Modelo com dois tons de pele é caso raro de quimerismo humano com irmã gémea

Taylor Muhl / Facebook

A modelo e cantora californiana Taylor Muhl

A modelo e cantora californiana Taylor Muhl

Naquele que é um dos raríssimos casos de quimerismo humano, uma modelo norte-americana tem dois tons de pele, por ter se fundido com a irmã gémea ainda dentro do útero.

A modelo e cantora californiana Taylor Muhl, de 33 anos, vive com uma condição extremamente rara: o seu corpo é fruto de um cruzamento celular, no útero de sua mãe, com a sua irmã gémea que não chegou a nascer.

De acordo com a definição da revista científica Nature Genetics Review, o quimerismo é uma condição fisiológica na qual a composição genética de um indivíduo é mesclada por duas ou mais linhas celulares geneticamente distintas.

Isso significa que a modelo californiana tem dois sistemas imunológicos, dois tons de pele e até dois ADNs. Esta condição é perfeitamente visível na região abdominal, que está dividida em duas cores distintas, com uma parte da pele aparentemente correspondente à da sua irmã gémea.

Taylor só descobriu que tinha quimerismo quando assistiu ao documentário “Chimerism”, e percebeu imediatamente porque razão tinha aquela divisão na barriga, que até então considerava ser uma marca de nascença.

A questão estética não é o maior problema de Taylor. O quimerismo muitas vezes tem reflexo directo na sua saúde. Além de ter o seu tronco dividido em cores, no lado esquerdo do seu corpo tudo é um pouco maior.

Taylor também sofre constantemente com constipações, dores de cabeça e terríveis ciclos menstruais. Durante a época das gripes, sofre duas vezes mais do que as pessoas normais, já que ambos os seus sistemas imunitários ficam enfraquecidos enquanto lutam contra a gripe.

Além disso, Taylor tem alergia a alguns metais – mas apenas em metade do corpo.

Estima-se que em todo o mundo haja apenas 100 pessoas com esta condição. Geralmente, as pessoas com quimerismo passam a vida inteira sem perceber que o têm, pois a condição normalmente não se manifesta no fenótipo (a aparência da pessoa), e só é possível identificá-la através de exames ao sangue.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A definição dada pelo Nature Reviews Genetics está, infelizmente, cortada: no original dizem (muito correctamente) «originating from different zygotes», para distinguir do mosaicismo, quando origina de um único zigoto. A vossa transcrição mistura os dois conceitos.

RESPONDER

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …

Nem escondido num porta-bagagens Puigdemont vai poder regressar a Espanha

Espanha montou um sistema de vigilância para assegurar a prisão do líder independentista Carles Puigdemont no caso de este tentar regressar à Catalunha, mesmo que tente voltar escondido num porta-bagagens. O ministro da Administração Interna espanhol, …

Papa Francisco pede desculpa por ter "magoado" vítimas de abusos sexuais

Esta segunda-feira, Papa Francisco pediu desculpa às vítimas por ter usado uma expressão menos feliz ao exigir que apresentem provas de que o bispo chileno Juan Barros encobriu um sacerdote condenado por abusos sexuais. Durante a …