Moeda venezuelana perdeu 96% do seu valor em 5 dias

Miguel Gutierrez / EPA

Entrou em vigor na segunda-feira a reconversão monetária que eliminou cinco zeros ao bolívar forte

A moeda venezuelana perdeu 24,4 vezes o seu valor nos últimos cinco dias, segundo dados do Banco Central da Venezuela. Em 17 de agosto, um euro valia 2,85 bolívares soberanos (Bs.S), mas nesta quarta-feira vale 69,45 Bs.S à taxa oficial de câmbio.

A desvalorização da moeda, segundo analistas, faz parte das novas medidas económicas anunciadas pelo Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que preveem a unificação das várias taxas de câmbio oficiais do país como parte de um processo para eliminar o sistema de controlo cambial que vigora desde 2003.

“O valor tomado como referência no passado fim-de-semana foi muito parecido ao valor do dólar paralelo (câmbio no mercado negro), que agora já subiu ocasionando uma margem entre os dois”, explicou uma fonte consultada pela Agência Lusa.

Como parte das medidas, a Venezuela despenalizou as operações com divisas entre cidadãos, mas mantém as limitações ao acesso a moeda estrangeira.

Segundo o ministro da Economia e Finanças, Simón Zerpa, o Estado continuará a manter o controlo sobre as moedas estrangeiras que circulem na Venzuela e substituirá em breve os leilões a que os empresários acorriam para aceder a divisas para pagar importações.

A crise tem levado muitos venezuelanos a sobreviver de remessas de familiares e as autoridades esperam que ests remessas passem a entrar no sistema oficial, através das casas de câmbio que foram recentemente autorizadas a receber divisas a 46,40 Bs.S por cada euro.

Na última segunda-feira entrou em vigor, na Venezuela, uma reconversão monetária que eliminou cinco zeros ao bolívar forte, dando origem ao bolívar soberano.

Governo fixa preços de produtos básicos

Governo venezuelano fixou nesta quarta-feira os preços de 25 produtos básicos alimentares, incluindo produtos que escasseiam no país e que passam a ter um custo ligeiramente inferior aos praticados no mercado negro, onde estão disponíveis.

Os novos preços “devem ser exibidos em todos os estabelecimentos comerciais”, lê-se no decreto publicado na Gazeta Oficial, precisando que quem não cumprir com os preços será alvo de sanções que vão de multas pecuniárias a encerramento dos estabelecimentos.

O decreto regula os preços do atum em lata, carne de vaca, ovos, mortadela, sardinha fresca e em lata, leite pasteurizado, frango, manteiga, ervilhas, lentilhas, feijão, grãos, óleo comestível, arroz, açúcar, café moído, farinha de milho pré-cozido, farinha de trigo para uso familiar e para panificação, maionese, margarina, massa, molho de tomate e sal.

“Alguns dos novos preços estão ligeiramente inferiores aos dos vendedores informais, entre eles os do cartão de ovos, mas o da carne de vaca está muito abaixo. No fim de semana paguei o equivalente a 120 bolívares soberanos por um quilograma de carne (1,72 euros) e foi fixado em 90 (1,29 euros)”, explicou um comerciante à agência Lusa.

O valor de câmbio dos produtos é agora feito à luz da nova taxa de câmbio de 69,60 Bs.S por cada euro, tendo em conta que na semana passada a cotação oficial passou de 33,64 Bs.S para 46,4 Bs.S e daí para o valor atual, enquanto no mercado paralelo o euro ronda os 82,65 Bs.S.

Os empresários temem que a fixação de preços volte a fazer que desapareçam do mercado local e que aumentem de valor no mercado negro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coronavírus abala mercados mundiais. Petróleo derrapa mais de 3%

A preocupação com as consequências económicas da propagação do coronavírus na China está a ter um efeito devastador nos mercados. A derrapagem nos mercados acontece numa altura em que o número de mortos pelo surto de …

Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham "Nobel do Meio Ambiente"

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente", foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado. A bióloga especialista em conservação e o economista são …

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …