Moçambique vai vender mais de metade das suas empresas

Andrew Moir / Flickr

Maputo, Moçambique

O Instituto de Gestão das Participações do Estado de Moçambique, que gere as ações do Estado no setor empresarial, anunciou hoje a venda ou liquidação de 70 das 113 empresas públicas por falta de sustentabilidade.

O IGEPE afirmou que pretende alienar as firmas que se têm mostrado economicamente inviáveis durante o Conselho Consultivo da instituição, que se realizou hoje em Maputo.

“Decorre a finalização do processo de alienação ou liquidação de 70 das 113 empresas participadas pelo Estado, uma vez que apenas 47 são sustentáveis ou apresentam melhorias no seu desempenho”, disse o presidente do IGEPE, Apolinário Panguene.

O presidente do IGEPE adiantou que várias empresas detidas pelo Estado moçambicano entraram agora num ciclo de crescimento, esperando-se que comecem a gerar dividendos nos próximos anos.

“Com a recuperação dos ganhos, as empresas que estavam a passar por uma conjuntura menos boa, já começam a ficar em condições de honrar os seus compromissos, pagando dividendos ao Estado”, assinalou Apolinário Panguene.

O presidente do IGEPE apontou a queda de preços de alguns produtos no mercado internacional como um dos factores que contribuíram para que algumas empresas detidas pelo Estado moçambicano não tivessem registado lucros nos últimos anos.

Apolinário Panguene adiantou que para a promoção da transparência na gestão das empresas do Estado, o IGEPE está a preparar um modelo de monitoria estruturado, que vai permitir o acesso atempado à situação financeira de cada uma das companhias.

Por seu turno, o ministro da Economia e Finanças de Moçambique, que tutela o setor empresarial público, Adriano Maleiane, exortou as empresas do Estado a serem um modelo de gestão e transparência para cumprirem o seu papel no desenvolvimento da economia moçambicana.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

      • Mesmo com um olhar de tosco, de baixo para cima, com retrovisor, em varrimento dirª-esqª e até de viés, se percebe a vocação que os estados não têm indiferentemente das ideologias, “santinha” Catreolhos dos Oleados de Estufa e Turfa com sede em Arredores Lá por Trás de Sol Posto

RESPONDER

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …