Moedas de cinco euros vão chegar a Portugal em Junho

Banco de Portugal

A moeda de coleção é feita em liga de cuproníquel e integra a série Dinossauros de Portugal. Vai entrar em circulação no dia 1 de Junho.

O Banco de Portugal revelou esta quinta-feira que vão entrar em circulação moedas de colecção com o valor de cinco euros já a partir de dia 1 de Junho.

A moeda, que é produzida em liga de cuproníquel, terá o nome Miragaia longicollum e faz parte da série “Dinossauros de Portugal”, tendo apenas poder liberatório em Portugal, escreve o Correio da Manhã.

No anverso, ou coroa, a moeda tem a imagem do fóssil do dinossauro que lhe dá o nome, o valor facial e o escudo nacional, além de inscrições na orla esquerda onde se lê “Portugal” e “2023”.

Já no reverso, ou cara, a moda tem novamente um desenho do dinossauro e o nome científico da sua espécie, um arvoredo e a representação do solo.

A distribuição da moeda ao público será feita pelas instituições de crédito, as tesourarias do Banco de Portugal e as lojas da Imprensa Nacional — Casa da Moeda, revela o Banco de Portugal no seu site. Apenas serão emitidas 30 mil moedas com acabamento normal.

Não é a primeira vez que o Banco de Portugal lança moedas de coleção especiais. Em maio de 2022, foi lançada uma moeda de 7,5 euros em liga de prata, para assinalar a celebração dos 500 anos da viagem de circum-navegação completada por Fernão de Magalhães.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.