Moeda de ouro invulgar da era greco-romana descoberta no Egito

(dr) Ministério egípcio de antiguidades

A moeda descoberta no Egito tem o rosto do rei Ptolomeu III, ancestral de Cleópatra, que foi a última governante da dinastia ptolomaica, fundada em 305 a.C.

Arqueólogos egípcios descobriram várias secções de uma estrutura de tijolos que poderia ser parte de uma casa de banho greco-romana. No interior, foram encontrados vários objetos de grande valor cultural.

A estrutura em causa é enorme, pelo menos para os tempos romanos, medindo cerca de 16 metros de comprimento, descreveu Ayman Ashmawy, chefe de antiguidades egípcias.

An Egyptian Archaeological Mission from the Supreme Council of Antiquities has uncovered Parts of a huge red brick…

Publicado por ‎Ministry of Antiquities وزارة الآثار‎ em Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

O Ministério das Antiguidades egípcio disse que a peça foi encontrada no sítio arqueológico de Sa el-Hagar, em Tanis, no Cairo. De todos os objetos encontrados, destaca-se uma invulgar moeda de ouro com o rosto estampado do rei Ptolomeu III, que governou o Egito no século III a.C.

A moeda, considerada o objeto mais valioso da escavação, tem um diâmetro de 2,6 centímetros e pesa 28 gramas. Num dos lados aparece a representação de Ptolomeu III com uma coroa. Já do outro lado, tem a inscrição do nome do rei e uma cornucópia – símbolo da produtividade da natureza na mitologia grega.

Presume-se que a moeda tenha sido cunhada durante o reinado de Ptolomeu IV, em memória ao seu pai, antepassados de Cleópatra. A rainha foi a última governante da dinastia ptolomaica, fundada no ano de 305 a.C. por Ptolomeu I Sóter, general de Alexandre, o Grande.

O Ministério destaca ainda que os arqueólogos conseguiram desenterrar outros artefactos, tais como vasos de cerâmica, estátuas de barro, ferramentas de bronze e uma pequena estátua de carneiro.

PARTILHAR

RESPONDER

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …