Há quem peça o boicote da nova moeda do Brexit (e tudo por causa de uma vírgula)

(h) Her Majesty's Treasury / EPA

A moeda de 50 pence, cunhada para assinalar o Brexit, está no centro de uma controvérsia: tudo por causa da suposta ausência da vírgula de Oxford.

A discórdia no Reino Unido está lançada e a culpa é da nova moeda de 50 pence (cerca de 60 cêntimos). A moeda que celebra o Brexit, e que entrou em circulação esta sexta-feira, está a ser alvode críticas pela alegada falta de um vírgula.

A frase “Peace, Prosperity and Friendship with all nations” (“Paz, prosperidade e amizade com todas as nações”), presente na coroa da moeda, é o centro da questão.

Muitos criticam a omissão da vírgula a seguir a “Prosperity”. Em inglês, a chamada vírgula de Oxford, ou Oxford comma, coloca-se antes de conjunções (como “e”) em listas. No caso da moeda do Brexit, ela está ausente.

A controvérsia foi lançada pelo escritor Philip Pullman que, no último domingo, escreveu um tweet no qual se lia que faltava “uma vírgula de Oxford na moeda de 50p do Brexit” e, por isso, deveria “ser boicotada por toda a gente alfabetizada”.

Um porta-voz da Royal Mint, a casa da moeda do Reino Unido, disse ao The Telegraph que a instituição respeita “a visão dos que sugerem que devesse constar uma vírgula adicional”, mas que, no caso em questão, foi acordado que “a mensagem na moeda é apropriadamente veiculada conforme foi finalizada”.

No entanto, segundo o Público, este não é o único motivo que leva as pessoas a quererem boicotar a nova moeda: os remainers, aqueles que desejariam continuar na União Europeia, já começaram a expressar o seu desagrado.

Também no Twitter, Alastair Campbell, jornalista e antigo diretor de comunicação do ex-primeiro-ministro Tony Blair, escreveu: “Vou pedir aos lojistas por ‘duas moedas de 20p e uma de 10’ se me oferecerem uma de 50p, a fingir que o Brexit trata de ‘paz, prosperidade e amizade com todas as nações’, quando põe as três em xeque.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pessoas exigentes são assim…
    Percebo que os portugueses não entendam, talvez se fizer uma comparação futebolistica lá cheguem, coisa que não me vou rebaixar a fazer.

RESPONDER

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …