Moeda de ouro invulgar da era greco-romana descoberta no Egito

(dr) Ministério egípcio de antiguidades

A moeda descoberta no Egito tem o rosto do rei Ptolomeu III, ancestral de Cleópatra, que foi a última governante da dinastia ptolomaica, fundada em 305 a.C.

Arqueólogos egípcios descobriram várias secções de uma estrutura de tijolos que poderia ser parte de uma casa de banho greco-romana. No interior, foram encontrados vários objetos de grande valor cultural.

A estrutura em causa é enorme, pelo menos para os tempos romanos, medindo cerca de 16 metros de comprimento, descreveu Ayman Ashmawy, chefe de antiguidades egípcias.

An Egyptian Archaeological Mission from the Supreme Council of Antiquities has uncovered Parts of a huge red brick…

Publicado por ‎Ministry of Antiquities وزارة الآثار‎ em Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

O Ministério das Antiguidades egípcio disse que a peça foi encontrada no sítio arqueológico de Sa el-Hagar, em Tanis, no Cairo. De todos os objetos encontrados, destaca-se uma invulgar moeda de ouro com o rosto estampado do rei Ptolomeu III, que governou o Egito no século III a.C.

A moeda, considerada o objeto mais valioso da escavação, tem um diâmetro de 2,6 centímetros e pesa 28 gramas. Num dos lados aparece a representação de Ptolomeu III com uma coroa. Já do outro lado, tem a inscrição do nome do rei e uma cornucópia – símbolo da produtividade da natureza na mitologia grega.

Presume-se que a moeda tenha sido cunhada durante o reinado de Ptolomeu IV, em memória ao seu pai, antepassados de Cleópatra. A rainha foi a última governante da dinastia ptolomaica, fundada no ano de 305 a.C. por Ptolomeu I Sóter, general de Alexandre, o Grande.

O Ministério destaca ainda que os arqueólogos conseguiram desenterrar outros artefactos, tais como vasos de cerâmica, estátuas de barro, ferramentas de bronze e uma pequena estátua de carneiro.

PARTILHAR

RESPONDER

Lagosta e vinho caro. Excentricidades levaram ministro francês do Ambiente a demitir-se

Após a polémica em torno dos seus grandes gastos enquanto presidente da Assembleia Nacional francesa e governante, François de Rugy saiu do Governo. No entanto, diz-se vítima de "linchamento mediático". François de Rugy, ministro francês do …

Os escoceses estão a gerar energia eólica suficiente para abastecer duas Escócias

No primeiro semestre de 2019, a Escócia gerou energia eólica suficiente para abastecer as suas casas duas vezes. Segundo divulgou esta quarta-feira o Science Alert, as turbinas geraram 9,8 milhões de megawatts-hora de eletricidade entre janeiro …

Comentários racistas de Trump condenados na Câmara de Representantes

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na terça-feira uma moção na qual condena o presidente Donald Trump pelos "comentários racistas" dirigidos a quatro mulheres congressistas, sugerindo-lhes que "regressassem aos seus países de origem". A …

PCP quer creches gratuitas e passes sociais em todo o país

O secretário-geral comunista destacou sete compromissos, incluindo a ideia de uma rede de creches gratuitas e o limite máximo de 40 euros para os passes sociais, na apresentação do programa eleitoral do partido, num hotel …

Governo retira estatuto do antigo combatente na véspera de votação

O Governo retirou a proposta de lei sobre o estatuto do antigo combatente por dificuldades no modelo de sustentabilidade financeira resultantes das propostas apresentadas pelos partidos no Parlamento. O anúncio da retirada da proposta foi feito …

Bolsonaro "está decidido". Vai indicar filho para embaixador nos Estados Unidos

Jair Bolsonaro disse que "está decidido" que irá indicar o filho Eduardo Bolsonaro para embaixador em Washington, capital dos Estados Unidos da América. Esta terça-feira, o Presidente do Brasil disse que “está decidido” a indicar o …

Sindicato dos motoristas aprovou aumentos salariais mais baixos dos que agora reclama

A reunião de segunda-feira entre os sindicatos de motoristas e a associação de empresas de transporte de mercadorias (Antram) acabou sem acordo para evitar a greve anunciada para 12 de agosto. Porém, de acordo com o …

"Lei dos primos" corre o risco de ser adiada para depois das eleições

A aprovação da lei do PS que aperta as regras de nomeações governamentais está em dúvida na maratona de votações de sexta-feira. Os sociais-democratas ainda não decidiram o sentido de voto. Na primeira versão, o PS …

Aprovadas multas entre os 25 e os 250 euros para quem atirar beatas ao chão

A partir de terça-feira, atirar uma beata para o chão passou a custar pelo menos 25 euros, podendo o valor chegar aos 250 euros. Um novo diploma aprovado no Parlamento obriga ainda empresas a disponibilizarem …

Arranca o concurso de acesso ao Ensino Superior. Cursos muito concorridos com mais 107 vagas

A primeira fase de candidatura ao ensino superior começa esta quarta-feira e termina no início de agosto, com 50.860 vagas no concurso nacional de acesso, um total praticamente inalterado face a 2018. Segundo dados oficiais, o …