

“Estamos interessados em abrir um centro de treinos na Ibéria. […] Seria muito bom para nós ter um centro de treinos [na Península Ibérica], mas estamos a falar no Porto, não em Lisboa”, disse o presidente executivo, Michael O’Leary, no início deste mês.

Carlos Moedas não se dá por vencido e quer convencer a Ryanair a construir o novo centro de treinos, orçado em 50 milhões de euros, na capital portuguesa. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa mostrou-se disposto a fazer de tudo para que a companhia aérea irlandesa opte pela sua cidade.

“Farei tudo o que puder para que a Ryanair estabeleça aqui mais um centro de inovação em Lisboa. Vamos tentar estar nesta corrida. É uma concorrência não entre cidades do mesmo país, mas entre cidades de toda a Europa”, disse Carlos Moedas aos jornalistas esta terça-feira, citado pelo Diário de Notícias.

A relação entre Lisboa e Ryanair também já conheceu melhores dias.

Michael O’Leary disse recentemente que a companhia não vai crescer em Lisboa nos próximos dois anos, “porque não há slots” e criticou o argumento de que o aeroporto de Lisboa está a operar na sua máxima capacidade, apelidando-o de “anedota”.

No entanto, “se assim é”, disse O’Leary, “abram [o aeroporto do] Montijo”. “Com o Montijo aberto, Lisboa iria crescer para 30 milhões de passageiros em cinco anos”, defendeu.

Ainda assim, apesar da disputa entre Lisboa e Porto, a Ryanair pode mesmo optar por uma terceira alternativa: Madrid. O presidente executivo da companhia já realçou que a capital espanhola apresenta vantagens face a Portugal, nomeadamente no que respeita aos custos.

“Madrid está melhor conectada e é mais barato ter engenheiros lá”, sublinhou Eddie Wilson.

A decisão relativamente ao local do novo centro de treinos da Ryanair será tomada até ao final deste ano.

Daniel Costa, ZAP //

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9 Comments

    • Também não sei qual é o problema. Então a TAP já não fez o mesmo?! Tira-se tudo do Porto para o aeroporto de Lisboa, cujo novo aeroporto, por este andar… ainda será no Porto. Já vão em Santarém. Já faltou mais. Como depois há o TGV até pode ser justificável fazer o aeroporto de Lisboa, no Porto 😉

  1. J. Galvao , O fofinho presidente da camara de Lisboa, finalmente confessa que nao é defensor do seu Pais, mas sim da Europa????, em pouco tempo ja produziu uma serie de asneiras, e nao produziu outras tantas que prometeu a população, como é possível continuar a pensar que manda em tudo e em todos.

  2. Verdadeira sanguessuga sulista este sr Moelas.
    Então o aeroporto de lisbôa não está pelas costuras ?
    Se assim é como é possível um centro de treinos que deve implicar o levantar e aterrar de aviões da Ryanair com bastante frequência como deve obrigar um centro de treinos.
    Estranho alguém anda a aldrabar os portugueses.
    Já agora o assunto Infarmed morreu ???

  3. Comecem com esquisitices a fazer pressão na cabeça do CEO da ryan air e a pô-lo confuso, que ele muito rapidamente decide por Madrid e depois nem Porto nem Lx.

    Lx já tem que chegue. ……..
    Afinal o infarmed acabou por não vir para o Porto. Afinal o ministério da saúde acabou por não vir para o Porto como se dizia que vinha. Afinal a maior parte dos voos da TAP vai para Lx……..ainda querem roubar mais ao Porto.

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