Cinquenta anos depois da missão Apollo 10, cientistas encontraram o seu módulo lunar, que andou deriva a poucos quilómetros da superfície da Lua.
O módulo lunar conhecido como “Snoopy” foi encontrado em órbita a pouco mais de 15 quilómetros de distância da Lua, por onde tem navegado à deriva desde os últimos 50 anos.
O módulo foi utilizado pela missão Apollo 10 — a que antecedeu o pouso de Neil Armstrong e Buzz Aldrin no solo Lunar em 1969 —, tendo sido dispensado após ajudar os astronautas Thomas P. Stanfford e Eugene A. Cernan a recolherem e analisarem dados de navegação que viriam a ser usados na histórica missão seguinte.
A procura pelo módulo perdido já durava há cerca de 10 anos e estava ser conduzida pela Royal Astronomical Society britânica, coordenada por Nick Howes e diversos técnicos que participaram das missões Apollo.
Originalmente, o Snoopy foi conduzido pela Apollo 10 a dez quilómetros de distância do solo lunar, onde cumpriu a recolha de dados de navegação e se juntou ao seu módulo principal, conhecido como “Charlie Brown“.
Ao contrário de outras missões que envolveram esta tecnologia, o Snoopy não foi abandonado em direção à Lua, permanecendo às voltas na sua órbita pelas últimas cinco décadas.
Agora, especialistas argumentam que o Snoopy pode e deve ser recuperado e trazido de volta à Terra, para que a NASA conduza estudos de exposição prolongada à órbita da Lua e, com isso, implemente novos recursos em missões futuras espaciais tripuladas.
ZAP // Canaltech