Após 50 anos de “caça”, físicos descobrem a mítica partícula de Odderon

kotedre / DeviantArt

Detalhe do LHC

Um grupo de cientistas descobriu a mítica partícula de Odderon com a ajuda de uma extensa análise de dados experimentais do Grande Colisionador de Hadrões (LHC, na sigla em inglês) do CERN, na Suíça.

Foi em 1973 que dois físicos de partículas franceses descobriram que havia uma quasipartícula até então desconhecida. Os cálculos dos investigadores e a suposta conclusão desencadearam uma verdadeira caça internacional.

A partícula de Odderon é o que se forma brevemente quando os protões colidem em alta energia. Em alguns casos, os protões não se separam: em vez disso, ricocheteiam e espalham-se.

Segundo o Europa Press, estas partículas são compostas por quarks e gluões, que formam partículas de Odderon e Pomeron.

Recentemente, uma equipa de cientistas conseguiu identificar o Odderon. “Este é um marco na física de partículas. É fantástico contribuir para uma maior compreensão da matéria – os blocos de construção fundamentais do nosso mundo”, disse Roman Pasechnik, cientista de física de partículas da Universidade de Lund, na Suécia.

Através de uma extensa análise de dados do CERN de colisão elástica protão-protão e protão-antiprotão, a equipa foi capaz de se concentrar na nova partícula. A análise demorou vários meses, mas valeu a pena.

“Trabalhamos com alguns dos melhores físicos de partículas do mundo. Eles ficaram surpreendidos quando publicamos os nossos resultados”, conclui Pasechnik. O estudo foi publicado na The European Physical Journal C.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pfizer admite que deverá ser necessária uma terceira dose (e ser vacinado anualmente)

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas vão precisar “provavelmente” de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 12 meses após serem totalmente vacinadas. “Um cenário provável é que haja necessidade …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …