“Insultei a China no dia em que nasci?” Modelo insurge-se contra críticas aos “olhos em bico”

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(dr) Three Squirrels

A modelo Cai Niangniang num anúncio de 2019 da marca Three Squirrels

Uma modelo chinesa tem sido alvo de duras críticas por um anúncio publicitário, da marca Three Squirrels. O motivo? Olhos “demasiado em bico”.

Cai Niang Niang está a ser criticada pelo anúncio publicitário que fez em 2019 para a marca Three Squirrels.

Pelo facto de a modelo ter “olhos demasiado em bico“, os internautas consideram a publicidade ofensiva e antipatriota e acusam-na de seguir o estereótipo de rostos asiáticos.

Insultei a China no dia em que nasci só por causa da minha aparência? Com olhos pequenos, não sou chinesa?”, questionou a modelo, na rede social Weibo. 

“Concordo plenamente com o patriotismo, mas criar grandes problemas a partir de questões normais tornou-se uma obsessão mórbida”, acrescentou.

Segundo o South China Morning Post, a empresa respondeu à polémica um dia depois do Natal, argumentando que a maquilhagem foi escolhida com base nas características faciais de Cai Niang Niang.

“Em relação à opinião de que a modelo não se ajusta ao gosto estético do mainstream e faz com que o público se sinta desconfortável, lamentamos sinceramente“, lê-se ainda no comunicado da Three Squirrels, que eliminou os anúncios online.

Um editorial recente do China Daily, citado pela BBC, enfatiza o facto de os critérios de beleza e aversões ocidentais dominarem a estética. Liu Wen, da Academia Sinica de Taiwan, recordou até que o uso de “olhos em bico” foi usado ao longo da história “para discriminar os asiáticos”.

Ainda assim, a insistência num ideal de beleza específico contrasta com o conceito de diversidade. “Rejeitar ‘olhos em bico’ é um fenómeno muito perigoso, porque é a rejeição do pluralismo estético”, disse Luwei Rose Luqiu, da Universidade Batista de Hong Kong.

Antigamente, a China tinha uma clara preferência por “olhos em bico”. Agora, os preferidos são os olhos grandes e redondos, um reflexo da influência e da exposição à publicidade e entretenimento estrangeiros.

“As mulheres na China contemporânea parecem apoiar muitos dos padrões ocidentais para os ideais de beleza feminina difundidos pelos media”, disse Jaehee Jung, especialista em comportamento do consumidor na Universidade de Delaware.

Aliás, é comum que as jovens usem maquilhagem para disfarçar o olhar, num momento em que até as cirurgias estéticas começam a ganhar espaço nesta matéria.

Liliana Malainho, ZAP //

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