Após 50 anos de “caça”, físicos descobrem a mítica partícula de Odderon

kotedre / DeviantArt

Detalhe do LHC

Um grupo de cientistas descobriu a mítica partícula de Odderon com a ajuda de uma extensa análise de dados experimentais do Grande Colisionador de Hadrões (LHC, na sigla em inglês) do CERN, na Suíça.

Foi em 1973 que dois físicos de partículas franceses descobriram que havia uma quasipartícula até então desconhecida. Os cálculos dos investigadores e a suposta conclusão desencadearam uma verdadeira caça internacional.

A partícula de Odderon é o que se forma brevemente quando os protões colidem em alta energia. Em alguns casos, os protões não se separam: em vez disso, ricocheteiam e espalham-se.



Segundo o Europa Press, estas partículas são compostas por quarks e gluões, que formam partículas de Odderon e Pomeron.

Recentemente, uma equipa de cientistas conseguiu identificar o Odderon. “Este é um marco na física de partículas. É fantástico contribuir para uma maior compreensão da matéria – os blocos de construção fundamentais do nosso mundo”, disse Roman Pasechnik, cientista de física de partículas da Universidade de Lund, na Suécia.

Através de uma extensa análise de dados do CERN de colisão elástica protão-protão e protão-antiprotão, a equipa foi capaz de se concentrar na nova partícula. A análise demorou vários meses, mas valeu a pena.

“Trabalhamos com alguns dos melhores físicos de partículas do mundo. Eles ficaram surpreendidos quando publicamos os nossos resultados”, conclui Pasechnik. O estudo foi publicado na The European Physical Journal C.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira com (provável) maioria absoluta

Primeiras projeções nas eleições autárquicas na Figueira da Foz dão a vitória a Pedro Santana Lopes, com 41 a 46% dos votos e 4 a 5 mandatos. Segundo a projeção da RTP, na Figueira da Foz, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …

Autárquicas: Coimbra muda de mãos com maioria absoluta de José Manuel Silva

Segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva conquista a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá …

Autárquicas: Rui Moreira reeleito no Porto com maioria absoluta

A sondagem ICS-ISCTE, divulgada pela SIC, projeta uma vitória confortável de Rui Moreira no Porto. A sondagem indica que o atual autarca terá entre 39,2 e 44,2%. De acordo com as primeiras projeções, o resultado obtido …

Autárquicas: Sondagens dão empate entre Medina e Moedas em Lisboa

As primeiras projeções da SIC dão um empate entre o presidente da Câmara, Fernando Medina, e o candidato do PSD, Carlos Moedas. O resultado é ainda incerto. Também a projeção RTP/Universidade Católica dá resultados muito próximos …

Ummu tem 25 anos e é rosto das negociações com o Boko Haram

Com a Nigéria a enfrentar uma crise de raptos, Ummu Kalthum é uma das mais jovens — e mais bem-sucedidas — mediadoras a negociar acordos para libertar reféns do Boko Haram no país. Na última década, …

Liveblog Autárquicas. Empate em Lisboa, Coimbra muda, Moreira reeleito

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …