Mobilização geral contra tempestades e inundações no Reino Unido, milhares sem luz nos EUA

DR Richard Broome / BBC

Tempestade em Dorset, no Reino Unido

Tempestade em Dorset, no Reino Unido

O Reino Unido voltou a enfrentar esta quarta-feira tempestades, que agravaram as inundações no país, provocaram um morto, deixaram quase 150 mil casas sem energia e cancelaram jogos de futebol.

Segundo um balanço do dia feito pela agência France Presse, um homem morreu eletrocutado quando tentava remover uma árvore tombada sobre linhas elétricas em Wiltshire, no sudoeste de Inglaterra, enquanto 147 mil casas, sobretudo em Gales, ficaram sem energia devido a danos na rede de distribuição.

Rajadas de cerca de 160 quilómetros por hora atingiram Inglaterra e País de Gales e as águas do rio Tamisa podem alcançar hoje o seu nível máximo em 60 anos, ameaçando cidades e o oeste de Londres.

Mais de 1.100 propriedades ao longo do Tamisa foram inundadas desde 29 de janeiro, informaram as autoridades e as forças militares foram chamadas para operações de socorro e depositar sacos de areia em localidades ameaçadas pelas águas e onde escolas primárias se converteram em centros de emergência.

O serviço meteorológico britânico Met Office emitiu um aviso vermelho, o mais grave da escala, por causa do “vento excecionalmente forte” em partes do País de Gales e noroeste de Inglaterra. Áreas costeiras do oeste inglês podem ser inundadas face à previsão de ondas altas. Catorze avisos de cheias, acompanhados de perigo de vida – foram ativados nas proximidades do Tamisa.

As previsões indicam ainda que a chuva vai cair hoje com força no Reino Unido.

As autoridades declararam mobilização geral no país após críticas à lentidão na resposta ao desastre, estando dois mil militares disponíveis para reforçar centenas já no terreno.

O mau tempo também provocou o adiamento de jogos da primeira liga inglesa na quarta-feira, como o Manchester City-Sunderland e o Everton-Crystal Palace.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, que assumiu o controlo da comissão governamental de resposta ao desastre, disse na quarta-feira no parlamento que “o dinheiro não é o assunto nas operações de socorro”.

“Quero que as comunidades atingidas e as pessoas que veem a água junto das suas portas saibam que, quando se chega ao ponto de se envolver os militares, os sacos de areia, quando se chega à reparação de ruturas nas defesas contra as cheias, todas estas coisas, o assunto não é o dinheiro”.

Apesar disso, o Governo anunciou na quarta-feira verbas até cerca de seis mil euros para empresários e proprietários de residências atingidos pelas inundações.

O chefe do Governo alertou que mais 800 a mil casas adicionais podem estar ameaçadas devido à subida das águas do Tamisa e pediu os coordenadores da proteção civil que “não pensem duas vezes” se for preciso chamar o Exército.

 

Nova tempestade nos EUA deixa centenas de milhares de lares sem luz

katieharbath / Flickr

Neve em Washington, DC

Neve em Washington, DC

Centenas de milhares de lares na região sudeste dos Estados Unidos ficaram sem eletricidade na quarta-feira à noite na sequência de uma nova tempestade, que deverá provocar queda intensa de neve na zona leste do país.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, declarou na quarta-feira o estado de emergência em 45 condados na Geórgia e na Carolina do Sul, dois Estados da região sudeste do território norte-americano.

A decisão presidencial permite que os serviços federais responsáveis pela gestão de situações de emergência possam atuar no terreno.

Nestes dois Estados, onde a intensa queda de neve provocou grandes dificuldades, nomeadamente na circulação nas estradas, pelo menos 370 mil lares ficaram sem eletricidade na quarta-feira à noite, segundo dados recolhidos pela agência francesa AFP.

A forte queda de neve deverá progredir gradualmente para o norte do país, incluindo a capital Washington, onde várias audições no Senado previstas para hoje foram canceladas.

O serviço nacional de meteorologia norte-americano aconselhou na quarta-feira, em virtude da intensa queda de neve, que as pessoas devem deslocar-se apenas em casos de absoluta necessidade.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …